TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Ecologia

Por:   •  21/6/2022  •  Seminário  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 2

Prova 3 Ecologia

Aluna: Gabrielle Ananias Arantes

Matrícula: 12111EAB003

1) O tamanho populacional das espécies flutua ao longo do tempo e do espaço. Imagine duas populações: a primeira (população A) com K = 300 e N = 150 e a segunda (população B) com K = 120 e N =60. Responda as perguntas a seguir de acordo com as informações fornecidas em cada cenário:

a) Se a população A apresenta taxas de natalidade de 1.25 enquanto a população B apresenta taxas de natalidade de 0.50. Qual deve atingir a capacidade suporte mais rápido? Por quê?

A população A. Analisando as espécies em questão nota-se que metade da população é fêmea, com isso essa população teria maior quantidade de filhos, porém poderia acarretar futuramente na taxa de mortalidade mais alta.

b) Quais as implicações dessas diferenças acima para situar as populações ao longo do contínuo rápido-lento de histórias de vida? Exemplifique com figuras de padrões de oscilação de tamanho populacional em A e B.

Seriam os predadores, parasitas, alimentação e o clima.

c) Um incêndio atinge a região onde a população B está inserida, reduzindo a capacidade suporte para 80. Como isso afeta a taxa de crescimento populacional em relação ao momento inicial antes do incêndio? Quais processos podem ser responsáveis por essa alteração nas taxas de crescimento da população?

Através do aumento da mortalidade, o incêndio afeta diretamente na capacidade dos recursos do ambiente e de sobrevivência, que influenciam na taxa de mortalidade, e consequentemente a de natalidade também, essa alteração é a regulação externa.

d) Em um novo cenário, a população da espécie A agora ocorre em dois ambientes distintos. Em um deles, a presença de parasitas transmitidos através de contato direto entre indivíduos é baixa. No outro ambiente, a presença de parasitas é bem alta, aumentando as taxas de mortalidade dos indivíduos. Como a maior pressão de parasitismo pode moldar estratégias de história de vida em cada local (ou seja, compare as estratégias de vida em ambientes com alto e baixo parasitismo)?  

O fato da presença da dinâmica dos parasitas e presas serem dinâmicas casadas, com isso onde existem poucas presas, há poucos parasitas e onde existem muitos parasitas existem poucas presas. Com isso observamos que o aumento populacional dos parasitas, leva a diminuição da presa, pois existe menos recurso. Pode-se concluir que a presença de parasitas regula a presença de presas criando um ciclo de história de vida.

e) O principal trade-off existente nas histórias de vida é o trade-off entre sobrevivência e fecundidade. Explique, usando o conceito de valor reprodutivo, porque esse trade-off ocorre.

Existem duas estratégias a R e a K, na estratégia R há um maior investimento reprodutivo e uma longevidade curta, acontece porque seu cuidado parental é baixo, já na estratégia K a longevidade é longa e há um menor investimento reprodutivo, tendo um maior cuidado parental, fazendo com que a mortalidade seja baixa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com