TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Anatomia Humana Geral

Por:   •  30/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  1.480 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE DO PORTFÓLIO:

1) Qual a importância da posição anatômica e do conhecimento dos planos e eixos para o estudo do corpo humano?

Segundo (SILVA,2013,p.31), “... a nomenclatura anatômica foi implantada para que se pudesse haver uma uniformização do estudo da Anatomia”. Partindo desse princípio a posição do corpo humano para o estudo anatômico, deveria permanecer inalterada, evitando possíveis erros de descrição. Dessa forma foi designada uma posição universal para a descrição anatômica, conhecida por posição anatômica.

A posição anatômica é de suma importância, pois é utilizada como referência, mesmo que o indivíduo se encontre em outra posição, Nessa posição anatômica, segundo (VERRI,2014,p.35) “[...] o corpo humano pode ser delimitado por planos tangentes à sua superfície, os quais, com suas intersecções, determinam a formação de um sólido geométrico (paralelepípedo)”, esses planos são descritos da seguinte forma; Plano Anterior ou ventral e Plano Posterior ou dorsal; Plano Lateral tangente ao corpo que compreende esquerdo e direito; Por fim Plano Superior ou cranial e o Plano Inferior ou podálico ambos seguem sentido horizontal, o primeiro superior a cabeça e o ultimo abaixo da planta dos pés. A compreensão destes conceitos é fundamental pois, através deles é que se realiza toda a descrição da anatomia.

2) Quais são as funções do aparelho locomotor e qual é a importância do estudo anatômico desse aparelho para a sua formação?

Composto pelos sistemas esquelético, articular e muscular o Aparelho locomotor tem como funções principais, permitir a locomoção ou marcha e os movimentos corporais.

Segundo (SILVA,2013,p.42)” é responsável pela locomoção e, também pela proteção do indivíduo contra agressores externos, de forma que seu conhecimento é importante na prática de atividades físicas seguras”. Ao sistema esquelético cabem funções como: Apoio ou sustentação do corpo humano, e como descreve (SILVA,2013,p.43) “Base mecânica dos movimentos corporais, servindo de suporte para tecidos moles (Músculos e Ligamentos), ampliando a força das contrações musculares”.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Através do estudo da unidade 1 da disciplina de Anatomia Humana, o aluno de Bacharelado em Educação Física passa a compreender o processo de unificação e uniformização dos termos descritivos da posição anatômica, seus planos tangenciais e de secção, possibilitando maior absorção do conhecimento deste ramo cientifico, visto que através da posição anatômica básica todo o processo descritivo mais complexo ocorre posteriormente, nomenclaturas básicas unem-se as mais elaboradas para descrever conjuntos de órgãos formadores de sistemas, que por sua vez formam os aparelhos que em situação de cooperação são constituintes e mantenedores do organismo humano. Em seguida a unidade 2 apresenta elementos que compõem parte do aparelho locomotor, através da Osteologia temos acesso ao estudo dos ossos, componentes do sistema esquelético; e o estudo das articulações por meio da Artrologia, este material tem a função de nos auxiliar a compreender os movimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com