TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vitaminas Hidro

Monografias: Vitaminas Hidro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  3.335 Palavras (14 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 14

Vitaminas

São elementos nutritivos essenciais para a vida , que na sua maioria possuem na sua estrutura compostos nitrogenados, os quais o organismo não é capaz de sintetizar e que, se faltarem na nutrição, provocarão manifestações de carência ao organismo. O corpo humano deve receber as vitaminas através da alimentação, por administração exógena, ou por aproveitamento das vitaminas formadas pela flora intestinal.A falta de vitaminas pode ser total - avitaminose -, ou parcial - hipovitaminose. Em ambas as situações, podem surgir manifestações classificadas como doenças carenciais.O excesso de vitaminas - hipervitaminose - pode ser a conseqüência da ingestão, ou da administração exagerada de vitaminas. As vitaminas são divididas em dois grupos: lipossolúveis e hidrossolúveis.

Vitaminas Hidrossóluveis

As vitaminas hidrossolúveis são vitaminas solúveis em água. São absorvidas pelo intestino e transportadas pelo sistema circulatório até os tecidos em que serão utilizadas. O organismo somente usa o necessário, eliminando o excesso. Elas não se acumulam no corpo, ou seja, não permanece no nosso organismo por muito tempo, sendo assim,excretada pelo organismo através da urina.

Vitamina B1

Qual a importância da vitamina B1?

A vitamina B1 (Tiamina ou vitamina F) atua em nosso organismo estimulando o apetite, no desenvolvimento do corpo, bom funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração.

Qual a quantidade diária necessária da vitamina B1?

As necessidades de tiamina estão ligadas à ingestão de energia por causa do seu papel no metabolismo dos hidratos de carbono. Para adultos, a Dose Diária Recomendada é de 0,5 mg por 1000 kcal, o que significa uma quantidade de 1,0-1,1 mg por dia para mulheres e 1,2-1,5 mg para homens, baseadas na ingestão calórica média. Podem ser recomendados 0,4 a 0,5 mg adicionais por dia durante a gravidez e amamentação. As necessidades das crianças são inferiores: 0,3-0,4 mg/dia (bebés) e 0,7-1,0 mg/dia (crianças), dependendo da idade e ingestão calórica da criança.

Onde encontra a vitamina B1?

A tiamina ocorre de modo generalizado nos alimentos, mas na maioria dos casos em quantidades pequenas. A melhor fonte de tiamina é a levedura de cerveja seca. Outras boas fontes incluem a carne (porco, cordeiro, vaca), aves, cereais de grão inteiro, nozes, leguminosas, legumes secos e alimentos animais.Nos grãos de cereais, o farelo rico em tiamina é removido durante a moagem do trigo para produzir a farinha branca e durante o polimento do arroz integral para produzir arroz branco.

O que causa a falta e o excesso da vitamina B1?

A falta de vitamina pode causar perda de memória, fraqueza muscular, perda de apetite,

Inflamação nos nervos, paralisia de membros, depressão, e beribéri.

As vitaminas hidrossolúveis não são tóxicas e as quantidades armazenadas no corpo são normalmente pequenas. Quando ingeridas em excesso em relação a necessidade corporal, elas são facilmente excretadas na urina e, assim devem ser continuamente supridas na dieta.

Vitamina B2

Importância:

No organismo humano, favorece o metabolismo das gorduras, açúcares e proteínas. Essencial à respiração celular , e é importante para a saúde dos olhos, pele, boca e cabelos.

Quantidade diária:

De acordo com OMS (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE), a quantidade considerada suficiente para um homem é de 1,3 mg/dia, para a mulher, a OMS recomenda um valor menos, 1,1mg/dia exceto em caso de gestação, cujo valor indicado aumenta para 1,4mg/dia, ou lactação (1,6mg/dia). Para crianças, as doses recomendadas variam entre 0,3mg/dia para recém-nascidos até os 06 meses e 0,9 para ciranças entre os 07 e os 09 anos de idade

Encontrada:

Encontrada em alimentos como leite, e em produto lácteos; Couves e vegetais folhosos verdes (brócolis, repolho, agrião). Nas carnes magras, fígado, nos cereais em grão (arroz, lentilha, aveia) e ovos.

Deficiencia:

Por ser excretada continuamente pela urina, um baixo consumo de riboflavina leva facilmente a uma deficiência nutricional desta vitamina. Algumas doenças crônicas, como diabetes e doenças inflamatórias intestinais encontram-se associadas a deficiência da Vitamina B2. São sintomas de sua falta: lesões no sistema nervoso, rompimento da mucosa bucal, lábios, língua e bochecha.

Excesso:

Por ser uma molécula pouco hidrossolúvel, a riboflavina pode ser tomada oralmente em grandes quantidades com pouco risco de ser absorvida de forma significativa no tracto gastrointestinal. Embora seja possível administração de doses potencialmente toxicas por injecçao, o excesso é normalmente excretado na urina, conferindo a esta uma coloração amarelo-viva se presente em grandes quantidades. A OMS não especifica uma quantidade máxima de vitamina B2 na alimentação

Vitamina B6

Tambem conhecida como piridoxina, a vitamina B6 desempenha papel na conversão de proteínas consumidas em aminoácidos formadores de músculos, na formação de neurotransmissores e ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Importancia:

É importante na formação de neurotransmissores como serotonina, epinefrina e dopamina, no metabolismo de proteínas e na prevenção de doenças cardíacas. Associada ao magnésio, a piridoxina previne a formação de cálculos renais.

Quantidade necessária:

É recomendado tomar 1,3de vitamina B6 por dia. Mulheres grávidas e que estão em período de amamentação, devem consumir 0,6 mg a mais do que o consumo diário, para suprir as necessidades do feto ou bebê. Já crianças de dez anos, precisam tomar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com