TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Viroses Humanas

Trabalho Escolar: Viroses Humanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  1.668 Palavras (7 Páginas)  •  978 Visualizações

Página 1 de 7

Viroses humanas

(A) catapora:

Sintomas- Os primeiros sintomas da catapora costumam ser a febre baixa de 38ºC e o surgimento de várias pequenas bolhas nas costas e na barriga, e geralmente após um dia, estas bolhas se espalham, afetando o rosto, o couro cabeludo, pernas e baços. Outros sintomas de catapora são faltos de apetite e mal-estar geral, que pode deixar a criança prostrada, sem vontade de brincar ou ainda mais agitada, como se ela estivesse incomodada, mas sem nenhum motivo aparente.

Prevenção - Evitando o contato com indivíduos com catapora e tomando vacina contra catapora.

Tratamento- Repouso e medicamentos são as formas de tratar a doença.

Banhos com sabonete sem muitas químicas são indicados ao paciente, assim como evitar coçar as bolhinhas, que é a tarefa mais difícil, pois irrita muito o paciente sentir a coceira e ter de evitá-la.

b) caxumba:

Sintomas- dor de cabeça dor na face, dor ao abrir a boca, dor ao engolir, perca de apetite.

Prevenção - A melhor maneira de evitar a caxumba é através da vacinação aos 15 meses de vida. Caso uma pessoa seja afetada, ela não deve comparecer à escola ou ao trabalho durante nove dias após início da doença. É preciso, ainda, desinfetar os objetos contaminados com secreções do nariz, da boca e da garganta do enfermo. A vacinação de bloqueio é recomendada para quem manteve contato direto com pessoas doentes.

Tratamento- tomar bastantes líquidos, Comer alimentos pastosos, fazer gargarejos com água morna.

(c) dengue:

Sintomas- Febre súbita de 39º a 40º, dor de cabeça, prostração, falta de apetite, dores musculares, nas juntas e atrás dos olhos, vermelhidão no corpo e coceira.

Prevenção - Virar garrafas vazias com a tampa para baixo, Não deixar entulho no quintal ou nas ruas, Varrer a água parada, inclusive a das lajes, Colocar terra ou areia nos pratos de vasos de planta, Guardar pneus em locais cobertos, longe da chuva. Faça furos na parte de baixo ou entregue no serviço de limpeza;

Tratamentos tratamento da dengue se baseiam no uso de remédios como o paracetamol ou dipirona para controlar a febre e diminuir as dores no corpo. Sintomas que podem se mantiver entre sete e 10 dias.

Além disso, para o tratamento da dengue é indicado beber muitos líquidos como água, chá ou suco e descansar, para o corpo combater o vírus de forma eficiente.

d) herpes-:

Sintomas- Formigamento, desconforto, coceira, dor.

Tratamento- O herpes não tem cura, mas é possível conviver em paz com a doença. O uso de antivirais orais como aciclovir e fanciclovir ao primeiro sinal de coceira na região comumente afetada pode inibir o desenvolvimento do vírus ou pelo menos amenizar.

(E) gripe:

Sintomas- Os sintomas da gripe começam a serem sentidos entre 24 a 48 horas após a infecção. Pode começar com uma sensação de calafrio e evoluir para febre, que durante os primeiros dias pode atingir 39 °C ou 40 °C. As dores por todo o corpo, mais pronunciadas nas costas e nas pernas, são outros dos sintomas típicos de gripe.

Também é comum a dor de cabeça muito forte, com fotos sensibilidade acompanhada de sensação dolorosa em torno e atrás dos olhos.

A dor de garganta começa do tipo irritativo, evoluindo para uma sensação de queimação no peito, tosse seca e coriza. A pele pode tornar-se quente e avermelhada, especialmente na região do rosto, assim como a boca e a garganta. Os olhos lacrimejantes também são sintomas de gripe.

Prevenção

- A principal medida de prevenção da gripe é a vacinação. A vacinação deve ser repetida anualmente e deve ser feita especialmente nos grupos de risco (idosos crianças e doentes crônicos).

Uma vez que o vírus sofre alterações frequentes que o transformam num organismo diferente, a vacinação deve também ser repetida anualmente para poder ser eficaz. Estudos apontam para que a vacina da gripe ofereça uma proteção de 30% a 90% aos indivíduos vacinados.

Tratamento- a gripe é tratada com medicamentos para o alívio dos sintomas (analgésicos, antipiréticos, descongestionantes nasais, etc.).

Os antibióticos são ineficazes contra a infecção viral, mas pode ser prescritos se surgir uma infecção bacteriana secundária à gripe.

(f) raiva:

Sintomas - Paralisia de membros inferiores que se estende a todo o corpo,

Depressão mental, agitação, sensação de mal estar, febre, Salivação intensa Contrações dolorosas da garganta e do aparelho vocal.

Prevenção - mordida de cachorros, gatos, essa doença é transmitida pela saliva desses animais,

Tratamento- Não existe tratamento para a raiva. As medidas adotadas são de prevenção e vacinação da população e animais. Os medicamentos administrado após a aparição dos sintomas são para aliviar o sofrimento do paciente.

(g) Sarampo:

Sintomas- o aparecimento de pequenas erupções na pele (exantemas) de cor avermelhada, febre alta, dor de cabeça, mal-estar e inflamação das vias respiratórias, com presença de catarro.

Prevenção - A prevenção do sarampo pode ser feita através da vacinação contra sarampo, em duas doses. A primeira deve ser administrada no bebê entre os 12 e os 15 meses e a segunda entre os quatro e os seis anos de idade. Em caso de epidemia de sarampo, recomenda-se vacinar adolescentes e adultos, especialmente os que se encontram no grupo de risco, isto é, indivíduos que estão constantemente em contato com outros vindos de outros países, como trabalhadores de portos e aeroportos.

Tratamento- O tratamento para o sarampo é feito de modo a controlar os sintomas da doença. Indica-se repouso, boa alimentação e hidratação e podem ser utilizados analgésicos para combater a dor e antipiréticos para combater a febre. Somente nos casos em que haja complicações será necessário utilizar um antibiótico.

h) Poliomielite:

Sintomas- Febre baixa e constante; Mal-estar geral; Cansaço e sonolência; Dor de cabeça; Náuseas e vômitos, diarreia e inchaço abdominal, dor de garganta, rigidez da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com