TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biomecanica e Cinesio

Por:   •  13/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 5

Olá pessoal, boa noite!

Nosso grupo escolheu como esporte o Volei!

O vôlei como todos sabem é um esporte super conhecido na verdade ele
 2º esporte mais reconhecido no Mundo e só perde mesmo para o futebol. Tem como objetivo a marcação de pontos, assim como vários outros esportes.

Para jogar vôlei, são usados vários movimentos que compõem o jogo. Como por exemplo: o
Saque, levantamento, ataque, bloqueio, manchete e recepção.

Nós escolhemos
a Manchete e o saque para fazer a análise cinesiologica e a analise biomecânica.

MANCHETE: 
A manchete é o fundamento mais básico e essencial do voleibol. Ela é usada para acertar as bolas mais baixas e, geralmente é o recurso de recepção de saque e de defesa mais comum. O fundamento realizado define-se com os antebraços unidos e com os cotovelos estendidos para que a bola não toque no chão.
O ATLETA REALIZA A FLEXÃO DAS ARTICULAÇÕES DOS MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES. AO MESMO TEMPO EM QUE REALIZAMOS UMA LEVE FLEXÃO DO QUADRIL JOELHO E TORNOZELO OCORRE UM ALONGAMENTO DO MUSCULO GLÚTEO MAIOR E UMA CONTRAÇÃO DOS MUSCULOS GASTROCNÊMIO E SÓLEO NA FASE DO IMPACTO: O ATLETA REALIZA UMA EXTENSÃO COMPLETA DOS COTOVELOS

NA ARTICULAÇÃO GLENOUMERAL:
A articulação é triaxial, pois ela pode se movimentar nos três planos e eixos, sendo o plano de secção SAGITAL e Eixo de movimento é Latero- lateral - Esse eixo possibilita os movimentos de flexão e extensão.
Os músculos  envolvidos na fase de preparação são: Deltoide anterior e médio, redondo maior, dorsal longo, reto abdominal (membros superiores) glúteo maior, quadríceps. Gastrocnêmio e sóleo (membros inferiores). Já na fase de impacto vamos ter a ação desses mesmos músculos mais o bíceps e o tríceps.
Ou seja
: Começa-se o movimento com a articulação semi-flexinada, no decorrer do movimento o atleta deverá continuar a fazer a flexão.

Os músculos agonistas e antagonistas trabalham em conjunto para realizar uma ampla variedade de movimentos e ações. Os músculos agonistas são responsáveis pela realização de um movimento, são eles: parte anterior do deltoide, peitoral e coracobraquial, já os antagonistas, contração é contrária a provocada por um músculo agonista, ou seja, o primeiro relaxa enquanto o segundo flexiona, exemplo: parte posterior do deltoide, grande dorsal. Redondo menor e infraespinal

OS AGONISTAS TRABALHAM EM REGIME POSITIVO, E OS ANTAGONISTAS EM REGIME NEGATIVO. A MANCHETE PORÉM POSSUI DUAS APLICAÇÕES QUE INFLUENCIAM NO TIPO DE CONTRAÇÃO, QUANDO ELA É USADA PARA RECEPCIONAR BOLAS SEM MUITA VELOCIDADE, OS MEMBROS SUPERIORES ATUAM DE FORMA ISOTÔNICA, MAS QUANDO É USADA PARA DEFENDER ATAQUES OU RECEPCIONAR SAQUE VELOZES E FORTES, OS MEMBROS SUPERIORES ATUAL DE GORMA ISOMÉTRICA OU ESTÁTICA


Articulação Do Cotovelo

Plano/Eixo: Sagital / Frontal

Cadeia cinematica: Cadeia Cinematica Aberta

Tipo de contração: Contração concentrica

Movimento: Começa-se o movimento com a articulação fletida, no decorrer da ação o atleta deve fazer a extensão da articulação.

Grau de liberdade: Articulação Uniaxial, pois se movimenta somente em um plano e eixo.

Musculatura:

•Agonista: Na flexão - Braquial, Braquioradial, Biceps Braquial, Pronador Redondo. Na extensão - Tríceps Braquial, Ancônio. Na supinação - Supinador.

•Antagonista: Na flexão - Tríceps Braquial, Ancônio. Na extensão - Braquial, Braquioradial, Biceps Braquial, Pronador Redondo. Na supinação - Pronador Redondo, Pronador Quadrado.


SAQUE: É o ato de se colocar a bola em jogo, golpeando com uma só mão ou punho a bola solta no ar, pelo jogador que executa o saque, sendo o lance mas rápido de se conseguir o ponto. A mão a golpear a bola, poderá estar aberta em forma de concha ou fechada.
2 tipos
Saque por baixo ou por cima: indica a forma como o saque é realizado, ou seja, se o jogador acerta a bola por baixo, no nível da cintura, ou primeiro lança-a no ar para depois acertá-la acima do nível do ombro. A recepção do saque por baixo é usualmente considerada muito fácil, e por esta razão esta técnica não é mais utilizada em competições de alto nível.

MANCHETE

MOVIMENTO DAS ARTICULAÇÕES: FLEXÃO + ROTAÇÃO EXTERNA

PLANO DE MOVIMENTO: SAGITAL E TRANSVERSAL

EIXO DE MOVIMENTO: TRANSVERSAL E VERTICAL

AGONISTAS: DELTOIDE ANTERIOR, CORACOBRAQUIAL, PEITORAL MAIOR  CLAVICULAR, INFRA-ESPINHOSO E REDONDO MAIOR

ANTAGONISTAS: PEITORAL MAIOR ESTERNOCOSTAL, REDONDO MAIOR, GRANDE DORSAL E SUBESCAPULAR

DESCRIÇÃO DAS FORÇAS ATUANTES: AS FORÇAS QUE ATUAM A FAVOR DO MOVIMENTO SÃO AQUELAS DESEMPENHADAS PELOS AGONISTAS, ROTADORES E ELEVADORES DA ESCAPULA. CONTRA O MOVIMENTO TEMOS AS FORÇAS DESEMPENHADAS PELOS  ANTAGONISTAS, DEPRESSORES DO ÚMERO, GRAVIDADE, PESO DA BOLA E O MOVIMENTO QUE ESTÁ SENDO EXECUTADO FORA DO PLANO ESCAPULAR, COMPRIMINDO A CAPSULA GLEINOIDAL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (238 Kb)   docx (920.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com