TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Ecologia

Por:   •  4/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade

1- O que é riqueza de espécies?

Riqueza de espécie é a quantidade ou abundância numérica de uma espécie em uma comunidade.

2- O que é diversidade de espécies?

É a variedade de espécies em uma determinada comunidade.

3- Como a riqueza se modifica segundo a teoria do distúrbio intermediário?

Essa hipótese prevê que a riqueza de uma comunidade vegetal poderá ser maior, com níveis de distúrbios moderados em frequência e intensidade. Logo, se o distúrbio ocorre com frequência à riqueza diminui, pois as espécies intolerantes aos distúrbios tornam-se totalmente extintas. Se os distúrbios são infrequentes a riqueza também diminui porque as espécies dominantes ocupam os recursos e eliminam fracos competidores.

4- Se conhecermos as características competitivas das espécies que

habitam um hábitat é possível inferir sobre "o que vai acontecer com uma comunidade após uma perturbação de nível médio"?

Como a comunidade sofreu uma perturbação de nível intermediário, o espaço aberto será colonizado por novas espécies, se estabelecerão novos organismos, formando uma nova comunidade que competirá pelos mesmos recursos das espécies pioneiras, onde a espécie de sucessão média por ser menos exigente em recurso, eliminará a espécie pioneira por competição.

5- Você entendeu o que significa "comunidade previsível" e "comunidade não previsível"?

“Comunidade previsível” é uma comunidade que não é interrompida por forças externas, não sofre muitas perturbações em seus estágios sucessionais, onde a sucessão é bastante direcional, tornando previsível essa comunidade chegar ao clímax estável. E “comunidade não previsível” é uma comunidade que sofre muitas perturbações em todos os estágios, fazendo com que a sucessão não seja previsível chegar ao clímax.

6- Caracterize plantas de sucessão inicial e sucessão tardia.

As plantas de sucessão inicial se caracterizam por apresentarem um estilo de vida fugitivo, apresentam eficiente dispersão de sementes, aumentando suas chances de serem as primeiras colonizadoras. São reprodutoras precoces e deixando logo descendentes em nonos sítios. As de sucessão tardia a fecundidade é baixa e moderada, por possuírem sementes maiores, a dispersão é menos eficiente tendo fases juvenis mais longas, essas plantas também são tolerantes a recursos escassos.

7- A sucessão atinge o clímax? O que é isso?

Segundo o texto em algumas comunidades sim, como a sucessão de macroalgas marinhas sobre uma rocha revolvida, chegou ao clímax em apenas uns anos. Outras comunidades não conseguem chegar, pois precisam de mais tempo para atingir ao clímax e no decorrer desse tempo pode sofrer outra perturbação. Clímax é o último estagio alcançado por uma comunidade, onde atinge o grau máximo de desenvolvimento e equilíbrio. Onde essa comunidade se apresenta bem sustentável e duradoura, se mantém

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com