TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas e Avaliação da Atividade Motora

Por:   •  24/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  785 Visualizações

Página 1 de 5

Medidas e Avaliação da Atividade Motora

Questão 1:

A capacidade funcional de um indivíduo define-se como a capacidade de se realizar gestos ou tarefas do cotidiano, como sentar, caminhar, tirar um objeto do chão, transportar um objeto de um lugar ao outro, entre outras tarefas.

Questão 2:

Para avaliar a capacidade funcional usa-se o teste de rosca unilateral e o teste de levantar da cadeira em 30 segundos.

Questão 3:

Para realizar o teste de rosca unilateral usa-se uma cadeira dobrável ou com encosto reto e um halter com peso de 2,27 kg para mulher e 3,63 kg para homens. O avaliado deve sentar na cadeira com as costas eretas e pés planos no solo e com a mão dominante e pegada neutra, se¬gurando o halter enquanto seu braço fica suspenso lateral¬mente ao corpo, as repetições deverão ser feitas elevando os pesos flexionando totalmente o cotovelo, a posição final é com o antebraço na posição supina. Será executado o máximo de repetições possíveis durante 30 segundos, sendo feita apenas uma tentativa.

Questão 4:

Para realizar o teste de levantar a cadeira usa-se uma cadeira e um cronômetro. Coloca-se a cadeira contra uma parede para que ela não es¬corregue e o avaliado deve sentar ereto na cadeira, com os pés planos no piso, braços cruzados na altura dos punhos e mantidos contra o peito. O avaliado levantará o maior número de vezes em 30 segundos, ao levantar deverá ficar na posição ereta e após retornar a posição sentada.

Questão 5:

Segundo Baechle e Earle(2010) agilidade é a capacidade que o indivíduo tem de iniciar o movimento, parar e mudar a direção do corpo de maneira contro¬lada e rápida.

Questão 6:

Os testes que são utilizados para avaliar a agilidade são os testes em T, teste de corrida de vaivém ou de shuttle run e teste de corrida sinuosa.

Questão 7:

O teste em T deve ser realizado em uma superfície estável e não deslizante por um avaliador e um assistente técnico, utiliza-se um cronômetro de mão, um apito, uma fita métrica de aproximadamente 5 metros e quatro cones, o avaliado deve usar calçados adequados. Para a realização do teste deve-se organizar os quatro cones em forma de T, o teste se inicia no cone mais distante, 9,144m, após o sinal sonoro, no caso o apito, o atleta corre o mais rápido possível para o cone do centro dos outros três, encostando na base do cone, após tocar no cone do centro o atleta corre de lado para o cone da esquerda, 4,6m, tocando o cone com a mão esquerda. É importante salientar que o atleta deve se deslocar ra¬pidamente de lado, sem cruzar os pés e olhando para frente. Após tocar com a mão esquerda no cone esquerdo, o atleta se desloca lateralmente o mais rápido possível para o cone mais da direita, 9,2m, com o atleta tocando no cone com a mão direita. O atleta após tocar o cone da direita deverá retornar e lado até o cone do centro e depois de costas até o cone do ponto de partida, onde o avaliador irá parar o cronômetro. Deve-se realizar duas tentativas com intervalo de dois minutos e considerar o melhor tem¬po das duas.

Questão 8:

O teste de corrida de vaivém ou de shuttle run deve ser realizado em uma área livre com no mínimo 20 metros que não seja muito escorrega¬dia e nem muito áspera. Usa-se uma fita adesiva, trena, cronômetro e dois blocos de madeira (medida de 5 x 5 x 10 cm). O avaliador irá demarcar com a fita adesiva duas linhas no solo, com distância entre elas de 9,14 metros. Uma das linhas será o ponto de partida e de chegada, na outra linha devem ser colocados os dois blocos a uma distância de 30 cm ente eles.

O avaliado deverá se posicionar atrás da linha de par¬tida, ao sinal sonoro, deve acionar o cronômetro enquanto o avaliado deverá correr na maior velocidade possível em direção a outra linha, ultrapassando-a com os pés, após isso, o avaliado deve pegar um dos blocos, trazer ele até a linha de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com