TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência contra a pessoa Idosa no âmbito familiar.

Por:   •  11/12/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.603 Palavras (7 Páginas)  •  1.314 Visualizações

Página 1 de 7

GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

Atividade de Pesquisa

Tema: Violência contra a pessoa Idosa no âmbito familiar.

 

Salvador

2016

Atividade de Pesquisa

Tema: Violência contra a pessoa Idosa no âmbito familiar.

Atividade de Pesquisa apresentada ao curso de Graduação em Serviço Social, disciplina Pesquisa em Serviço Social, sob a orientação

Salvador

2016

Introdução

        A violência contra a pessoa idosa, tem se tornado um problema complexo que deve ser estudado e identificado de forma ampla. Pois devido à falta de denúncia do agredido quanto das pessoas que presenciam, e muitas vezes o agredido não denuncia por medo ou é dependente do agressor. E estes continua a praticar a violência.

As pessoas idosas necessitam ter o direito de viver com dignidade, livres de negligencia e exploração e seja dada a elas a chance de compartilhar de modo pleno da vida social e munido pelo Estatuto do Idoso, que diz:

Art. 4.Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.

Problema:

Identificar as causas que levam a violência contra o Idoso no âmbito familiar na Cidade de Salvador?

Hipótese:

  • O problema da violência tem causas econômicas e culturais que exige ações do governo, mas também são de responsabilidade da sociedade civil.
  • Por causa do uso de drogas, os filhos acabam praticando a violência física contra o idoso que convive com ele.
  • Por falta de conhecimento e escolarização, os filhos acabam praticando a violência verbal, dentre outras.

Fundamentação Teórica:

A violência contra o idoso tem perpassado sobre o mundo inteiro e principalmente no Brasil, onde reproduzindo na sua maioria das vezes pelos membros familiares.

Segundo o autor Zimerman (2000), a violência contra a pessoa idosa tem aumentado nos últimos anos, tem se tornado um agravo em nossa sociedade, devido ao índice de denúncias ter aumentado cada vez mais. Sendo assim, a violência tornou-se universal, fazendo com que a atenção seja maior e a mobilização aconteça de maneira imediata. Com isso entendemos que as violências e os maus tratos contra os idosos se referem aos abusos físicos, psicológicos, sexuais, abandono, negligências, financeiros, dentre outros, que muitas vezes não são percebidos.

O autor, também relata que um dos motivos que destrói os lares é a “violência doméstica”, e que o mais agravante acontece com a pessoa idosa, mesmo tendo os meios de punições, ainda assim tem sido constante a prática desta violência.  

Segundo o autor, ele diz que uma família mal estruturada e falta de harmonia tem a tendência de desenvolver várias formas de agressões com a pessoa idosa.  

Segundo o autor Minayo(2005), ele desenvolveu uma pesquisa, levantando os dados sobre a presença de idosos no convívio familiar, sendo assim, 95% das pessoas idosas acima de 60 anos residem com um parente, e 26% das famílias brasileiras possui um membro familiar idoso com mais de 60 anos.

O autor também define a pessoa idosa:

A violência à pessoa idosa pode ser definida como ações ou omissões cometidas uma vez ou muitas vezes, prejudicando a integridade física e emocional das pessoas desse grupo etário e impedindo o desempenho de seu papel social. A violência acontece como uma quebra de expectativa positiva dos idosos em relação às pessoas e instituições que os cercam (filhos, cônjuge, parentes, cuidadores e sociedade em geral).

Sendo assim, muitas pesquisas indicam que a violência contra os idosos é acometida em sua maioria pelos membros familiares, onde o idoso reside. O autor Minayo, relata o perfil do agressor que é filho ou filha, cônjuge. Onde a sua maioria consume álcool ou drogas; possui transtornos mentais; e apresenta conflito relacional com a pessoa idosa. Na concepção de Minayo e outros autores, os fatores de vulnerabilidade aos idosos à violência familiar é os maus tratos e a dependência química. O autor cita alguns autores como Chaves(2002) que diz o agressor físico e emocional do idoso, usam álcool e droga três vezes mais que os abusadores.

Conforme o autor Sousa(2004), ele também explana que é dever da família e do Estado colaborar para uma velhice digna. A família deve ser sinalizada como seu papel é de extrema importância para este idoso, sendo também por tutela jurídica.

O Art. 230 da Constituição Federal diz que: “A família, a sociedade e o Estado tem o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e seu bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida”.

O Art. 3o É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

        

Questionário:

  • O que leva o agressor a praticar a violência contra a pessoa idosa no âmbito familiar?
  • Por quais motivos as instituições também têm sido denunciadas por praticar a violência contra pessoa idosa?
  • Por que no âmbito familiar acontecem os maiores números de violência contra a pessoa idosa?
  • Qual o dano que a violência causa para pessoa idosa?

Respostas:

Segundo pesquisa realizada na Estação da Lapa em Salvador – Bahia. Tendo como resultado as seguintes opiniões dos entrevistados:

  - Segundo Dona Margarida Costa, que seria o uso de entorpecente, fazer uso do dinheiro do idoso indevido, a falta de valorização do idoso.

- Segundo Sr. José Santos, devido a não termos um bom atendimento na instituição, falta de pessoas qualificada e muitas delas querem ficar com nosso dinheiro.

- Segundo Dona Alice Silva, é por falta de conhecimento, negligencia, abandono, pelo idoso se sentir como peso para família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (149.8 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com