TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transcrição Receptores Sensoriais

Por:   •  8/6/2019  •  Resenha  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 4

Neurobiologia – P4 – Aula 01 – transcrição Receptores sensoriais

Beatriz Calsolari 218

Sensação capacidade dos organismos de transformar energia, transdução de uma forma de energia em outro tipo, se dá a nível do receptor. Pode se dar a nível periférico. Ex1 Temperatura, perfuração. Ex: estímulo químico em elétrico, estímulo mecânico em elétrico.

Percepção ocorre a nível cortical, caapacidade de vincular os sentidos a outras experiências da vida. A percepção demanda mais do que a simples transdução  de informações . Interpretação da informação. Dada a nível cortical.

Receptores sensoriais-

No snp  há um estímulo tranduzido por um potencial gerador ou potencial do receptor que vai gerar um potencial de ação, que libera um nt que vai desencadear respostas em celulas alvos, que vai adentrar a medula e vai p cérebro onde ocorrerá  a percepção daquele estímulo. (Percepção e cortical).

Informações sensoriais são processadas em áreas distintas do SNC.

Divisao aferente leva a informcao pra sistema nervlso central.

Divisao eferente tras a informacao para o sjsrema nervoso [pic 1]

[pic 2]

Cornos posteriores são sensitivos, recebem infomrcaoes sensoriais e cornos anteriores são motores, são efetuadlres, promovendo a contração dos muscukos. Circuitos polissinaptocos.

Tipos de receptores sensoriais

Exteroceptivos – olfato,, gustação (Transdução de uma informação sensorial para que no córtex gustatorio tenha um feedback), visao, audição.

Interoceptivos- propriocepcao – posição relativa do corpo aos membros, nível de o2 do sangue, PA, glicemia. Ex: barorreceptores, reflexo de hering-breuer-, proprioreceptores articulares e  musculares.

[pic 3]

Há uma especificoda de estímulo, do órgão receptor, tipo funcional e morfológico do receptor

 [pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

A pele leva as informações para o ramo dorsal, neurônio faz conexão com internacionais na medula que se projetam para o músculo e fibras que vão levar até o cérebro onde se dará a percepção do estímulo, ou seja, da medula vai atingir outras áreas corticias.

[pic 8]

Três tipos de neuronios- o primeiro não tem mielina, o segundo

Neurônios mielinizados levam a informação com a mais velocidade, aí o neurônio de fato são mais velozes que o de dor (não mielinizados).teoria do portal da dor.

RECEPTORES somáticos podem ser encapsulados ou não encapsulados. A cápsula atua no processo de adaptação continuada do estímulo (ex:Não ficar pensando no toque da roupa). [pic 9]

Análise sensorial

[pic 10]

[pic 11][pic 12]

[pic 13]

Potenciais geradores modificam Pás, sistema de informação que codifica informações para gerar um PA.

Potenciais geradores se espalham por correntes passivas, geram potenciais eletrotonicos, quando acham uma área com limiar mais baixo, pela grande concentração de canais de sódio voltagem dependentes,  alta probabilidade de formar PA

Potencial gerador ou potencial do receptor ou potencial graduado.

Nem todo potencial graduado vai levar a um PA. O sistema sensorial detecta contrastes entre estímulos.

Potencial do receptor e semelhante ao PEPS, se chega na zona de gatilho e consegue alcançar o limiar pode gerar um PA. Quando o espalhamento de corrente passivo entrar na região de zona de disparo [pic 14]

Pq o receptor deve ser encapsulados? Deformação dos canais entrada de sódio despolarizacao que atinge um PA que vai ser carreado.

Ativação do rexepr esensorial- calor, substâncias químicas, mecânicas.

O potencial do receptor e eletrotonicos, só se a sua amplitude for suficiente para disparar um PA na zona de gatilho. Quanto maior a intensidade do estímulo, maior a salva de potenciais que podem ser gerados. A duração do estímulo também é importante para a geração desses potenciais,

[pic 15]

Modalidade é o sentido ex- visão. Qualidade são as características dessa modalidade ex- cor, forma, tamanho.

[pic 16]

Há receptores com adaptação rápida e lenta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com