TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula - Energia

Por:   •  10/9/2019  •  Resenha  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 4

Plano de Ensino

Itens do plano de ensino.

Conceitos:

Fontes e Tipos de Energia - energia térmica, energia mecânica, energia elétrica, energias renováveis (eólica, solar, hidráulica/hídrica, química, geotérmica, das ondas e marés e/ou biomassa)

Público alvo:

8º ano EF

Objetivos de aprendizagem:

  • Definir e apresentar as diferentes fontes de energia, com imagens;
  • Identificar e debater as vantagens e desvantagens de cada fonte energética;
  • Sensibilizar para a importância do tema frente ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável aliado as novas tecnologias para continuar a manutenção da vida no planeta.
  • Incentivar o uso de outras ferramentas de busca como jornais e revistas.
  • Expor, por meio de uma amostra expositiva, a importância destas informações para a sociedade.

Cronograma de ensino:

Serão necessários dois tempos de aula com duração de 45 minuto cada, para a abordagem inicial do tema.

  • 10 minutos – Introdução, contextualização do tema e apresentação de imagens, vídeo “O que é energia renovável? ” e um questionamento indutor para estimular a reflexão.
  • 30 minutos – Divisão da turma em grupos (quatro a cinco estudantes) e realização de pesquisa e análise, pelos grupos, no material disponibilizado. Nesta divisão será importante verificar alunos com mais ou menos dificuldades, a fim de que os grupos fiquem bem diversificado, onde um aluno ajude ao outro.
  • 30 minutos – Confecção, pelos grupos, de um cartaz no papel A3, de uma tabela com as imagens, esquemas e informações levantadas na pesquisa realizada.
  • 20 minutos – Mediação do professor na construção, de forma coletiva, de uma tabela no quadro, na qual estarão esquematizadas as informações levantadas pelos estudantes.

Desenvolvimento do plano de ação:

Nesta aula, os estudantes vão trabalhar em grupo para analisar e investigar imagens que abordam os diferentes tipos de energia usados no seu cotidiano, em particular as energias térmica, mecânica, elétrica e renováveis. O professor terá o papel de mediador, sistematizando a construção de uma tabela com os conceitos físicos.

  • 10 minutos – Introdução, contextualização do tema e apresentação do vídeo e de um questionamento indutor para estimular a reflexão. Sugestão de questionamento indutor: "Diferentes tipos de energia, onde podemos encontrar no nosso dia a dia? Será que todos são renováveis?
  • 30 minutos – Divisão da turma em grupos (quatro a cinco estudantes). Os grupos devem selecionar e analisar, no material disponibilizado, imagens que apresentam diferentes tipos de energia presentes no cotidiano. Os estudantes também podem buscar informações no livro didático.  Para estimular, seria importante colocar algumas questões investigativas. Após a análise e seleção, os estudantes devem recortar ou desenhar as imagens e classificar de acordo com uma tabela esquematizada pelo professor no quadro, na qual deve constar na linha superior: Imagem Selecionada; Características Principais da Imagem; Tipo de Energia; É renovável?
  • 30 minutos – Na folha A3, cada grupo dever organizar a tabela, conforme orientação do professor, colar ou desenhar as imagens selecionadas, discutir sobre as características de cada uma e classificá-las como um tipo de energia. Imagens esperadas: gelo, água fervendo, pilha, cachoeira, pessoa andando de bicicleta, plataforma de petróleo, etc.
  • 20 minutos – Na tabela feita no quadro, o professor deve esquematizar as informações levantadas pelos estudantes para cada grupo. Neste momento, durante a inserção das informações, é importante que o professor estimule a interação entre os estudantes, promovendo a discussão sobre o tema, promovendo a construção coletiva da sistematização dos dados levantados por eles.

Para casa:

  1. Objetivando a sensibilização sobre a importância do tema abordado frente ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, individualmente, os estudantes devem fazer uma pesquisa, na qual devem constar mais informações sobre o tema abordado, e também sobre as novas tecnologias que visam a manutenção da vida no planeta.

Essa pesquisa deve responder o seguinte questionamento: Fazendo uma análise sobre os tipos de energias que são utilizados na cidade onde vive, será que é possível considerar todos renováveis e não prejudicial ao meio ambiente?

Os estudantes devem responder esse questionamento em forma de texto, no qual ele deve falar sobre os tipos de energia renováveis ou não, mencionando também, possíveis tecnologias que visam amenizar ou sanar algum problema ambiental que foi causado na geração de energia.

No final do texto, eles devem mencionar as fontes de suas pesquisas.

  1. Confecção de questionários em familiares e amigos afim de mensurar o grau de conhecimento de diferentes grupos com relação à esse tema: Quais tipos de energias você conhece? Quais destas são renováveis? Etc
  2. Elaboração de flyers com imagens e tópicos listados com vantagens e desvantagens da energia que cada grupo ficou responsável. Os mesmos serão distribuídos na Amostra Expositiva: Energias que movem o mundo. Data a ser marcada.

Recursos materiais utilizados:

Serão utilizados revistas e jornais que possam ser recortados, cola, tesoura, régua e folha de papel A3 ou cartolina (uma para cada grupo). Esse material poderá ser ofertado pelo professor ou solicitado antecipadamente aos estudantes.

Canetinhas e Lápis de cor – Caso os estudantes também queiram fazer esquemas.

Outra alternativa, seria o professor pode optar por levar as imagens relacionadas ao tema abordado para a sala de aula, evitando a atividade de corte e recorte.

Avaliação da aprendizagem:

Durante a aula, os estudantes serão avaliados qualitativamente, sendo considerado a participação efetiva de cada um durante a atividade.

Posteriormente, eles também serão avaliados considerando o texto que produziram no trabalho de casa. Cujos os critérios são: Resposta adequada ao questionamento indutor e fontes de pesquisa que utilizaram.

No caso de ocorrer na turma alunos que possua algum tipo de dificuldade para desenvolver o tema, como por exemplo na escrita ou na fala, este aluno será avaliado pelo desempenho, cabendo ao professor identificar sua dificuldade, para melhor avalia-lo.

Referências Bibliográficas

TV Escola. O que é energia renovável?. 2013. (1m37s). Disponível em: . Acesso em: 26 jul. 2019.

Trabalho de grupo- bibliografia:

SANTOS, Ana Lúcia Cardoso dos; GRUMBACH, Gilda Maria. Didática. Vol. 2. - 3ª ed.- Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2012.

Sistematização de conteúdos trabalhados:

Discussão Circular e Painel Integrado - bibliografia:

SANTOS, Ana Lúcia Cardoso dos; GRUMBACH, Gilda Maria. Didática. Vol. 2. - 3ª ed.- Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2012.

Site Portal Energia. Disponível em: https://www.portal-energia.com/fontes-de-energia/

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (110.3 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com