TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão geral da poluição do ar

Resenha: Visão geral da poluição do ar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Resenha  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 5

Resenha sobre poluição atmosférica

A POLUIÇÃO DA ATMOSFERA

A poluição da atmosfera é uma das grandes preocupações ambientais existentes atualmente. Sua causa decorre de uma série de fatores, como o desenvolvimento urbano, ocorrido nos últimos anos acompanhado do aumento da emissão de partículas sólidas, liquidas e gasosas nocivas ao meio ambiente e aos próprios seres humanos.

Além dos aspectos positivos gerados pelo avanço da industrialização e desenvolvimento das cidades, há de se ressaltar também as inúmeras consequências geradas pelos mesmos. A contaminação da atmosfera por substâncias presentes em grande concentração no ar são responsáveis, por exemplo, pelas mudanças climáticas, catástrofes naturais, agravamento do efeito estufa, e diversos problemas relativos á saúde humana, como doenças respiratórias, e até mesmo cancerígenas.

Destacam-se dentre os poluentes mais comuns, o monóxido de carbono, o dióxido de carbono, o dióxido de enxofre e óxido de nitrogênio. Estes que são provenientes da queima de combustíveis fósseis, da fumaça exalada pelas chaminés das fábricas e escapamento dos veículos, do acumulo de lixo, ou de causas naturais, como atividades vulcânicas.

O ser humano, portanto, entra nessa história como o principal agente causador do problema, pois é ele o responsável pela emissão de boa parte desses gases. Paralelamente ao desenvolvimento dos grandes centros urbanos, cresce também a taxa de poluição atmosférica.

Tendo em vista as campanhas governamentais e não governamentais criadas com o intuito de diminuir os danos causados ao meio ambiente, cabe a cada indivíduo a responsabilidade de se conscientizar e buscar métodos alternativos que contribuam para a resolução desses problemas, como a reciclagem do lixo e utilização de meios transportes menos poluentes.

Relatório sobre Avaliação de Gestão Ambiental de uma Organização

A empresa escolhida pelo grupo foi a Kinross Gold Corporation uma empresa global com sede no Canadá, foi criada em 1993 e, desde então, vem se tornando uma das maiores produtoras de ouro do mundo. A empresa possui minas e projetos no Brasil, na cidade de Paracatu - MG, Canadá, Chile, Equador, Estados Unidos, Gana, Mauritânia e Rússia, empregando mais de oito mil pessoas em todo o mundo, essa empresa foi à escolhida por ser de conhecimento de um dos componentes do grupo, onde há contato com as pessoas que trabalham nela.

A Kinross, na época RPM, iniciou suas atividades de mineração de ouro em Paracatu em 1987. Hoje, a empresa é considerada o mais importante empreendimento industrial da região. Aproximadamente 10% dos postos de trabalho formais da cidade são garantidos pela atividade da mineradora.

Por ser uma mineradora, a empresa Kinross Gold Corporation, sabe que deve preocupar também com a questão ambiental, pois alem de esta localizada próxima a área urbana da cidade, e desgastar o solo para a mineração de minérios, por isso a empresa esta investindo em projetos para que possa garantir a saúde do meio ambiente e a recuperação de áreas alteradas.

O Programa de Educação Ambiental da Kinross foi criado em 1992 para ampliar a percepção de seus públicos – comunidade e empregados – sobre as questões ambientais atuais e locais. Neste objetivo estão inclusos compromissos variados como:

• Contribuição para a inserção da educação ambiental na rede de ensino do município de Paracatu - MG;

• Realização de parcerias com instituições públicas de educação e com entidades ambientalistas locais e regionais;

• Treinamento de funcionários da Kinross e contratadas no Sistema de Gestão Integrada, com apresentação dos principais impactos e controles ambientais, além da política de saúde, segurança e meio ambiente.

Dentre os programas de saúde do meio ambiente, se destaca projetos realizados para que a população não sofra com o desgaste causado pela empresa, dentre elas estão:

• Programa de Monitoramento das Águas Superficiais e Subterrâneas

Esse programa permite a verificação dos impactos diagnosticados, para assegurar a implementação de possíveis ações corretivas.

• Programa de Monitoramento da Qualidade do Ar

A iniciativa tem o objetivo de acompanhar a evolução das concentrações de material particulado proveniente da Mina Morro do Ouro, nas áreas de entorno da mina e na cidade de Paracatu. É executado pela empresa desde 1985, por meio das medições de Partículas Totais em Suspensão (PTS),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com