TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Chuva Ácida

Por:   •  29/10/2017  •  Ensaio  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 2

Chuva ácida causada por erupções vulcânicas

Há gases que são liberadas tanto pelo magma em erupção quanto pelo magma presente em baixo da terra (intrusões são um exemplo de liberação). Em ambos os casos o magma sobe para a superfície e fica exposto a menos pressão, o que gera bolhas de gás. As bolhas de gás se agrupam formando uma espécie de espuma , a rápida expansão da espuma pode levar a erupções explosivas, em que a massa fundida ,é fragmentado em pedaços de rocha vulcânica .Se a rocha derretida não é fragmentada por atividade explosiva, um fluxo de lava será gerada.Com isso gases vulcânicos podem subir dezenas de quilômetros na atmosfera da Terra durante as grandes erupções explosivas.

Uma vez no ar, os ventos podem soprar as centenas de nuvens erupção a milhares de quilômetros de um vulcão.Os gases que se espalham nessa erupção carregam gotículas de ácido, compostos ligados a partir de partículas de tephra(fragmentos produzidos a partir de erupções vulcânicas) e partículas de sal.

Um dos gases liberados no ar pode ser o dióxido de enxofre(So2) e o ácido clorídrico (HCl) que podem causar chuvas acidas .

Outra forma de emissão de gases, é através do contato do magma com o oceano. O calor extremo da lava,ao entrar no mar rapidamente , ferve a água do mar que evapora, levando a uma série de reações químicas. A ebulição gera reações que produzem uma grande nuvem acida, localmente conhecido como névoa lava ou laze, que contém uma mistura de ácido clorídrico (HCl) e água do mar concentradas. O ácido clorídrico (HCl) vem da quebra da água do mar derivando os cloretos, durante a sua ebulição súbita.

A nuvem criada ,produz a chuva ácida, que pode cair sobre as pessoas e as terras ao longo da costa. Esta chuva (pH 1,5 a 2), muitas vezes mais ácidos que o sumo de limão ou ácido do estômago, é muito corrosiva para a pele e do vestuário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com