TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Volumetria E Neutralização

Artigo: Volumetria E Neutralização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  1.951 Palavras (8 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 8

Volumetria e Neutralização

Palavras Chaves: Volumetria, Padronização, Biftalato de Potássio, Fenolftaleína.

Resumo

Por média das analises de quatro grupos, foi possível titular uma solução de hidróxido de sódio 0,5 mol/L (NaOH) utilizando bifitalato de potássio (KHC8H4O4), água destilada e fenolftaleína. Foi necessário uma média de 11,8 mL de NaOH para atingir o ponto de viragem do experimento, obtendo, assim, 0,503 mol/L como concentração - valor agregado de um erro já que a molaridade do NaOH passou de 0,5mol/L. Através da base titulada, foi possível determinar a concentração de uma solução de ácido clorídrico (HCl) - produzida pelo próprio grupo em um experimento anterior - por meio de três volumetrias de neutralização. Utilizando uma média de 10,15 mL de hidróxido de sódio 0,5 mol/L, 5 mL de ácido e fenolftaleína, titulou-se por média das três volumetrias a solução ácida em 1,015 mol/L. Admitiu-se então um erro já que a solução havia sido formulada para apresentar em 1 mol/L de concentração, e não 1,015 mol/L.

Abstract

On the average of four groups of analysis, it was possible to titrate a solution of sodium 0.5 mol / L (NaOH) hydroxide, potassium bifitalato (KHC8H4O4), distilled water and phenolphthalein. An average of 11.8 mL of NaOH was used to achieve the end point of the experiment and yielded 0.503 mol / L concentration and, thus permitting an error, since the NaOH molarity of from 0.5 mol / L. Through the base titrated it was possible to determine the concentration of a solution of hydrochloric acid (HCl) - produced by the group in a previous experiment - by means of three volumetric neutralization. Using an average of 10.15 ml of sodium hydroxide 0.5 mol / L, 5 mL of phenolphthalein acid, titrated by the volumetric average of the three acid solution in 1.015 mol / L. It was assumed, then an error since the solution had been formulated to perform in 1 mol / L concentration, and trere 1,015 mol/L.

Introdução

A volumetria de neutralização baseia-se em titulações de espécies ácidas com uma solução padrão alcalina como também titulação de espécies básicas com soluções ácidas. Gerando um ponto final determinado por um indicador ácido-base (fenolftaleína).

Para Baccan (2001, p.41)2” À primeira vista pode-se pensar que a reação entre quantidades equivalentes de um ácido e de uma base resultaria sempre em uma solução neutra. Entretanto isto não é sempre verdade, por causa dos fenômenos de hidrólise que acompanham as reações entre ácidos fortes e bases fracas ou ácidos fracos e bases fortes”. Ou seja, nem sempre uma solução contendo ácido e base em quantidades iguais resultará em uma solução neutra, pois existe fenômenos, como a hidrolise, que não permite que esta afirmação vire uma regra.

Na titulação sendo essa uma técnica volumétrica, e possível determinar a concentração com precisão de uma solução usando outra chamada de(solução padrão) . Quando a quantidade do constituinte presente e a quantidade adicionada do reagente são equivalentes, tem-se o ponto de equivalência, determinado pela coloração da solução.

Já em relação a padronização da solução, é baseada no principio da analise da quantidade volumétrica, envolvendo a reação entre quantidades equivalentes de reagentes.

De acordo com Ohlweiler1 (1974, p. 404) A padronização é feita mediante a titulação da solução de uma quantidade conhecida de padrão primário com dissolução cujo título será determinado, a preparação de uma solução padrão requer o uso de um reagente quimicamente puro e com composição definida.

Experimental

Experimento I: Experimento II:

Reagentes utilizados: Ácido Clorídrico (HCl)1mol/L, hidróxido de Sódio (NaOH) 0,5mol/L, e Fenolftaleína.

Resultados

Legenda:

M bif: Massa do biftalato de potássio medido em gramas

V NaOH: Volume do hidróxido de sódio medido em mL

Cmol/L NaOH: Concentração em mol/L do NaOH

VHCl: Volume do ácido clorídrico medido em mL

VNaOH: Volume do hidróxido de sódio medido em mL

MHCl: Concentração em mol/L do ácido clorídrico

Discussão

A padronização da solução NaOH 0,5 mol/L com biftalato de potássio se deu através da titulação da solução de hidróxido de sódio (NaOH) com biftalato de potássio (KHC8H4O4) dissolvido em água. No procedimento da titulação colocou-se o titulante, NaOH, em uma bureta de 25 ml e o titulado, biftalato de potássio, com água e 2 gotas de fenolftaleína, no erlenmeyer. O procedimento da titulação iniciou-se com a abertura da torneira da bureta, que gotejou-se até o aparecimento de uma coloração rosada, caracterizando o ponto de equivalência do experimento, que ocorre quando a quantidade de H+ do ácido é igual a quantidade de OH- da base, e caracteriza a finalização da titulação. O procedimento ocorreu em quadruplicada, para que se obtivesse o resultado mais próximo do teórico.

A titulação ocorreu para obter a molaridade do NaOH, que aconteceu através da relação entre a massa pesada na balança, a massa molar do biftalato de potássio e o volume de NaOH. Calculados pela fórmula:

M= n/V (mol/L)

Sendo n= m (massa encontrada do biftalato ) / MM (massa molar do biftalato) e V, o volume de NaOH.

Utilizando 4 massas de biftalato de potássio, obtendo 4 volumes de Hidróxido de Sódio, L, calculando assim 4 molaridades.

a) Primeiro calcula-se o numero de mols do biftalato, considerando a sua massa molar 204,1g :

n1 = 1,195/ 204,1 = 0,0058, aproximadamente

n2 = 1,161 / 204,1 = 0,0056, aproximadamente

n3 = 1,180

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com