TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE DA RESISTÊNCIA DE ISOLADOS DA BACTÉRIA Escherichia coli À ANTIBIÓTICOS

Por:   •  16/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  25.933 Palavras (104 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 104

DEDICATÓRIA

Hoje o sol brilha mais forte, e minha alma se alegra, com o sentido de missão cumprida, pois a realização deste trabalho é das maiores conquistas que tive na vida, por isto, tenho a honra de dedicá-lo à pessoas especiais, que sempre acreditaram nas minhas competências e sempre procuram despertar-me e motivar-me em não desistir. Dedico esta conquista e sonho real, a minha querida mãe Suzana Gonga Cuxixima (em memória), por ser a minha primeira mentora, por acreditar em mim e criar condições para que eu pudesse chegar até ao alvo. Dedico ainda a Minha Irmã Luzia Orlando Cuxixima António (em memória), que desde cedo tomou o lugar de mãe e não mediu esforços para que nada me faltasse nestes anos de estudante. Dedico ao meu irmão António Orlando Cuxixima, por ser uma das maiores fontes de inspiração que tenho nesta vida.

Dedico em especial a minha esposa, Isilda Joana Lingueno António, porque desde o momento que entrou na minha vida passou a tomar os meus sonhos como seus, a minhas derrotas e minhas conquista como suas. Ao meu primogénito Anthony Gael Lingueno António, que me fez mudar de estatuto, pois passei de filho para pai, e hoje passou a ser a razão do meu viver.

AGRADECIMENTOS

Depois de muitos anos de sonhos, persistência em meio a lutas com derrotas e vitórias, ao chegar ao fim tenho a certeza de que isto só foi possível graças ao apoio incondicional que eu tive, por isto agradeço,

A Deus pelo dom da vida, por ter permitido que eu viesse a este e mundo e fazer a minha história. Por me ter dado a oportunidade de estar rodeado de pessoas especiais, que sempre me apoiaram em dias negros e me deram o seu calor em noites frias.

Aos meus pais, Orlando António e Suzana Gonga Cuxixima (em memória), por sacrificarem suas vidas para me darem sempre o melhor, pela dedicação que tiveram em me educar e me instruir nas diferentes fases da minha vida, serei eternamente grato e não encontro adjectivos para qualificar o que fizeram na minha vida.

Aos meus queridos irmãos, Luzia Orlando Cuxixima António (em memória), António Orlando Cuxixima, Jorge Cuxixima António e Maura Suzana Cuxixima António, pelo companheirismo, apoio moral e financeiro, que sempre tive e tornaram possível terminar este ciclo de formação.

A minha querida esposa, Isilda Joana Lingueno António, pelo apoio incondicional, companheirismo, pelo facto de ter aceitado, ficar muitas horas sem a minha companhia, devido ao tempo que eu tinha de dedicar aos estudos e muito mais nesta recta final.

A toda família Cuxixima, em especial Mateus Francisco Cuxixima, Juliana Fancisco Cuxixima (Tios), pelo apoio moral, financeiro e não só. Pelo facto de terem feito um desafio comigo quando ingressei nesta faculdade no ano de 2011, que era de terminar o mais rapidamente possível. Não consegui cumprir com os 5 anos como estava previsto, mas ainda assim, sou grato, porque isto me serviu de incentivo. Hoje o sentimento é de dever cumprido

A minha orientadora, Mestre Rosa Costa Silva, por todo ensinamento, dedicação, paciência e carinho. Pois não mediu esforços para me orientar e tornar possível a realização deste trabalho.

A Direcção do Hospital Pediátrico David Bernardino, por terem permitido a realização do estudo nesta unidade hospitalar.

Ao meu co-orientador Ismael Rodrigues, o meu muito obrigado, pela atenção e ensino.

A todos os Docentes do Departamento de Ensino e Investigação do Curso de Biologia, da Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto, pelos ensinamentos, acolhimento e colaboração.

A todos os colegas da Faculdade de Ciências, curso de Biologia, em especial, Edgar Vidal Tito Dala, Francisco Adanilsom Siquemene Simão, Matias Guilherme e Maria Luísa Paulo, pelo facto de terem sido não só colegas, mas sim verdadeiros amigos e irmãos. Por terem partilhado comigo as inúmeras dificuldades e conhecimentos, ao longo destes anos de formação.

A todo pessoal do Grupo Estrelas do Oriente, em especial Domingos Bernardo Xirimbimbe, pois desde cedo passamos a ser influência e inspiração um para com o outro, com isto aprendi a aceitar que “a diferença faz o mundo, e que unidos somos mais fortes”.

Aos meus padrinhos, Lúcia Fortunato António Cuxixima, Albertino Abel Ekandy Chicapa e Danel Ana Lingueno Chicapa, muito obrigado pelo carinho, e pelo apoio incondicional que me têm prestado.

As Direcções das Instituições, Escolas São José de Cluny e Colégio Amadurecer, por porem sempre em primeiro lugar a formação do seu pessoal, por terem permitido as minhas faltas e atrasos por causa das aulas na faculdade. Aos colegas destas duas intuições de ensino, obrigado pelo apoio e incentivo aos estudos.

Ao querido, pai e amigo Carlos Domingos, por ter sido o grande mestre, pois consigo aprendi muitas lições desta vida, quando no primeiro ano tu ias para o serviço e me deixavas sempre a porta da faculdade, depois de uma caminhada curta de casa até lá, mas que o seu percurso era tão agradável, apesar do congestionamento e mau estados das nossas vias. Lembrarei para todo sempre desses momentos, pois era ali onde eu tinha a minha primeira aula do dia e apesar de chegar tarde as aulas, nos momentos passados consigo, eu já tinha o dia ganho.

A todos aqueles que directa e indirectamente fazem parte da minha vida, não encontro espaço para mencionar cada um de vocês, mas saibam que vós sois especiais, e serei eternamente grato pelo facto de sempre acreditarem em mim, pelo apoio incondicional e por terem orado para que cada dia eu pudesse ter várias conquistas nesta vida, em especial esta.

RESUMO

A resistência bacteriana aos antibióticos é actualmente um dos problemas de saúde pública mais relevantes, uma vez que muitas bactérias anteriormente susceptíveis aos antibióticos usualmente utilizados, deixaram de responder a esses mesmos agentes e por este motivo responsáveis por consequências clínicas e económicas graves, relacionadas com o aumento da morbi/mortalidade. O presente trabalho teve como objectivo realizar um estudo observacional retrospectivo sobre a sensibilidade da Bactéria da espécie E. coli, isolada de amostras de fezes de crianças, a antibióticos ampicilina, amoxacilina, cloranfenicol, ciprofloxacina, cotrimaxazol, ácido nalidíxico e gentamicina, no HPDB, no período de Abril à Junho de 2018. O estudo foi do tipo observacional, retrospectivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (165.3 Kb)   pdf (300.8 Kb)   docx (111.1 Kb)  
Continuar por mais 103 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com