TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE CURSO DE BIOMEDICINA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA CLÍNICA

Por:   •  19/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE CURSO DE BIOMEDICINA

DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA CLÍNICA

Questões – Diagnóstico Laboratorial da Diabetes

O material deverá ser entregue manuscrito pela dupla que realizou a prática e entregues na próxima aula prática. Não esqueça de colocar as referências utilizadas.

Parte 1 – Revisão da aula teórica:

  1. Descreva as principais diferenças entre diabetes tipo 1 e 2 (máximo 8 linhas).

        A diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, O sistema imunológico ataca as células betas causando uma diminuição ou inibição da liberação de insulina, isso resulta na permanência da glicose no sangue.

        A diabetes tipo 2  ocorre quando o organismo não consegue utilizar da maneira correta a insulina produzida ou não consegue produzir insulina suficiente para controlar a taxa de glicemia.

  1. Cite os principais testes laboratoriais utilizados no diagnóstico da diabetes e qual a principal função de cada um deles.
  • Glicose de jejum: é um exame que mede o nível de açúcar no seu sangue naquele momento. O exame de glicemia de jejum serve para fazer o diagnóstico de hipoglicemia ou hiperglicemia.
  • Glicemia aleatória: Geralmente é medida com o glicosímetro, sem qualquer preocupação com jejum,  avalia a glicose presente no sangue capilar, gerando um resultado imediato com uma pequena amostra de sangue. Esse teste mostra o valor imediato da glicemia, é como se fosse uma “fotografia” daquele momento. Graças à esses testes é possível conhecer as variações do nível de glicemia que ocorrem durante o dia e ajustar a medicação e as doses de insulina de acordo com ela, de modo a evitar situações de glicemia aumentada (hiperglicemia) e de glicemia baixa (hipoglicemia).
  • TOTG: é um exame laboratorial que é geralmente utilizado para realizar o diagnóstico de pré-diabetes, diabetes, resistência à insulina ou disfunção de células beta do pâncreas, o fundamento do teste é dosar a glicose nestes intervalos e avaliar se a glicose está a ser metabolizada pela insulina, Quando a insulina não age de forma correta, diz-se que o paciente tem resistência à Insulina. Se essa resistência for muito acentuada o paciente pode desenvolver diabetes mellitus tipo II, sendo, neste caso, necessário tratamento.

  1. Qual é o material preferencial para a dosagem da glicemia e porquê?

        O plasma fluoretado é o material preferencial, pois o fluoreto faz com que as células parem de consumir a glicose, fazendo com que a amostra fique estável por até 72h horas após a colheita.

Parte 2 – Aula prática:

  1. Relate o resultado obtido na aula prática (em absorbância) e apresente os cálculos para encontrar a concentração de glicose e HbA1C nas amostras.

glicose: Absorbância: Padrão: 0,221 Teste: 0,177

FC= 100/0,221= 452,48

[ ]Glicose= 452,48*x0,177= 80,09mg/dL

HbA1C: Absorbância: A1: 0,190  A2: 0,813

%HbA1C= (0,190/0,813) X 15,87 = 3,70%

  1. Relacione os resultados encontrados em aula prática com os valores de referência, indicando possíveis interferentes e interpretando os mesmos.

De acordo com a sociedade brasileira de diabetes, os valores e glicemia abaixo de 100mg/dL são considerados normais, assim a amostra analisada apresenta um valor considerado normal.

Já no teste de hemoglobina glicosilada os valores de referência estabelecidos para a clínica é abaixo de 6,5, segundo a sociedade brasileira de diabetes, portanto a amostra está dentro no nível de normalidade.

  1. Descreva o princípio dos métodos utilizados em aula prática (máximo 5 linhas para cada):
  1. Dosagem de glicose.

Para a dosagem se utilizou 3 tubos. O primeiro tubo sendo o branco de reação no qual é adicionado 1ml de reagente. O segundo tubo é o denominado padrão, no qual é adicionado 1ml do reagente e 10µL do padrão de glicose que corresponde a 100mg/dL. O último então é o tubo teste onde é adicionado 1ml do reagente e 10µL da amostra de plasma fluoretado. Os tubos foram colocados em banho maria por 10 minutos a 37ºC e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (116.4 Kb)   docx (749.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com