TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social Na Empresa

Por:   •  14/5/2024  •  Trabalho acadêmico  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  23 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

RESPONSABILIDADE SOCIAL NA EMPRESA

GÉSSICA TENÓRIO RODRIGUES MATRÍCULA: 04131932 FARMÁCIA - 5º PERÍODO

A responsabilidade social é o modo de agir e pensar em relações de forma ética, porém essa prática está ligada a uma ação que contribui a desenvolver uma sociedade mais justa, deste modo essa ação pode estar relacionada a empresa e pode ser realizado tanto por pessoa física quanto jurídica, sendo assim qualquer indivíduo deve e/ou pode praticar ações voluntárias pensando no bem-estar ao próximo.

Nesse contexto, a responsabilidade social empresarial refere-se ao compromisso voluntário das empresas em integrar preocupações sociais e ambientais em suas operações comerciais e nas interações com as partes interessadas, e dentro desse público de interesse estão os stakeholders, que são partes em um determinado projeto, negócio ou iniciativa, que podem afetar ou serem afetadas por suas atividades, decisões e resultados onde inclui-se empregados, fornecedores, acionistas, governo, sociedade, clientes, comunidade, meio ambiente e até concorrentes, podem ser categorizados como internos, externos, primários, secundários e internacionais. A gestão eficaz de stakeholders envolve a identificação, avaliação e consideração de seus interesses, expectativas e impactos potenciais, isso é importante para garantir o apoio e cooperação necessárias, minimizar conflitos e maximizar o sucesso global de um projeto ou negócio. Existem diversas ações empresariais que são consideradas práticas de responsabilidade social que abrangem sustentabilidade ambiental, responsabilidade social corporativa, doações e filantropia, envolvimento com a comunidade, promoção da diversidade e inclusão, educação e desenvolvimento comunitário e transparência e prestação de contas, essas ações não são exaustivas e podem variar de acordo com o setor e as características específicas de cada empresa. Um exemplo de uma empresa brasileira que tem sido reconhecida por suas ações de responsabilidade social é o Banco Bradesco. O Bradesco tem implementado diversas iniciativas voltadas para a sustentabilidade e responsabilidade social, alguns exemplos incluem: educação financeira, inclusão social, sustentabilidade ambiental e iniciativas comunitárias.

Portanto, a responsabilidade social empresarial não é apenas uma escolha ética, mas também uma estratégia inteligente para empresas que buscam prosperar em um ambiente de negócios cada vez mais consciente e exigente. O ideal é incentivar empresários donos de grandes empresas com grande número de stakeholders implementar a responsabilidade social na tentativa de auxiliar a sociedade em vários aspectos.

REFERÊNCIAS

MORCERF, S.O. Responsabilidade social empresarial – Uma ferramenta. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos06/669_RESPONSABILIDADE%20SOCIA L%20EMPRESARIAL.pdf.

PATRUS, R.; CARVALHO NETO, A.M.; COELHO, H.M.Q.; TEODÓSIO, A.S.S.

(2013). Responsabilidade Social Empresarial e Relações de Trabalho: programa de pesquisa sobre gerenciamento dos stakeholders de empresas signatárias do pacto global da ONU. Revista Brasileira De Gestão De Negócios, 15(46), 22–38. Disponível em: https://doi.org/10.7819/rbgn.v15i46.1291.

REIS, C.N. A responsabilidade social das empresas: o contexto brasileiro em face da ação consciente ou do modernismo do mercado?. Rev econ contemp [Internet]. 2007May;11(2):279–305. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1415- 98482007000200004.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com