TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ECOLOGIA TRÓFICA E POPULACIONAL

Por:   •  5/11/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  5 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

VIVIANE DIAS ALBUQUERQUE

Licenciatura em Biologia

                   ECOLOGIA TRÓFICA E POPULACIONAL

Professora: Solange Aparecida Bispo dos Santos

 Claretiano Centro Universitário

SALVADOR- BA

2018

O artigo analisa e avalia com uso de dados estatísticos, a comunidade dos organismos zooplanctônicos nos reservatórios do Estado de São Paulo.[pic 2][pic 3]

Os principais tópicos do texto que mais me chamaram atenção são:

1. O tópico que aborda sobre a disponibilidade de recursos hídricos com qualidade adequada.

Nesse tópico percebe-se que o desenvolvimento socioeconômico de um país como o

Brasil, depende da qualidade dos recursos hídricos e pra isso, se faz necessário que haja políticas públicas e condições adequadas de desenvolvimento sustentável. Dessa maneira, teremos uma população mais saudável e a redução nos casos de doenças vinculadas à agua.

2. O tópico que trata da abordagem sobre as principais fontes de poluição aquática.

Nesse tópico, é possível observar que as atividades domiciliares, industriais e agrícolas são as responsáveis direta ou indiretamente, pela contaminação e poluição da água e que o saneamento básico precário, como o esgoto doméstico, aumentam esses casos.

3. O tópico que aborda que os organismos que constituem o zooplanctônicos são sensíveis as mudanças ambientais, por isso são bioindicadores.

Nesse tópico é possível notar que os organismos zooplanctônicos são bons bioindicadores aquáticos pois são sensíveis as mudanças ambientais e,com isso, é possível avaliar a qualidade da água.

4. O tópico que ressalta a importância da caracterização físico-química e da integridade das comunidades biológicas para o diagnóstico ambiental.

Esse tópico, descreve a importância dos organismos que fazem parte do zooplanctônicos para as comunidades biológicas relacionadas e o meio aquático.

5. O tópico que conclui que a maioria dos reservatórios estão eutrofizados.

Nesse tópico observa-se o resultado final da análise da comunidade zooplanctônica nos reservatórios de água do Estado de São Paulo e percebe-se que a maioria aconteceu o fenômeno da eutrofização prejudicando a qualidade da água.

A conclusão do autor foi que a maioria dos reservatórios paulistas estão eutrofizados. Com isso, percebo que se faz necessário a análise dos reservatórios de águas do estados brasileiros e a tomada de medidas públicas visando a melhoria da qualidade da água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (120.9 Kb)   docx (30.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com