TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Legislação Pertinente A Licenciamento Ambiental

Trabalho Escolar: Legislação Pertinente A Licenciamento Ambiental. Pesquise 806.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 5

Educação Ambiental: Uma necessidade de transformação.

Resumo:

Este artigo tem a finalidade de buscar a construção de uma visão mais consciente da importância da Educação Ambiental (EA) para a conservação de espaços públicos e privados de nossa sociedade. O grande desafio da EA nos dias de hoje é fazer uma reflexão social, formular iniciativas atuantes para que o cidadão participe, aja e mude a situação real do meio ambiente em que se encontra. E para isso, cabe a nós cidadãos que desejam e almeja um ambiente mais limpo e mais conservado fazer a diferença, e conscientizar aos demais a ser igualmente ativo e participante também pela preservação do meio ambiente.

Palavras-chaves: Educação Ambiental. Iniciativas. Transformações.

1. Introdução

O presente artigo apresenta em sua primeira parte o conceito de Educação Ambiental doravante EA. Na qual expõe em seguida o seu papel para a formação da cidadania dos alunos. E como é importante para a preservação do nosso planeta, pois abre um leque para diálogos e iniciativas de atuação no meio ambiente.

Não podemos esquecer que também foi discutido sobre a sustentabilidade, outro tema de grande repercussão nesses dias. Sendo um grande aliado na EA para a conscientização dos cidadãos em todo o mundo.

Na segunda parte desse artigo assistiremos o papel que deve ter os empresários ao que refere sobre a preservação e cuidado do nosso planeta, e o destino que deve ter quanto ao uso de recursos naturais, chamados de resíduos sólidos e semi-sólidos.

E por fim, como esse tema de suma importância pode ser objeto de estudo de modo interdisciplinar para as aulas nas instituições de ensino, promovendo assim um fortalecimento para a conservação natural do nosso sistema e do nosso planeta.

2. Desenvolvimento.

Educação Ambiental tema relevante em quase todas as instituições que busca a preservação do meio ambiente, deve ser discutido em todos os âmbitos da sociedade. Pois, é o futuro do nosso planeta e da humanidade que estão em jogo por conta do excesso dos desperdícios de recursos naturais, contaminação do solo através dos resíduos tóxicos e dos poluentes lançados na atmosfera.

Mas, o que é educação ambiental tema esse tão discutido nos dias de hoje. Para SATO (2004, p.23):

A Educação Ambiental é um processo de reconhecimento de valores e clarificação de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos suas culturas e seus meios biofísicos. A Educação Ambiental também está relacionada com a prática das tomadas de decisões e a ética que conduzem para a melhoria da qualidade de vida.

Compreendendo o que SATO (2004) define sobre Educação Ambiental acabamos de entender a real importância desse processo educativo para a preservação do nosso planeta. Onde o cultural e o social comunicam para o bem em comum.

Ao lermos o livro de Reigota (1998) percebemos que a Educação Ambiental traz como atividade educativa e pedagógica a conscientização, a mudança de comportamento, as competências, o modo de avaliar e a participação conjunta com os alunos para que tudo isso aconteça.

Segundo Pádua e Tabanez (1998) a educação ambiental deva promover o aumento de conhecimentos, a transformação e a troca de valores e o enriquecimento de habilidades, sendo condições mínimas para estimular a integração e a harmonia das pessoas com o ambiente.

Nesse mesmo pensamento o sentido de sustentabilidade, entendemos como uma inter-relação necessária de justiça social, qualidade de vida, equilíbrio ambiental e a ruptura com o atual padrão de desenvolvimento (Jacobi, 1997). Sustentabilidade são ações que requer mudanças não só de mentalidade entre as pessoas, mas de ação delas com o meio ambiente e humanidade.

E para que os grandes empresários tomem dessa mesma consciência, vejamos o que diz a Ethos:

Responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais. (ETHOS, 2012).

E no tocante aos recursos por eles utilizados no meio ambiente temos o órgão da ABNT que diz o uso dos resíduos sólidos e semi-sólido usados no meio ambiente e que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com