TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Abordagem do Bilinguismo

Por:   •  15/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

MICHELLE BRUSKE DA SILVA - 8009645

PORTFÓLIO

                                                                

Centro Universitário Claretiano

Licenciatura em Educação Física

Língua Brasileira de Sinais

Tutora Renata Andréa Fernandes Fantacini

CURITIBA

2018

[pic 3][pic 4]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Curso: Licenciatura em Educação Física

Disciplina: Língua Brasileira de Sinais

Tutor: Renata Andréa Fernandes Fantacini

R.A.: 8009645

Aluno: Michelle Brüske da Silva

Turma: DGEFL1801CRTA4O

ATIVIDADE

Com base nas leituras anteriores, responda às questões a seguir:

 

1). Sabemos que a audição é o meio pelo qual o indivíduo entra em contato com o mundo sonoro e com as estruturas da língua oral, possibilitando, dentre outras coisas, o desenvolvimento da linguagem (PEDROSO, 2013, p. 55). Sendo assim, a audição desempenha as funções de:

a) Localização e identificação: capacidade de reconhecermos de onde vem um som e qual é a fonte sonora que o está produzindo.

Exemplo: Sons da natureza, ao amanhecer os pássaros cantando ou quando uma chuva está próxima o barulho dos trovões, diferença dos sons de rio, mar e cachoeira.

Comparação: o ouvinte ao identificar o som saberá identificar o meio em que se encontra, se irá chover ouvindo a trovoada ou se está perto de rio, mar ou cachoeira. O surdo, por sua vez conseguirá identificar por meio da visualização do tempo ruim, fechado e com raios ou visualizando as cachoeiras, rios e mares.

b) Alerta: capacidade de nos atentarmos para todos os estímulos sonoros que nos rodeiam, como, por exemplo, a buzina de um carro vindo em nossa direção.

Exemplo: Latido de um cão feroz, pode-se detectar a presença de um cão por perto.

Comparação: o ouvinte captará o som e já irá entrar em sinal de alerta, associando que a um cão por perto. Pelo contrário, o surdo só entrará em sinal de alerta quando avistar o cão feroz.

        

c) Socialização: capacidade de nos relacionarmos, pois é principalmente pela audição que entramos em contato com as outras pessoas.

Exemplo: ambientes de interação como trabalho, escola e família que nos permitem a troca de ideias, opiniões e conversas.

Comparação: o ouvinte conseguirá se socializar pela audição, respondendo e fazendo as perguntas, expressando suas opiniões e sentimentos. Porém o surdo terá mais dificuldade em socializar, uma vez que depende de alguém que posso transmitir o que se é falado pelas demais pessoas do mesmo ambiente.

D). Intelectual: grande parte das informações nos é transmitida por meio do código oral.

Exemplo: Assistir uma vídeo aula, escutando as informações que estão sendo transmitidas o cérebro vai captando tais informações para sua aprendizagem.

Comparação: o ouvindo captado o som conseguirá armazenar as informações que foram propostas nos vídeos aulas, porém o surdo terá que ter o acompanhamento de uma interprete em libras que o auxiliará na transmissão dos conteúdos que estão sendo passados na vídeo aula.

e) Comunicação: a fala é o meio de comunicação mais utilizado pelo homem, e é por meio da audição que a linguagem e a fala se desenvolvem.

Exemplo: receber e atender uma ligação telefônica, indica que alguém quer entrar em contato.

Comparação: o ouvinte pelo toque do celular ou telefone saberá que está recebendo uma chamada ou mensagem e logo irá atender ou responder. Já o surdo conseguirá identificar a chamada pela vibração ou luzes no caso se for celular e somente conseguirá responder por meio de mensagens de texto ou imagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (376.8 Kb)   docx (364.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com