TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conheça os Maiores Problemas de Saúde Pública no Brasil

Por:   •  4/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

Conheça os maiores problemas de saúde pública no Brasil

Hoje o sistema único de saúde tem diversos problemas quanto ao atendimento e escolha de profissionais, sendo esses dados levantados através de uma pesquisa do data folha.

O primeiro problema levantado é o quadro de profissionais desqualificados, sendo este um problema relacionado ao mal preparo das instituições de formação em ensino superior. (O método de seleção destes ´profissionais deveria conter no somente provas de seletivo ou concursos, mas deveria utilizar provas práticas e avaliação de currículo do profissional.

O segundo é a falta de médicos, o problema se agrava pois além de terem uma má formação estão mal distribuídos pelo brasil. Segundo o conselho federal de medicina e instituto brasileiro de geografia e estatísticas (IBGE) existe um médico para cada 470 habitantes no brasil, porem se restringirmos para a região norte e nordeste existe um médico para cada 953,3 e 749,6 brasileiros respectivamente.

Conforme os dados da organização mundial da saúde (OMS) a aproximadamente 17 médicos para cada10,000 habitantes no Brasil. Já na Europa esse número é de 33 médicos para cada 10,000 habitantes, sem contar a qualificação e atendimento destes profissionais.

O terceiro problema é longo tempo de espera: o sistema de indicadores de percentual social (SIPS) mostrou que 39,8% dos entrevistados resolveram contratar planos privado de saúde, para se livrar dos longos tempos de espera nas filas dos sus.

O quarto é o desperdício de tempo: uma grande falta de controle de distribuição de pacientes por profissionais, sabendo que um profissional que trabalha 8 horas por dia atende apenas 8 pacientes por período, atendendo assim no máximo 16 pacientes, tendo em vista que uma consulta deveria demorar no mínimo de 25 a 30 minutos. Porém, sabemos que hoje em dia as consultas demoram no máximo 10 minutos, onde esses médicos poderiam atender muito mais pessoas, porem isso não acontece no Brasil, pois falta controle de horários dos médicos.

O quinto problema e a falta de leitos nos hospitais: notamos que ao chegar em um hospital público muitos indivíduos se deparam com a falta de leitos ou todos os leitos ocupados no hospital, sendo este um dos grandes problemas no brasil e ainda a solução que resta nestes hospitais e o atendimento feito em macas nos corredores, sendo uma condição desumana que leva os riscos de complicação e podendo levar até a orbito de muitos pacientes pela falta de leitos nos hospitais.

O sexto é a má administração financeira: atendimento pouco humanizado. O problema do atendimento pouco humanizado é as pessoas despreparadas e incapacitada em prestar a atenção ao atendimento que estão fazendo ao público e a forma inadequada de abordagem dos pacientes. Muitos deles se acomodam e deixam de fazer atualizações e especialização na área, sendo assim profissionais desatualizados na área, fazendo com que a qualidade dos atendimentos seja baixa, péssima e com pouca qualidade. Não é raro ler notícia de pacientes que esperam horas esperando para serem encaminhados para um atendimento de emergência ou brigas judiciais por atendimento em unidades especializadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (213 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com