TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DNA E Suas Definições

Por:   •  14/11/2014  •  1.666 Palavras (7 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

SIGNIFICADO DE D.N.A 5

TESTE GENETICO 7

REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA NA SÁUDE 8

PARA QUE SERVE O TESTE DE DNA 9

COMO É FEITA A UTILIZAÇÃO DO D.N.A 11

CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

INTRODUÇÃO

O trabalho se refere a dna, aborda os seguintes assuntos, suas estruturas, como se compõem, fala sobre sua descoberta referente aos avanços da ciencia e historia, o seu objetivo quando e onde encontrado, fala a revolução tecnologica na sáude e suas descobertas, para que serve e onde pode ser estraido e como pode ser utilizado.

É um trabalho resumidamente com informações completas para se enteder sobre o dna. 

SIGNIFICADO DE D.N.A

Imagem 1 - Dna descrito

*

Fonte: Astrochem Nucleobases - Google 2014

DNA significa Desoxiribonucleic Nucleic Acid em inglês e traduzido para o português ADN - Ácido Desoxirribonucleico Nucléico.

DNA é a estrutura que compõe toda a informação de um ser. O DNA pode ser obtido através do sangue, da saliva e até mesmo com um fio de cabelo, assim então facilitando no processo de identificação de paternidade, já que o resultado será sempre mesmo com qualquer material usado para o exame de DNA.

O DNA ou ADN é na realidade a chamada molécula da vida, ou seja, todos os seres vivos (ou mesmo os mortos, que algum dia já foram vivos) possuem na sua essência a molécula do DNA. Esta molécula, que reproduz o Código Genético, é responsável pela transmissão das características hereditárias de cada espécie, de pai para filho. quer seja nas plantas, nos animais (aí incluído o homem) ou nos microrganismos Na realidade, a molécula do DNA assemelha-se à estrutura de uma escada, onde os corrimões são formados por fosfato e açúcar e os degraus da escada por sequencias de 4 bases nitrogenadas, adenina (A), timina (T), citosina (C), e guanina (G), ligadas por pontes de hidrogênio, formando a dupla hélice

O final do século XVIII e o início do século XIX foram marco de descobertas que propiciaram um grande avanço no campo das ciências da vida. Em 1953 o cientista estadunidense James Watson com apenas 23 anos, juntamente com Francis Crick, de 35 anos, desvendaram a estrutura da molécula da vida Esta descoberta lhes rendeu Prêmio Nobel. Este passo foi apenas o começo de uma nova Era: A Era da Biotecnologia Moderna, também conhecida por engenharia genética ou tecnologia do DNA recombinante.

TESTE GENETICO

A sequência do DNA de uma pessoa é quase única, logo, é possível usar a radiografia do DNA do cabelo, da pele, ou do sêmen para fins de identificação.

Os seres humanos têm 46 cromossomos, a metade destes cromossomos é da mãe e a outra metade do pai, cada cromossomo é composto por várias moléculas de DNA,que ficam em sequencia única para cada indivíduo, esses cromossomos estão empregados nos núcleos das células e arrumados em pares.

O teste de DNA tem como objetivo identificar a paternidade. O material genético que compõe os genes (DNA) armazena e passa as principais características hereditárias de pais para filhos.

Com exceção dos gêmeos univitelinos, o DNA de cada indivíduo é exclusivo. Cada ser humano possui duas formas de cada gene, uma que recebe da mãe outra que recebe do pai. Mesmo sendo a maioria dos genes iguais entre as pessoas, algumas sequencias do DNA variam entre de pessoa para pessoa.

Essa sequencia hipervariável é encontrada em um cromossomo chamado Loco. Cada loco possui uma forma diferente que é chamada de Alelos. É pela análise dos alelos que podemos identificar e determinar o vínculo genético. O exame de DNA tende a observar e comparar o DNA dos locos, da criança e do hipotético pai.

Quando os alelos de ambas as pessoas estão compartilhados a chance de paternidade tende a ser maior, porém quando os alelos não estão compartilhados,

pode desconsiderar a hipótese de paternidade, pois os alelos do filho que não estão presentes na mãe, consequentemente devem estar no pai biológico da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »