TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Volume Morto Do Cantareira

Trabalho Universitário: Volume Morto Do Cantareira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

Victor Mesquita Souza Monnerat Azevedo

Engenharia Civil - UVA

Química Geral

Questões:

1ª- De acordo com o artigo lido o que você pode falar sobre o volume morto a ser usado da Cantareira?

Por causa da crise no reservatório, será necessário usar o volume morto que pode estar com a qualidade comprometida por estar abaixo do nível das comportas das represas. Esse fato remete ao uso de tubulações com bombas flutuantes (uma obra de emergência que durou em torno de dois meses e custou 80 milhões de reais) para levar essa água até os túneis do Sistema Cantareira. O fato de ser uma água nunca antes usada também é motivo de desconfiança.

2ª- Quais seriam os reservatórios usados para minimizar os problemas de água? O que isto pode acarretar?

Embora as águas subterrâneas não constituam a principal fonte desabastecimento, elas podem complementar as captações em águas superficiais. Sua qualidade, em geral,é satisfatória e vem sendo explorada como fonte principal em grande número de condomínios, indústrias e outros empreendimentos. Para suprir a população os outros mananciais serão esgotados e caso não chova acima da média a crise deve se intensificar em 2015. Os reservatórios usados para minimizar os problemas seriam o Alto Tietê, Guarapiranga e Alto Cotia.

3ª- Quais os problemas que podem ocorrer com a água deste volume morto?

Os problemas diretamente com a água giram mais em torno de sua qualidade que coloca em lados opostos pesquisadores e o governo estadual. O governo garante que a água é a mesma da que vinha sendo retirada dos reservatórios e usadas pelos consumidores. No entanto, especialistas entrevistados pelo UOL alertam para os riscos à saúde do uso do volume morto que caso seja de má qualidade, poderá estar carregado de metais pesados e ser um transmissor de doenças.

Já os problemas indiretamente relacionados à água e a sua oferta são preocupantes, como diz o secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz: "o volume morto é uma reserva estratégica, é a gota d´água da salvação. Nós estamos no início da estiagem e se utilizarmos o volume morte logo neste início, se a estiagem se prolongar e as chuvas não ocorrerem, quando nós precisarmos de uma reserva nós não vamos ter". Prossegue o alerta: "Então é preferível reduzir o consumo para que o volume morto só seja utilizado se não tivermos chuvas nenhuma".

4ª- Se você fosse engenheiro gestor, quais os acertos que faria no estado do Rio de Janeiro para que isto lido não acontecesse?

Começando com uma política de conscientização populacional sobre a economia e o uso sustentável da água em todo o Rio de Janeiro, para que, além da colaboração com o meio ambiente e um futuro melhor para gerações futuras, os níveis dos reservatórios abastecedores do estado permaneçam normais. Caso a medida não dê o resultado esperado e a situação comece a piorar, adotaria uma medida mais rígida onde consumidores que excederem o seu consumo mensal fossem multados enquanto os que economizarem receberiam desconto em sua conta. E em um caso mais extremo adotaria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com