TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Envelhecimento Populacional

Exames: Envelhecimento Populacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  1.521 Palavras (7 Páginas)  •  800 Visualizações

Página 1 de 7

APRESENTAÇÃO

A população brasileira vem envelhecendo de forma rápida desde o início da década de 60, quando a queda das taxas de fecundidade começou a alterar sua estrutura etária, estreitando progressivamente a base da pirâmide populacional. Passados 35 anos, a sociedade já se depara com um tipo de demanda por serviços médicos e sociais restritos aos países industrializados. Ainda às voltas com os desafios do controle da mortalidade infantil e doenças transmissíveis, não foi capaz de aplicar estratégias para a efetiva prevenção e tratamento das doenças crônico-degenerativas e suas complicações. Em um contexto de importantes desigualdades regionais e sociais, idosos não encontram amparo adequado no sistema público de saúde e previdência, acumulam seqüelas daquelas doenças, desenvolvem incapacidades e perdem autonomia e qualidade de vida. Com o objetivo de dimensionar as dificuldades a serem enfrentadas pelo sistema de saúde serão discutidas algumas peculiaridades das doenças em idosos e a utilização dos serviços de saúde. O investimento na saúde e educação da atual população de jovens e a compressão da morbidade são apresentadas como alternativas capazes de minimizar, em um país com recursos financeiros escassos, o impacto do envelhecimento populacional sobre a qualidade de vida.

2 DELIMITAÇÃO DA PROBLEMÁTICA

A problemática da pesquisa desenvolveu-se a partir do estudo de que a população mundial está envelhecendo cada vez

mais. Com esse envelhecimento, doenças que afetam principalmente idosos estão cada dia mais presentes, e a falta de investimentos na área da saúde acaba influenciando no tratamento e na dificuldade de cura de tais doenças. Para resolver este problema torna-se necessário responder as seguintes questões: a) Quais são as principais doenças que afetam os idosos; b) Como ocorre o processo de envelhecimento;c); Como é possível melhorar o sistema de saúde público no Brasil; d) Qualidade de vida dos idosos brasileiros.

3 OBJETIVOS

3.1 GERAL

Analisar a real situação do envelhecimento populacional,tratamento de doenças em idosos e seus respectivos tratamentos.

3.2 ESPECÍFICOS

a) Levantar dados do envelhecimento populacional;

b) Identificar quais são as doenças mais freqüentes;

c) Como funciona o tratamento das mesmas;

d) Como prevenir o envelhecimento.

4 JUSTIFICATIVA

O envelhecimento populacional e suas doenças estão constantemente ganhando espaço na mídia. Existem diversas doenças que acabam influenciando em uma velhice que poderia ser saudável. Se existir conscientização da população sobre os alertas, riscos e possíveis formas de trata mento é possível reverter a situação atual. O envelhecimento da população mundial é um fenômeno novo ao qual mesmo os países mais ricos e poderosos ainda estão tentando se adaptar. O que era no passado privilégio de alguns poucos passou a ser uma experiência de um número crescente de pessoas

em todo o mundo. Envelhecer no final deste século já não é proeza reservada a uma pequena parcela da população. No entanto, no que se refere ao envelhecimento populacional, os países desenvolvidos diferem substancialmente dos subdesenvolvidos, já que os mecanismos que levam a tal envelhecimento são distintos. Na Europa, por exemplo, o aumento na expectativa de vida ao nascimento já havia sido substancial à época em que ocorreram importantes conquistas do conhecimento médico, em meados deste séculos. Este fato pode ser ilustrado pelo clássico exemplo da redução da mortalidade por tuberculose. Na Inglaterra, em 1855, 13 de cada 100 mortes eram atribuídas a tuberculose (Aldestein1, 1977). Nos Estados Unidos, no início deste século, a taxa de mortalidade por essa doença era de 194 mortes para cada 100.000 indivíduos em um ano.

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

De acordo com o IBGE, 3 em cada 4 idosos têm alguma doença crônica, ou seja, uma doença de curso arrastado, boa parte delas incurável. As doenças infecciosas e os acidentes continuam a ser importantes, mas a maior parte da carga de doença da terceira idade no Brasil é por causa das doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes mellitus e as consequências da hipertensão arterial. Essas são as 10 doenças que mais prejudicam a saúde dos idosos brasileiros:

1. Infarto, angina e seus amigos (11,8%) — A doença cardíaca isquêmica consiste no entupimento das artérias coronarianas,

que levam o sangue ao coração.

2. AVC (9,9%) — A doença cerebrovascular consiste não apenas no derrame (AVC), mas também em outras formas menos dramáticas, mas que também prejudicam a autonomia do idoso.

3. Diabetes mellitus (5,9%) — Essa doença dispensa apresentação, e já escrevi um bocado sobre ela. Com o envelhecimento da população, espera-se um aumento cada vez maior do número de diabéticos.

4. Enfisema pulmonar e bronquite crônica (5,6%) — Já descrevi o DPOC no artigo sobre as 10 principais doenças da mulher brasileira. Espero que ao longo das próximas décadas o problema comece a diminuir como conseqüência do combate ao tabagismo.

5. Mal de Alzheimer e outras demências (4,2%) — Não é normal o idoso ficar gagá. Repito: não é normal. O esquecimento pode ter outras causas além da demência; o mais comum é uma depressão, mas também pode ser uma doença no corpo.

6. Perda de audição (3,3%) — OK, isso não é bem uma doença, é uma condição crônica. Algumas pessoas realmente perdem a audição com a idade, e o aparelho de audição pode ajudar muito na reintegração dessas pessoas à sociedade. Mas às vezes a coisa é mais simples: ouvido entupido por cera.

7. Doença cardíaca hipertensiva (3,3%) — Você reparou que a hipertensão não apareceu até agora? Se fosse só a pressão ficar alta, não haveria problema algum. Mas uma pressão arterial elevada por anos a fio pode causar uma série de doenças; já citamos o infarto e o derrame,

mas o próprio músculo do coração pode adoecer, causando a doença cardíaca hipertensiva. Num grau mais avançado, isso vira insuficiência cardíaca, ou seja, coração inchado. (Existem outras causas de insuficiência cardíaca além da doença cardíaca hipertensiva.)

8. Pneumonia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com