TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Aptidão Física e Saúde

Por:   •  22/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

VINÍCIUS DENEQUE DOS SANTOS

8088580

PORTFÓLIO DE APTIDÃO FÍSICA E SAÚDE

[pic 2]

[pic 3]

BATATAIS- SP

2020

  1.    Quais componentes da aptidão física estão relacionados com a saúde?

A aptidão física é de suma importância para a realização das atividades rotineiras de cada indivíduo, executando de uma forma que exija o menor desgaste possível. Dentro da aptidão física, há 4 componentes importantes: a aptidão cardiorrespiratória ou capacidade aeróbica, composição corporal, força e resistência muscular, e flexibilidade.

  1. Como cada componente se relaciona com a saúde?

Diferentemente do objetivo estético ou de desempenho, os componentes de cada aptidão física trazem inúmeros benefícios quando relacionados à saúde.

A aptidão cardiorrespiratória quando bem trabalhada, com a orientação adequada do profissional de Educação Física e com um treino bem planejado, faz com que as atividades físicas aeróbicas regulares diminuam o risco de doenças cardiovasculares que afetam diretamente na qualidade de vida, aumentando a entrega de oxigênio no corpo, além de, melhorar o processo do metabolismo celular que é tão importante para o funcionamento do organismo humano. Possui a função de proteger dos declínios funcionais, que coincide numa vida mais independente e saudável.

Ter uma boa composição corporal é fundamental para manter a saúde longe dos malefícios, já que ela indica, através de uma avaliação física, os índices de massa corporal. A composição corporal adequada reduz os riscos de doenças, principalmente as cardiovasculares e as doenças metabólicas.

Ao longo dos anos, é notável que a perda de massa muscular vá se acentuando e ao mesmo tempo prejudicando as capacidades de equilíbrio e de se locomover. Devido a esses fatores, é importantíssima a prática de treinamento de força e resistência muscular, pois previne os riscos de doenças cardiovasculares, metabólicos e, para idosos, a osteoporose. Ainda, auxilia e melhora produção de massa óssea, proteção de tendões, articulações e musculatura, ajudando na manutenção de uma boa postura, além é claro de beneficiar a auto-estima. Por último, a flexibilidade quando bem trabalhada melhora na capacidade amplitude dos movimentos nas articulações, propiciando assim, uma facilidade maior e mais significativa nas atividades diárias, além de reduzir os riscos de lesões, principalmente na região lombar.

  1. Cite e explique, ao menos, um novo método para a avaliação de cada componente.

Aptidão cardiorrespiratória:

Teste de Ruffier, que consiste em realizar 30 flexões de joelhos (mais conhecido como agachamento) durante 45 segundos, monitorando a frequência cardíaca em 3 momentos distintos: antes do exercício, com o indivíduo (a) sentado (a), completamente relaxado e em silêncio (F1), imediatamente após o exercício, fazendo o avaliado (a) sentar-se (F2), e 1 minuto após a atividade, é preciso o descanso completo para realizar a última medição da frequência (F3).

Na realização do teste, os pés devem estar espaçados por 20 cm e as nádegas deverão tocar os calcanhares, procurando manter o tronco com a posição vertical mantida. A partir disso, os resultados obtidos são avaliados e classificados através da fórmula e tabela idealizada pelo o mesmo autor.

Composição corporal:

O teste de bioimpedância mede a composição corporal, aonde nesse processo é feito uma aplicação, sutil e sem dor, de corrente elétrica no corpo. Durante o processo, essa corrente circula pelo tecido muscular através do líquido do mesmo, até se encontrar resistência do tecido adiposo onde se encontra a gordura corporal. Após isso, com os dados obtidos, calculam-se os índices de gordura, massa magra e outros componentes corporais. Pode ser feito em procedimentos com eletrodos ou por uma balança específica para tal procedimento.

Força e resistência muscular:

O Teste de flexão de braço é usado para aferir a força muscular e também a resistência localizada. Nesse processo, poderá ser utilizado o Teste de Standard, que busca obter somente 4  pontos de apoios (mãos e pés) ou o Teste Modificado, que consiste em 6 pontos de apoios (mãos, joelhos e pés). O procedimento começa com o avaliado (a) em posição inicial da flexão (mãos e pés apoiados no chão), com os cotovelos em extensão. Buscando sempre manter o troco em linha reta, desce o corpo aproximadamente á 5 cm do solo, fazendo com quê os cotovelos formem um ângulo de 90 graus. Após descer, finaliza o exercício estendendo os cotovelos para a posição inicial. Será efetuado o máximo de repetições que conseguir, e após as atividades, será comparado os índices de repetições de acordo com a tabela e suas recomendações, levando em conta a idade e gênero.

Flexibilidade:

O Flexiteste é um método de avaliação adimensional, ou seja, possui critérios ou etapas de análise pré-estabelecidas e facilita por não ser necessário o uso de algum instrumento de medida. O flexiteste tem como objetivo medir a mobilidade máxima das articulações em 20 movimentos corporais, sem precisar do aquecimento. A partir disso, cada movimento específico é avaliado e medido em uma escala de 0 a 4, considerando num total de 5 níveis de flexibilidade. Nos procedimentos realizados, o profissional responsável ajuda na execução do movimento, forçando as articulações do indivíduo até o ponto máximo de amplitude, percebendo a resistência mecânica na continuidade do exercício ou pelo alarme de desconforto por parte do avaliado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (143.3 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com