TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Volumetria De Precipitação

Casos: Volumetria De Precipitação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  2.270 Palavras (10 Páginas)  •  876 Visualizações

Página 1 de 10

Instituto Federal Sul-rio-grandense

Campus Pelotas

Técnico em Química

Análise Química Quantitativa

Profº Jander Monks

0,8

Volumetria de Precipitação

Adrieli Carine da Silva

Gisele David Machado

1. Objetivos

1.1 Preparar e padronizar uma solução de AgNO3 método de Mohr.

1.2 Preparar e padronizar KSCN método de Volhard direto

1.3 Determinar a pureza do KBr p.a método de Volhard indireto

1.4 Determinar a pureza do HCl p.a método de Volhard indireto

2. Revisão bibliográfica

Volumetria de precipitação

As titulações de precipitação são métodos volumétricos que se baseiam na formação de um composto pouco solúvel. Essas titulações são usadas principalmente para a determinação de haletos e de alguns íons metálicos.

Utilizam-se substâncias químicas que reagem entre si e formam duas fases, uma liquida e outra sólida e insolúvel no meio reagente (normalmente água), um precipitado, com isso é possível determinar quantitativamente o produto da reação, bem como, qualitativamente quando se analisa as fases separadamente.

Método de Mohr

O método de Mohr é aplicável para a determinação de cloreto ou brometo, por precipitação dos seus respectivos sais de prata, utilizando uma solução de AgNO3.

Para a determinação de cloretos, usa-se o cromato de potássio como indicador e o haleto é titulado com uma solução padrão de nitrato de prata. No ponto final, quando ocorre a completa precipitação do cloreto, o primeiro excesso de íons Ag+ reagirá com o indicador resultando na precipitação do cromato de prata, vermelho.

2Ag+ + CrO42- Ag2CrO4(s)

A concentração do indicador é muito importante pois essa titulação usa as diferenças nos valores dos produtos de solubilidade do AgCl e do Ag2CrO4. A precipitação do Ag2CrO4, teoricamente, deveria começar no ponto de equivalência, porém, na prática, o ponto final ocorre um pouco além, devido a necessidade de acrescentar um excesso de Ag+ para precipitar o Ag2CrO4 em quantidade suficiente para ser notado visualmente na solução amarela, que já contém a suspensão de AgCl. Para corrigir o erro cometido na detecção do ponto final é necessário que seja feita uma titulação em branco e o valor obtido deve ser subtraído do valor da titulação da amostra.

É necessário um controle cuidadoso do pH da solução que deve ficar entre 6,5 e 10,5. Quando o pH é inferior a 6,5 o cromato de prata reage com íons hidrogênio formando íons HCrO4- reduzindo a concentração de CrO4-2.

CrO4-2 + H+ HCrO4-

Quando o pH é superior a 10,5 aumenta a concentração dos íons OH- e juntamente com o íon Ag+ formam o hidróxido de prata.

2Ag+ + 2OH- 2AgOH Ag2O + H2O

Os cátions dos metais de transição são interferentes para o método de Mohr porque formam hidróxidos insolúveis ou sais básicos em meio neutro ou em soluções alcalinas que tendem a co-precipitar os íons cloreto e brometo. Além disso, alguns hidróxidos são bastante coloridos, como o Fe(OH)3, e mascaram a cor do indicador. Chumbo e bário não devem estar presentes por formarem cromatos pouco solúveis.

Ânions como fosfato, arseniato, carbonato e oxalato interferem por formarem sais pouco solúveis com a prata em soluções neutras e alcalinas. Se essas espécies estiverem presentes em quantidades apreciáveis devem ser separadas da amostra ou deve ser usado um método alternativo.

Método de Volhard

O método de Volhard é um procedimento indireto para determinação de íons Cl-, Br -, I-, SCN-, que precipitam com a prata.

Para determinação de Cl- adiciona-se um excesso de uma solução de nitrato de prata à solução contendo íons cloreto. O excesso de prata é determinado por meio de titulação, com uma solução padrão de tiocianato de potássio ou de amônio usando-se íons Fe3+ como indicador.

Cl- + Ag+ AgCl(s) + Ag+(excesso)

Ag+(excesso) + SCN- AgSCN(s)

Em seguida do primeiro excesso de titulante ocorre o ponto final da titulação que é percebido pela formação do complexo vermelho, solúvel, de ferro com tiocianato.

Fe3+ + SCN- FeSCN(s)

O AgSCN é menos solúvel que o AgCl por isso o SCN- pode reagir com o AgCl, dissolvendo-o lentamente. Por isso, antes da titulação com tiocianato o precipitado de AgCl deve ser removido.

AgCl(s) + SCN- AgSCN(s) + Cl-

Através do método de Volhard também é possível fazer a determinação direta de prata com tiocianato ou de tiocianato com prata.

Soluções de nitrato de prata (AgNo3AgNO3)

O reagente pode ser obtido como padrão primário e as suas soluções podem ser preparadas a partir da pesagem direta. Tanto o nitrato de prata sólido como as suas soluções aquosas devem ser cuidadosamente protegidos do contato com poeiras e matérias orgânicas e da ação da luz solar direta; a redução química no primeiro caso é a fotodecomposição, no segundo provocam a formação da prata metálica. A umidade superficial do reagente pode ser eliminada mediante aquecimento, em estufa a 110 °C. Esse aquecimento pode determinar o aparecimento de uma leve coloração nos cristais, mas a extensão da decomposição é, via de regra, desprezível. O nitrato de prata dessecado não é higroscópico. A grande desvantagem desse reagente é o seu elevado custo.

Eventualmente, pode ser interessante padronizar as soluções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com