TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Areas De Atuação Da Fonoaudiologia

Por:   •  21/3/2015  •  1.219 Palavras (5 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 5

AREAS DE ATUAÇÃO DO FONOAUDIOLOGO

A fonoaudiologia é uma profissão da área da saúde que pesquisa que previne, avalia e trata as alterações da voz, fala linguagem, audição, aprendizagem, enfim, da Comunicação Humana.

Na saúde da criança começamos com triagens auditivas Neonatais (“Teste da Orelhinha”) e dificuldades de recém-nascidos para sugar e engolir e também com alterações de fala, leitura, escrita e aprendizagem e também atrasos no desenvolvimento infantil, acompanhamento da evolução psicomotora. Em adolescentes e jovens também são vistos alterações vocais (puberdade e situações atípicas) prevenção e tratamento de defluências na fala e na linguagem (“gagueira” e “fala embolada”) orientações quanto ao uso adequado de equipamentos e em situações que possam prejudicar a audição (fones de ouvido, DJs) reequilíbrio da musculatura de face, lábios e língua no tratamento ortodôntico.

Na saúde da mulher o apoio e incentivo ao aleitamento materno com orientações às mães quanto ao desenvolvimento saudável de seus filhos em diferentes aspectos (vínculo afetivo, linguagem, desenvolvimento psicomotor) problemas de voz relacionados a fatores femininos (mau uso vocal, menopausa, tumores). Na saúde do Idoso as sequelas de AVC ou outras alterações de origem neurológica, dificuldades de mastigar ou engolir alimentos, falhas de memória, problemas na compreensão ou na expressão verbal, indicação e adaptação de aparelho auditivo, mudanças na qualidade da voz.

Na saúde do Trabalhador os problemas decorrentes da exposição ao ruído intenso acompanhamento específico aos profissionais da voz (professores, locutores, advogados, etc.) assessoria a escolas, indústrias e empresas participação em equipes de referência em saúde do trabalhador. Portadores de necessidades especiais usam-se habilitação e a reabilitação de pacientes com alterações de comunicação em geral, audição, mastigação e deglutição, realização de adaptações e outras condutas terapêuticas que visem melhor compreensão e expressão oral, alimentação segura e inclusão social plena e melhoria da qualidade de vida. Na saúde da família, as atuações nas equipes de Saúde da Família visam promover, prevenir, detectar e auxiliar na solução de problemas diversos que envolvam alterações de voz, fala e linguagem, audição e vias de alimentação. Na saúde Mental o favorecimento da socialização e resgate da autoestima, através de estratégias de incentivo à comunicação. Na educação em Saúde a participação em ações socioeducativas em saúde da comunicação multiplicação e facilitação de estratégias que ofereçam informações à população sobre melhorias na qualidade de sua saúde.Quem é o fonoaudiólogo? O fonoaudiólogo é um profissional de Saúde e Educação, com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua de forma autônoma e independente nos setores público e privado. É responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, da função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas mio funcional, orofacial, cervical e de deglutição. Exerce também atividades de ensino, pesquisa e administrativas.

Onde o fonoaudiólogo atua?O fonoaudiólogo é atuante em, unidades básicas de saúde, ambulatórios de especialidades, hospitais e maternidades, consultórios, clínicas, home care, domicílios, asilos e casas de saúde, creches e berçários, escolas regulares e especiais, instituições de ensino superior, empresas, veículos de comunicação (rádio, TV e teatro) e associações.

Quais as especialidades da Fonoaudiologia? São cinco especialidades e hoje reconhecidas pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia: A Audiologia que por meio da audição é que se adquire, normalmente, a comunicação oral. Doenças na gestação, infecções de ouvido, uso indiscriminado de medicamentos, exposição a ruídos intensos e outros podem causar alterações auditivas, comprometendo a comunicação e a qualidade de vida do indivíduo. A Linguagem é a especialidade que trabalha com os aspectos que envolvem a comunicação oral e escrita. O seu desenvolvimento dá-se desde a infância até a idade adulta. Pessoas com problemas de comunicação (expressão e compreensão) podem ter dificuldades na sua integração social e profissional. Motricidade, esta especialidade, o fonoaudiólogo habilita/reabilita funções relacionadas a respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala, propiciando melhores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com