TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Você sabe o que é ser sustentável

Artigo: Você sabe o que é ser sustentável. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  Artigo  •  229 Palavras (1 Páginas)  •  188 Visualizações

Você sabe o que é ser sustentável?

Ser sustentável é aproveitar o que o mundo nos oferece sem comprometer a disponibilidade para as futuras gerações. Isso quer dizer que a discussão vai muito além do plantio de árvores e reciclagem.

Uma boa forma de entender a palavra “sustentabilidade” é nos valer do conceito de triple bottom line, difundido por John Elkington (especialista em responsabilidade corporativa). Ou seja, para um projeto ser considerado sustentável ele deve ser:

- ecologicamente correto;

- economicamente viável e

- socialmente justo.

E também podemos incluir aí o culturalmente aceito, afinal, cada país ou região do planeta tem as próprias particularidades que precisam ser levadas em conta quando se pensa em planos de desenvolvimento sustentável.

Como o aspecto econômico se sobrepôs a qualquer outro no passado, é mais que urgente a necessidade de mudarmos nosso estilo de vida para garantirmos a continuidade dos recursos do qual tanto dependemos e depende a boa qualidade de vida de qualquer ser, seja hoje ou amanhã.

Por exemplo, você já parou para pensar o quanto o seu modelo de consumo pode ser predatório? Comprando sem necessidade e descartando sem aproveitar tudo o que o produto (e aqui entra também a discussão sobre o desperdício de comida) tem a oferecer?

Devemos sempre lembrar que o ser humano é parte do “meio ambiente” e não dono dele, por isso o respeito a todos os seres é crucial para sermos sustentáveis.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com