TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecologia: Formulário Para Atividade Online 

Por:   •  21/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 4

Formulário para Atividade Online – AO 02 

Nome da Disciplina:

Ecologia

Cursista:

Zenilda Pereira de Almeida

Pólo:

UAB/Mineiros

Tutor:

Vanessa

Turma:

B

Atividade:

Produção Textual

Texto 1: Produza um texto sobre a competição interespecífica, contendo a definição do conceito, sua aplicabilidade na natureza e destacando quais fatores implicam na amenização de seus efeitos e permitem a coexistência entre competidores.

Texto 2: Produza um texto sobre a interação predador-presa, contendo a definição do conceito, as implicações ecológicas e evolutivas desta interação e a importância da predação para manutenção da biodiversidade.

Texto 3: Produza um texto sobre estrutura de comunidades, que contenham o conceito de biodiversidade, riqueza de espécies e equitabilidade, os padrões de riqueza de espécies e os fatores que os influenciam e as escalas de mensuração da diversidade (alfa, beta e gama).

Texto 1:

Competição interespecífica

Competição interespecífica é quando a competição é realizada por indivíduos de espécies diferentes, por meio de sobrevivência, crescimento e fecundidade eles sofrem redução devida os recursos explorados por todas as espécies.

Dessa forma os fatores que faz com que aconteça uma amenização nos recursos são justamente o fato de que o recurso utilizado por uma determinada espécie fica indisponível para a outra espécie e vice e versa. Dessa forma os recursos aumentam conforme aumenta a população, os competidores se coabitam sem que aja um desequilíbrio desordenado.

É necessário que ocorra a competição entre as espécies em um habitat, porém se essa competição não ocorrer de forma equilibrada, poderá haver mais predadores do que presas, isso ocorrendo não havendo equilíbrio muitas espécies acabam sendo extintas.

Na natureza ,assim como no nosso dia a dia tudo deve ser equilibrado ,pois somente com harmonia em todos os fatores as coisas fluíram de acordo ao esperado. Dessa forma a predação e os distúrbios ambientais são fatores essências para coexistência.

 

Texto 2:

Interação predador-presa

A  interação predador-presa,tem sua definição onde ele mata ,captura e consome as presas inteiras. Os predadores sozinho possuem mais chances de morrerem ,enquanto as presas sozinhas aumenta muito.A interação entre presa e predador para a presa é muito ruim para a presa pois quanto mais eles aumentarem mais são os números de ,mortos ,uma vez que eles se alimentam somente das presas,já as presas quanto mais aumentam maior as chances de sobrevivência uma vez que eles se alimentam de diversas espécies diferentes.

Essa implicação em relação à evolução, interação e controle da biodiversidade diz muito a respeito do ciclo em que presas e predadores estão enfrentando. Pois esse ciclo é rotativo, ou seja, aumenta as presas diminuem os predadores, aumentam os predadores diminuem as presas esse ciclo é rotativo e deve ser vivido em total equilíbrio, pois só assim a biodiversidade é preservada. Caso haja um desequilíbrio nesse ciclo acaba por comprometer o equilíbrio ideal e volta ao ciclo novamente pelo ponto começado,ou seja,se houver mais pressas o ciclo começa nelas,se houver mais predadores são eles quem darão inicio ao ciclo.

Sabemos que existem diversos tipos de interação como parasitimos, competitismo, positivo negativo, porém se convertido a Lotka Volterra, quebra tudo isso exemplificado para o dois a dois ou seja em uma interação sempre será necessário  que haja um par.

Estrutura de Comunidade

  • A estrutura de uma comunidade é  descrita tanto pela riqueza específica quanto pelas diversidade especificas  .Essa estrutura tem por influencia tanto  fatores abióticos como  bióticos, nível de distúrbios,eventos aleatórios além das interações entre as espécies.
  • Para que a comunidade seja estruturada alguns fatores são imprescindíveis, são eles freqüência de distúrbios, heterogeneidade, interações entre organismos, padrões climáticos, além da geografia do local.
  • Uma comunidade é composta pela espécie fundadora, que é a espécie que tem o papel  na criação como na definição de uma comunidade,no entanto cabe a ela o papel de preparar essa comunidade para que as outras espécies que a ela se achegarem.
  • Dentre as espécies fundadoras temos as algas pardas, os castores, os corais de um recife,
  •  Temos as espécies-chaves, que diferencia da fundadora pelo fato de estarem no topo da cadeia alimentar como predadoras modificam seu ambiente, etc. A estrela-do-mar da zona intertidal é uma espécie chave que tem por presa os mexilhões.
  • Uma das modificações que sofrem o ambiente de uma espécie chave pode citar as cracas e as algas, que quando as estrelas estão presentes elas aumentam, quando não estão elas desaparecem quase tudo e os mexilhões aumentam.
  • Outra espécie que compõe a comunidade são as espécies invasoras, que ao serem introduzidas em outro habitat além de modificar pode até levá-los a extinção, uns exemplos dessa espécie têm a carpa asiática que podem prejudicar os peixes natos do ambiente onde foram inseridas.
  • O kadzu é outro exemplo de plantas invasoras que podem dominar completamente o ambiente onde forem inseridas se o numero de predadores forem reduzidos,uma vez que elas crescem 30 cm diariamente ,assim rapidamente tudo que estiver ao seu redor fica completamente coberto.
  • As espécies invasoras também são composta pelos mexilhões-zebra, besouro-verde, erva-alheira, estorninho europeu, salgueirinha -roxa  e espinheiro comum.
  • Podemos dizer que a diversidade é composta por elementos, esses elementos são os seres vivos que habitam em uma região, num habitat ou mesmo no planeta, no entanto são esses elementos, a diversidade alfa, beta e gama. A diversidade alfa é composta  pelas   riqueza local de espécies em um habitat; a diversidade  gama composta  pelas riquezas totais de espécies ao longo da região e a diversidade beta  é corresponde a mudança na composição de espécies ao longo de gradiente espacial ou ambiental na área em que está sendo estudada.
  • Sendo assim podemos dizer que a estrutura de comunidade é um estudo bem amplo, com muita riqueza de conhecimento.
  •  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (64 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com