TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão

Trabalho Escolar: Visão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2013  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A capacidade de enxergar com clareza,é consideravelmente uma dádiva,uma vez que,boa parte da população mundial, apresentam diversos problemas relacionados à visão.O olho é o órgão responsável pela visão,no qual nos permite observar as coisas em nossa volta.Dessemodo,o mesmo está sujeito a diversos distúrbios.Muitos dos quais levam ao comprometimento parcial ou total da visão.Esse comprometimento pode afetar a independência de uma pessoa em diversas fases da sua vida,inclusive na capacidade de interagir com a sociedade e o ambiente.

Geralmente os idosos encontram mais dificuldade para enxergar. Mas ao contrário do que se pensa, os problemas de visão ocorrem na infância e adolescência. Pesquisas revelam que 1 em cada 5 crianças em idade escolar sofre de problemas de visão.E os sintomas são desde dificuldade de leitura,à dores de cabeça e tonteiras.

Anatomia do olho

O globo ocular localiza-se em uma estrutura óssea protetora,conhecida como órbita.Revestida por músculos e pelos tecidos conjuntivos e adiposo.Ele apresenta, ainda, anexos que são as pálpebras, os cílios, as sobrancelhas ou supercílios, as glândulas lacrimais e os músculos oculares.É movido por todos os campos do olhar pelos músculos extra-oculares.Os quatro músculos retos e os dois músculos oblíquos são inervados pelos nervos cranianos,normalmente os movimentos dos olhos são coordenados,e o cérebro percebe uma única imagem.

O olho é revestido por três membranas: esclera, coróide e retina. A esclera á a camada mais externa, o que chamamos de “branco do olho”.A parte anterior da esclera é constituída pela córnea, que é uma membrana curva e transparente por onde passa a luz.Além da córnea, há a coróide – essa membrana intermediária apresenta muitos vasos sanguíneos que nutrem as células oculares.

Na parte anterior da coróide, sob a córnea, encontra-se a íris, que é a parte colorida do olho. No centro da iris, há uma abertura, a pupila, por onde a luz entra no olho. A cor da íris depende da quantidade de melanina (substância também responsável pela cor da pele) que a pessoa possui. A quantidade de pigmento é hereditária, ou seja, é determinada pelos genes. As estruturas transparentes, existentes no interior do olho, permitem que a luz atravesse o globo ocular e chegue até a retina, que é sensível ao estímulo da luz. Essas estruturas são: o cristalino, a córnea, o humor aquoso e o humor vítreo.

As pálpebras são duas dobras de pele revestidas internamente por uma membrana chamada conjuntiva. Servem para proteger os olhos e espalhar sobre eles o líquido que conhecemos como lágrima. Os cílios ou pestanas impedem a entrada de poeira e de excesso de luz nos olhos, e as sobrancelhas impedem que o suor da testa entre neles.

As glândulas lacrimais produzem lágrimas continuamente. Esse líquido, espalhado pelos movimentos das pálpebras, lava e lubrifica o olho. Quando choramos, o excesso de líquido desce pelo canal lacrimal e é despejado nas fossas nasais, em direção ao exterior do nariz. Os raios de luz refletidos do objeto entram nos nossos olhos, atravessam as estruturas oculares - a córnea, a pupila, os humores, o cristalino – e chegam ao fundo do olho, até a retina, onde existem células sensíveis a luz. A imagem transformada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com