TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética Politica em Serviço Social

Por:   •  20/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.846 Palavras (8 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 8

O projeto ético-político do Serviço Social1

Joaquina Barata Teixeira - Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará  UFPA Marcelo Braz - Professor Adjunto da Escola de Serviço Social  UFRJ

Raiza Valesca Lopes Barbalho2

O livro intitulado: “O projeto ético-político do Serviço Social” apresenta um estudo sobre o projeto profissional do Serviço Social. Para melhor compreensão a autora divide o texto em três tópicos; sendo a primeiro sobre a natureza das projeções sócio-humanas; a segunda refere-se à própria noção de projeto ético-político, abordando suas relações com os projetos societários; por fim, expondo o projeto profissional a partir do seu surgimento e desenvolvimento histórico, seus aspectos atuais e principais desafios a partir da exposição das questões mais relevantes presentes na sociedade contemporânea.

  1. A natureza dos projetos societários, dos projetos coletivos e suas inter-relações.

“A primeira questão que se devem considerar quando pensamos em projetos (individuais ou coletivos) em uma sociedade de classes é o caráter político de todas e qualquer prática. Todas as formas de prática envolvem interesses sociais os mais diversos que se originam, através de múltiplas mediações, das contradições das classes sociais em conflito na sociedade. Temos diversas formas de prática: prática política, prática artística, prática produtiva e as diversas formas de prática profissional, todas elas relacionadas em última instância à prática produtiva (ao mundo prático-material) na qual os homens, através do trabalho “objetivação fundaste e necessários do ser social”(idem), transformam a natureza, obtendo dela os meios necessários a sua vida material. No desenvolvimento histórico do ser social, conhecemos duas formas de práxis: aquelas “voltadas para o controle e a exploração da natureza e [aquelas] voltadas para influir no comportamento a na ação dos homens”, que é o que peculiares a práxis profissional. Essas diversas formas de prática trazem em si projeções individuais e coletivas, desenvolvidas pelos diversos sujeitos individuais e coletivos, que participam dos variados interesses sociais. Assim é que vão se afirmando uns ou outros valores, umas ou outras diretrizes profissionais, adquirido então a condição de projeto profissional. A identidade coletiva que o projeto profissional suscita surge em meio aos contraditórios interesses de classes que determinam o Serviço Social. Por isso só pode ser pensado em relação a um projeto de maior envergadura: o projeto societário.”

1fichamento Critico desenvolvido para matéria de Ética Profissional em Serviço Social, ministrada pela professora Suelda Felício. 2graduando Serviço Social pela Faculdade Católica Nossa Senhora das Vitorias, raiza.valesca@hotmail.com.

  • Reflexão: Nesse primeiro tópico a intenção é de explicar sobre as necessidades humanas através do desenvolvimento sócio-histórico, falando da natureza dos projetos societários, dos projetos coletivos e suas inter-relações, relevando que os projetos sucedem juntos às praticas e atividades da sociedade e que há um interesse de caráter político em meio a essa atividade. Está destacado a necessidade humana que surge através do desenvolvimento sócio-histórico se reproduz construindo um mundo prático-material, e que quanto mais mais o ser social se desenvolve, mas seus objetivos se expandem. Sobre a divisão das práxis em duas que são de valia para entender a formação do profissional E que existem as projeções individuais e coletivas onde a característica adotada é definida pelo interesse de quem produz a prática. Finalizando o primeiro tópico os autores deixam transparecer que o Serviço Social somente pode ser pensado no projeto societário por ter a maior envergadura.

  1. Projetos Societários, Projetos Profissionais e o Projeto Ético-Político do Serviço Social.

“Todo projeto e toda prática, numa sociedade classista, têm uma dimensão política. E se desenvolvem em meio às contradições econômicas e políticas das classes sociais. O projeto profissional (e a prática profissional) é, também, projeto político, isso porque ao tratar da prática profissional, está uma dimensão política, definida pela inserção sociotécnica do Serviço Social entre os distintos e contraditórios interesses de classes. Nela se imprime uma determinada direção social por meio das diversas ações profissionais, esse projeto profissional por sua vez conecta-se a um determinado projeto societário cujo eixo central vincula-se aos rumos da sociedade com um todo – é a disputa entre projetos societários que determina em ultima instância, a transformação ou a perpetuação de ima dada ordem social. Os projetos societários estão presentes na dinâmica de qualquer projeto coletivo, inclusive em nosso projeto ético-político. Os projetos societários podem ser transformadores ou conservadores. Não há duvidas de que o projeto ético-político do Serviço Social está vinculado a um projeto de transformação da sociedade: acabamos por imprimir uma direção social às nossas ações profissionais que favorecem a um ou a outro projeto societário.”

  • Reflexão: Nesse segundo ponto diz quê, toda a forma de proposta traçada para com a sociedade possui uma parte da política envolvida e que se mantém em desenvolvimento mesmo em meio às contradições econômico e políticas das classes sociais. O projeto profissional, que é o projeto coletivo segue ligado também ao projeto político apartado de interesses de classes onde esse requer uma organização dos membros dessa categoria. Onde por meio dessa constrói-se uma rota social resultado das atuações diversas do profissional, sendo esse projeto profissional uni-se a certo projeto societário sendo esse também coletivo, mas com propostas e demandas para atender uma sociedade a ser construída.

2.1 Elementos constitutivos do projeto ético-político do Serviço Social

 “Os elementos construtivos do projeto ético-político do Serviço Social e os componentes que o materializam no processo sócio-histórico da profissão. São: a) o primeiro se relaciona com a explicitação de princípios e valores ético-político; b) o segundo se refere à matriz teórico-metodológica em que se ancora; c) o terceiro emana da crítica radical à ordem social vigente – a da sociedade do capital – que produz e reproduz a miséria ao mesmo tempo em que exibe uma produção monumental de riquezas. d) o quarto se manifesta nas lutas e posicionamentos políticos acumulados pela categoria através de suas formas coletivas de organização políticas em aliança com os setores mais progressistas da sociedade brasileira. Todos esses elementos constitutivos têm em sua base os componentes que lhe dão materialidade. Ou seja, eles passam a ganhar visibilidade social – por meio de determinados componentes construídos pelos (as) próprios (as) assistentes sociais. São eles: a) a produção de conhecimentos no interior do Serviço Social, através da qual conhecemos a maneira como são sistematizadas as diversas modalidades práticas da profissão, onde se apresentam os processos reflexivos do fazer profissional e especulativo e prospectivos em relação a ele. b) as instâncias político-organizativas da profissão, que envolvem tanto os fóruns de liberação quanto as entidades da profissão: as associações profissionais, as organizações sindicais e, fundamentalmente, o conjunto CFESS/CRESS, a ABEPSS, além do movimento estudantil representado pelo conjunto de CAs e Das e pela ENESSO. São por meio dos fóruns consultivos e deliberativos dessas entidades que são consagrados coletivamente os traços gerais do projeto profissional, onde são consagrados coletivamente os traços gerais do projeto profissional onde são reafirmados (ou não) compromissos e princípios. c)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (168.1 Kb)   docx (58.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com