TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Farmácia Hospitalar

Por:   •  8/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.598 Palavras (7 Páginas)  •  14 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA

Curso de Farmácia

Professor: Mayara Chambela

Turma: FAR0901T

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Elaborado por:

FERNANDA SOARES DA CUNHA

Matrícula: 13101824

Dezembro 2018

  CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA

                

Aluno: Fernanda Soares da Cunha

Matrícula: 13101824

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

  Trabalho apresentado como requisito final para disciplina de Estágio Curricular Supervisionado do curso de Farmácia do Centro Universitário Augusto Motta.

Dezembro de 2018

Sumário

INTRODUÇÃO        4

DESENVOLVIMENTO        5

ROTINA PERINATAL        7

ROTINA HMSA        8

CORRELAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA        8

CONCLUSÃO.................................................................................................................................9

REFERÊNCIA BICLIOGRAFICA        9

1. INTRODUÇÃO

        Estágio Supervisionado em farmácia hospitalar realizado em duas instituições distintas: na Farmácia da Casa de Saúde Laranjeiras LTDA – Filial Laranjeiras (PERINATAL), situada na Rua das Laranjeiras, 445 - Laranjeiras. CNPJ 33.419.482/0001-78. No período de 08 de setembro a 10 de outubro de 2018, com carga horária de 66 horas e na Farmácia do Hospital Municipal Souza Aguiar (HMSA), situado na Praça da República, Nº 111. CNPJ /0001-50. No período de 19 de outubro a 01 de dezembro de 2018. Com carga horária de 154 horas. O estágio proporciona uma visão nas áreas de atuação do farmacêutico fornecendo um contato com as atribuições técnicas e práticas do profissional, permitindo a identificação de preferências individuais e o aprimoramento dos processos de qualificação profissional, possibilitando vivenciar situações práticas e aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos durante a formação acadêmica.  

        O Hospital Municipal Souza Aguiar em 2007 completou 100 anos de existência e como toda a saúde pública da cidade do Rio de Janeiro, o Souza Aguiar tem muito a melhorar. Contudo, a história desse hospital e alguns outros dados merecem destaque. Em 1907, o hospital foi fundado. Inicialmente, era chamado de Hospital de Pronto Socorro. Nessa época, o futuro Souza Aguiar ficava na Rua Camerino, no centro da cidade do Rio. Três anos mais tarde, em 1910, o Hospital foi transferido para a atual sede, que fica na Praça da República, também no centro do Rio de Janeiro. Duas décadas após a fundação do Hospital, um grande feito foi realizado. No ano 1927, aconteceu, no Souza Aguiar, a primeira cirurgia de coração da história do Brasil. Atualmente é considerado o hospital com a maior emergência pública da América do Sul.

        O Grupo Perinatal nasceu em 1985, no Rio de Janeiro, tendo como foco único o atendimento pleno a gestante e ao recém–nascidos de alto risco. A primeira unidade do Grupo, estabelecida em Laranjeiras, combinou, desde o início, atendimento diferenciado com recursos tecnológicos de ponta, associados a um ambiente acolhedor, como o de uma "casa de parto". Com isso, consolidou-se rapidamente como referência no atendimento de mães, fetos e recém-nascidos, antes, durante e depois do parto, inclusive em casos de risco ou emergências.

2. DESENVOLVIMENTO

  • Triagem (análise das prescrições)

Esta atividade consiste em analisar cada prescrição, verificando se há coerência e se as doses estão corretas. Minimizando possíveis danos aos pacientes.

  • Dispensação interna

        Esta atividade consiste na separação e dispensação dos medicamentos aos andares com destino aos pacientes internados, tendo como base uma prescrição médica.

A dispensação na PERINATAL utiliza o sistema de distribuição por dose unitária e individualizada, onde a medicação é separada por paciente, e etiquetado com nome, leito e seu horário de administração. Os medicamentos controlados se encontram em um local separado dos demais e com acesso restrito. A liberação da medicação é feita após a utilização do método “quase erro” onde depois da separação dos medicamentos, outra pessoa que não estava envolvida na dispensação confere a prescrição com os medicamentos separados. Medicamentos sensíveis à temperatura são armazenados em refrigeradores adequados com temperatura controlada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (144.3 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com