TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Fonoaudiológico

Por:   •  25/7/2025  •  Relatório de pesquisa  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 4

                  [pic 1][pic 2]

Guarulhos,04 de setembro de 2023.

RELATÓRIO FONOAUDIOLÓGICO

  1. Dados do paciente

Nome: Theo Oliveira Ribeiro                    
Idade:6 anos                                  
DN: 21/07/2018
Diagnóstico:

  1. Descrição

           Theo acompanhado de sua mãe compareceu para processo de avaliação fonoaudiológica encaminhado pela neurologista infantil decorrente do atraso no desenvolvimento desde a primeira infância, na anamnese foi verificado histórico filho mais velho sua gestação foi tranquila apenas com pequeno descolamento de placenta, realizado cesárea alta conjunta com a mãe sem nenhuma intercorrência. O seu desenvolvimento motor foi dentro do esperado, fez uso de chupeta até os 4 anos.

  1. Avaliação

A avaliação fonoaudiológica abordou aspectos relacionados a todas as habilidades que envolvem o desenvolvimento de linguagem oral expressiva e receptiva. É importante ressaltar que Theo não apresentou dificuldade em ficar sozinho em ambiente terapêutico interagindo com terapeuta mesmo que de maneira restrita decorrente da sua dificuldade atencional e hiperfoco.

A maneira como a criança brinca e importante para analisarmos a evolução da conduta simbólica nas brincadeiras o que geralmente deve acompanhar o desenvolvimento da linguagem. Sua brincadeira ainda se dá de maneira restrita pois gosta sempre de brincar das mesmas coisas ou com o mesmo brinquedo, compreende a função do brinquedo a ele apresentado, apresenta nível simbólico representativo construindo histórias e realizando intercambio social com a terapeuta ainda de maneira deficitária decorrente da dificuldade no processo de produção de fala e atencional. Theo demostra compreensão verbal de ordens simples e complexas, porém tem dificuldade em manter o contato visual de maneira sustentada e um fator que prejudica o desenvolvimento das suas habilidades de fala e linguagem.

Devido a sua idade, o processo de imitação foi avaliado levando em consideração o desenvolvimento dessa habilidade observa-se que Theo realiza o processo de imitação gestual, verbal e facial, porém busca sempre o objeto e brinquedo de sua preferência (cobras ou algo relacionado como fitas).

Em relação a suas habilidades comunicativas no processo de avaliação foi possível observar fala por vezes de maneira ininteligível por alteração da tonicidade de língua, bochecha e de lábios. Observa-se que Theo estabelece comunicação funcional, porém apresenta déficit importante para realizar sustentação de troca dialógica decorrente da dificuldade atencional e trocas na fala associado com períodos de ecolalia imediata apresentando defasagem quando comparado aos seus pares nas habilidades comunicativas. Theo apresentou também dificuldade atencional dispersando quando e necessário repetições ou exercícios mais complexos perdendo interesse e dispersando dificultando com isso a ampliação e organização de seu repertório de fala.

Abaixo segue tabela que ilustra a aquisição fonológica de crianças até 5 anos de idade (Yavas,2001). Alterações encontradas na avaliação foram sinalizadas:

Idade de aquisição

Fonemas

1a6m a 2a6m

/p/ /b/ Ex.: palavras com P e com B

/t/ /d/ Ex:. Palavras com T e com D

/m/ /n/ Ex:. Palavras com M e com N

/k/ /g/ Ex:. Palavras com C (casa, cola) e com G (gato, gota)

 

2a6m a 3a6m 

/ɲ/ Ex:. Palavras com NH (galinha)

/f/ /v/ Ex:. Palavras com F e com V

/s/ /ʃ/ Ex:. Palavras com S (sapo) e com X/CH (chuva, chapéu)

/z/ /Ʒ/ Ex:. Palavras com Z (zebra) e com J (jacaré)

3a 6m a 4a 6m

/l/ Ex.: Palavras com L (livro)

/ʎ/ Ex.: palavras com LH (palhaço)

/r/ Ex: baRata

/R/ Ex: Rato, CaRRO

Arq.fonema {r} Ex: poRco – coRta

Arq.fonema {s} Ex: paSta – eScola

5 anos

Grupos consonantais EC/r/ e EC /l/

Ex: Prato, branco, Dragão, fraco, Blusa, Claro, Flor, ...

Aquisição completa (No geral, todas as crianças com 5 anos devem conseguir falar os fonemas acima).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (215.4 Kb)   docx (740.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com