TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENVENENAMENTOS ANIMAIS DE COMPANHIA

Por:   •  8/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.601 Palavras (15 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

[pic 2]

Instituto Politécnico de Portalegre

[pic 3]

Escola Superior agrária de Elvas

INTRODUÇÃ0 Á FÁRMACOLOGIA– ENFERMAGEM VETERINÁRIA

ENVENENAMENTO EM ANIMAIS DE COMPANHIA

     

Alunas(os):

Flávia Padilha nº 17008

Susana Leitão nº 19259

ESAE 2018/19

Docente:

Lina Costa

Elvas, 20 de dezembro, 2018

Índice

INTRODUÇÃO        3

PRIMEIROS SOCORROS EM CASA EM CASO DE ENVENENAMENTO        4

EXAMINAR O ANIMAL        4

DADOS FISIOLÓGICOS        5

EXAMINAR O ESPAÇO        5

I-ESTRICNINA        6

SINAIS CLÍNICOS        6

TRATAMENTO        7

II- RATICIDAS ANTICOAGULANTES        7

SINAIS CLÍNICOS        8

TRATAMENTO        8

III- METALDEÍDO (VENENO DOS CARACÓIS)        9

SINAIS CLÍNICOS        9

TRATAMENTO        9

IV- INTOXICAÇÃO POR PERMETRINA        10

INTOXICAÇÃO DA PERMETRINA NOS CÃES        10

INTOXICAÇÃO DA PERMETRINA NOS GATOS        10

SINAIS CLÍNICOS        11

INTRODUÇÃO

O envenenamento em animais de companhia foi o tema eleito para expor neste trabalho. Um dos aspetos tidos em conta na seleção do tema foi, essencialmente, o ensinamento que um enfermeiro veterinário pode tirar para a sua profissão futura. Considerasse de extrema importância um enfermeiro veterinário saber informar o proprietário, quando este contacta a clínica em situações de envenenamento. Os casos de envenenamento são frequentes em clínicas de pequenos animais, tanto as que se situam em centros urbanos como as que se situam em zonas agrícolas. A maior parte dos casos nos centros urbanos são acidentais e isso deve-se, sobretudo, ao facto de os animais serem expostos aos produtos de limpeza e inseticidas correndo assim maior risco de intoxicação. Nas zonas agrícolas os envenenamentos ocorrem sobretudo por contato com os fitofarmacêuticos utilizados no controlo de pragas e com os venenos utilizados no controlo de ratos.

         Por ser um acidente tão frequente é importante que o enfermeiro veterinário saiba esclarecer o proprietário a respeito do perigo das intoxicações e os primeiros socorros que este pode fazer em casa, enquanto não chega à clínica. Estes esclarecimentos deveriam ser dados ao tutor na primeira visita ao veterinário o que geralmente acontece na primo-vacinação.

         São muitas as substâncias tóxicas existentes, quanto á sua origem pode entre variar de animal, vegetal, mineral ou sintética. Estes agentes químicos podem ser capazes de causar danos aos nossos animais, tendo em conta a toxicidade dos mesmos, dose, via de exposição, tempo decorrido para os primeiros socorros, tamanho e forma física do animal.

Os termos intoxicação e envenenamento são sinónimos e referem-se a um transtorno provocado por um tóxico. Agente tóxico é qualquer sólido, líquido ou gás; e venenos são toxinas de origem animal que, ao serem introduzidos nos organismos vivos por qualquer, via (oral, dérmica, respiratória, endovenosa, rinofaríngea), pode interferir com processos vitais das células no organismo. Esta interferência ocorre pelas qualidades inerentes do veneno ou agente tóxico, sem ação mecânica e independentemente da temperatura (OSWEILER,1998)

Este trabalho irá então ser composto por duas partes principais, ensinamentos ao tutor em caso de envenenamento e primeiros socorros em casa, e outra parte sobre alguns venenos. Como este tema é muito vasto decidimos falar só sobre os casos de envenenamento que costumam acontecer com maior frequência e nas duas espécies mais importantes, o cão e o gato. Sobre cada caso debruçamo-nos nos principais sintomas e terapêutica a utilizar.

PRIMEIROS SOCORROS EM CASA EM CASO DE ENVENENAMENTO

Os sintomas de envenenamento em animais de companhia podem ser muito variados e diferentes, dependendo do tipo de substância ingeridos, inalados ou absorvida após entrar em contacto com a pele, os olhos ou as membranas mucosas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (538.1 Kb)   docx (252.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com