TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso Seminário Integrador na Saúde da Criança

Por:   •  9/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO – UNIBERO CURSO DE ENFERMAGEM

Saúde da criança/adolescente análises de programas e/ou projetos públicos e/ou privados.

Curso Seminário Integrador na Saúde da Criança

Professor: Osias Ferreira Forte

Aluna: Marisa Santos Lacerda RA:31692169882

São Paulo

2020

TÍTULO

Saúde da criança/adolescente análises de programas e/ou projetos públicos e/ou privados.

AUTOR

Marisa Santos Lacerda¹

INTRODUÇÃO

A Diabetes Méllitus está presente a muitos anos em todo país, é uma doença crônica que tem tratamento. Muitas pessoas não se importam em descobrir se tem ou não, por não saber o quanto ela é grave e pode levar a óbito se não tratar. Através deste estudo, venho mostrar que a Diabetes Méllitus tem solução, e que, aqui no Brasil existe programas de acompanhamentos dado pelo SUS.

Sabe-se que esta doença se inicia na maioria das pessoas quando ainda crianças, e se tiver um acompanhamento de profissionais ela se torna mais leve e com mais chances de ser tratada. Os programas e projetos oferecidos pelo SUS é de extrema importância para a população, á cartazes e divulgações em UBS, em sites, até mesmo em jornais de bairro, para que assim a população esteja a parte dos programas oferecidos. Desde quando o recém-nascido está acompanhado em seus primeiros anos de vida, o profissional médico que acompanha, se apresentar qualquer tipo de sintomas ou pelos exames de sangue, já é encaminhado a esses programas para ser tratado corretamente.

Diante dos artigos pesquisados, vimos que as crianças que recebem um tratamento precoce da doença, tendem a viver com mais segurança, realizando os exames necessários, tendo a chance de viver mais e saber lidar com a doença.

A Diabetes Méllitus (DM1) é uma doença crônica que afeta habitualmente as crianças e adolescentes que representam 5 a 10% dos casos dessa doença. Está associada a complicações a longo prazo, com repercussão a qualidade de vida além da alta mortalidade. (FERRAZ MB, 2013)

O acompanhamento e a vigilância a saúde da criança com DM1são de extrema relevância.

A atenção primária a saúde exerce o papel central, com coordenação da rede de Atenção Básica a saúde, a avaliação e suporte a crianças portadoras dessa doença requer organização do sistema de saúde, para evitar o aumento de internações e de complicações graves, usa-se a tríade: estrutura, processo e resultado. (NARANJO D, 2014)

A Atenção Primária à Saúde (APS) exerce o papel central e estruturante dos sistemas de saúde, com coordenação da Rede de Atenção à Saúde (RAS), inclusive na atenção às condições crônicas de saúde. (MENDES EV, 2011)

O desconhecimento da patologia pela criança, bem como suas implicações, leva ao medo de sofrer preconceitos e ao isolamento, prejudicando o adequado manejo do diabetes. (MOREIRA PL, 2006)

JUSTIFICATIVA

A Diabetes Méllitus é uma doença crônica que a maioria dos Brasileiros não tem a noção que ela pode levar a sérias consequências e a morte.

A presente pesquisa se justifica com base em artigos coletados referente a Diabete Méllitus em crianças e adolescentes, onde é considerado  grande parte de caso dessas doenças, nesse sentido, a proposta desse artigo é mostrar  programas de saúde existentes no Brasil, que acompanham essa doença, dando suporte as crianças portadoras de Diabetes Méllitus.

Diante os programas oferecidos pelo SUS, a população pode-se conviver com a doença de uma forma mais leve, e assim, ter o acompanhamento devido e eficácia no tratamento.

OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é mostrar que há diferentes métodos de incentivo a portadores da Diabetes Mélittus em crianças e adolescentes partindo de programas de Saúde oferecido pelo SUS.

MÉTODO

Trata-se de uma revisão integrativa, que se constituiu nas seguintes etapas: busca e seleção dos artigos, definição das informações a serem extraídas, e análises delas. Obtive artigos previamente selecionados que mostraram a importância do tratamento e acompanhamento da Diabetes Méllitus desde a infância. Construindo um trabalho nas seguintes etapas: Título, autor, introdução, justificativa, objetivo e por fim método. A pergunta norteadora para a revisão foi: Qual a importância do tratamento oferecido pelo SUS na Diabetes Méllitus?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (96.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com