TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

Trabalho acadêmico: ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.335 Palavras (6 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

O campo de atuação da contabilidade aplicada não se restringe a apenas aos grandes empreendimentos, mas também a micro e pequena empresa. Este trabalho terá como foco o índice de sustentabilidade empresarial a tendência mundial que vem atraindo investidores no mundo, por ser chamada de aplicações socialmente responsável, será definida o que ISE-BOVESPA, o que as empresas ganha ao integrar esse tipo de índice, quantas empresas integram atualmente o ISE,será abordado a Lei de responsabilidade fiscal suas contribuições para a transparências das contas públicas e por fim o agronegócio,construção civil e terceiro setor ,as expansão econômicas das atividade e as oportunidades de atuação do profissional da contabilidade neste campo de atuação.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

Iniciativa pioneira na América Latina, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) busca criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações. Iniciado em 2005, foi originalmente financiado pela International Finance Corporation (IFC), braço financeiro do Banco Mundial, e seu desenho metodológico é responsabilidade do GVCES.

2.1.1 O que é o ISE-BOVESPA?

O ISE é uma ferramenta para análise comparativa do desempenho das empresas listadas na BM&FBovespa sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. Também amplia o entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciando-os em termos de qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e de mudanças climáticas.

No Brasil essa tendência já teve início, e há expectativa de que ela cresça e se consolide rapidamente. Atentas a isso, a BM&FBOVESPA, em conjunto com várias instituições – ABRAPP, ANBIMA, APIMEC, IBGC, IFC, Instituto ETHOS e Ministério do Meio Ambiente – decidiram unir esforços para criar um índice de ações que seja um referencial (“benchmark”) para os investimentos socialmente responsáveis, o ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial. Nesse sentido, essas organizações formaram um Conselho Deliberativo presidido pela BM&FBOVESPA, que é o órgão máximo de governança do ISE e tem como missão garantir um processo transparente de construção do índice e de seleção das empresas. Posteriormente, o Conselho passou a contar também com o PNUMA, IBRACON e GIFE em sua composição. A Bolsa é responsável pelo cálculo e pela gestão técnica do índice.

2.1.2 A empresa ganha algo em integrar esse tipo de índice?

A procura por empresas socialmente responsáveis, sustentáveis e rentáveis vem se firmando como tendência de investimento em ações nos últimos anos. Algumas razões para optar pelos investimentos socialmente responsáveis são

• Empresas sustentáveis geram valor para o acionista no longo prazo, pois estão mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais.

• O mercado internacional ofereceu variedade cada vez maior de instrumentos financeiros destinados a atender à demanda por SRI

• No contexto brasileiro, a mesma tendência é observada e tem no ISE BM&Bovespa uma carteira diversificada para investimentos socialmente responsáveis

• Esse tipo de empreendimento (empresas sustentáveis) vem sendo bastante procurada pelos investidores pelo fato serem investimentos socialmente rentáveis para aplicação de seus recursos. Estas empresas geram valores para os para o acionista em longo prazo, pois estão mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais. Desse modo, pode-se entender que ao se associar ao ISE, a empresa pode obter diversos ganhos, sendo eles tangíveis e intangíveis.

GANHOS TANGIVEIS - Várias pesquisas mostram resultados convergentes no sentido de evidenciar efeitos palpáveis (tangíveis) do investimento sustentável e responsável. São ganhos para os investidores, por meio de recompensa no valor das ações, e para as empresas, observados de maneira especial por maior rendimento e maior valor de mercado.

Os procedimentos adotados variam desde os mais simples, como a julgamento de correlação, até os mais complicados que procuram evidenciar a semelhança causal, por meio de retorno unidimensional e diagnóstico de painel, com o emprego de distintas variáveis de controle e de ranking não paramétrico, para retificar o problema estatístico do soslaio de auto triagem.

Quanto aos apontadores socioambientais, o diagnóstico é realizado empregando a simples conferência de empresas que estão no ISE com aquelas que não estão; ou ainda utilizando conceitos presentes nos relatórios de sustentabilidade apresentados pelas corporações ou por instituições independentes.

Está disponível em anexo uma tabela retirada do site da ISE BOVESPA. É uma comparação entre empresas que integram o ISE e as outras.

GANHOS INTANGÍVEIS - Quando a empresa possui estas particularidades, há três motivações fundamentais para determinar ingressar em empreendimentos voluntários desse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com