TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE AULA SPINNING

Por:   •  9/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE AULA - SPINNING

IDENTIFICAÇÃO:[pic 1]

INSTITUIÇÃO: UNISÃOMIGUEL

CURSO: Educação Física – Bacharelado – Sexto Período

DISCIPLINA: Ginástica de Academia – Cláudio DeCastro

ALUNO: João Paulo da Costa Oliveira – 2016202219

OBJETIVOS:[pic 2]

O objetivo principal dessa aula é o aumento do condicionamento cardiovascular, através do controle da frequência cardíaca, e também cardiorrespiratório. Os exercícios irão simular vários tipos de percursos de bicicleta, como subida e descida de ladeiras e pedaladas no plano. Na bicicleta existe um graduador de carga, como se fosse uma bicicleta de corrida comum, onde cada pessoa controlará o ritmo de acordo com a sua resistência. 

DESCRIÇÃO DA AULA: [pic 3]

A aula será dividida nos seguintes momentos:

- Nesse primeiro momento, será passado para os alunos a forma de fazer a medição da frequência cardíaca para que haja sempre o controle da frequência cardíaca durante a aula. Também será explicado a escala de Borg modificada (0 -10), para que também o aluno tenha noção de diminuir a intensidade do exercício pela percepção subjetiva do esforço, sendo assim, mais uma forma de mensurar a intensidade durante a aula pelo próprio aluno.

- No segundo momento, será a aula de fato, onde será subdividida em três partes:

1 - A primeira parte será a parte de alongamentos e aquecimentos, que terão o objetivo de preparar o aluno para aula, aumentando a temperatura corporal. Nessa fase da aula, com duração de 10 a 15 minutos no máximo. A frequência cardíaca do aluno terá que estar entre 60% e 75% da FC, e a sua percepção subjetiva deve estar entre 2 e 4 da escala de Borg adaptada. A resistência da bicicleta deverá ser ajustada entre leve e média nesse momento. Na bicicleta serão trabalhados movimentos de aquecimento em rotação, progressão da rotação, manutenção da rotação até que o aluno já esteja na frequência ideal para a próxima fase da aula.

2 – Na segunda fase será a parte mais intensa da aula, onde a frequência cardíaca deverá estar entre 80% e 95% da FC. A resistência da bicicleta deverá variar entre pesada e moderada. Na bicicleta os movimentos serão de força, simulações de subida e Sprint, e entre essas variações irão ter as partes de recuperação após um estímulo intenso. Esse momento da aula deverá variar entre 25 e 35 minutos no máximo. Haverá momentos para mensurar a frequência cardíaca dos alunos, e também será perguntada qual a percepção subjetiva de esforço para os alunos para que, se for necessário, seja feito o ajuste da intensidade do exercício.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com