TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biologia e Vida

Por:   •  2/6/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.341 Palavras (14 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 14

FILO PLACOZOA

Características do filo.

  • Metazoários achatados diminutos formados por camadas superior e inferior de células ciliadas.
  • As células têm conexões intercelulares por desmossomos.
  • Têm esferas brilhantes singulares na camada de células superiores, possivelmente estruturas defensivas.
  • Não têm sistema nervoso estruturado, músculos ou sistema digestivo.

Reprodução.

Em reprodução assexuada por fissão de todo o corpo em dois indivíduos novos e também pelo processo de brotamento, que forma numerosos “enxames” flagelados pluricelulares, cada qual formando um novo indivíduo. Trichoplax também pode regenerar as partes danificadas do seu corpo. A reprodução sexuada, seguida por um período de desenvolvimento de divisões celulares holoblásticas e crescimento.

Alimentação.

alimenta-se por fagocitose de detritos orgânicos usando a superfície inferior, que pode contrair para formar uma “câmara alimentar”.

Digestão.

Embora não exista evidência de digestão extracelular, é possível que Trichoplax secrete enzimas digestivas sobre seu alimento dentro de uma bolsa digestiva da camada inferior.

Movimento.

Movimenta-se por deslizamento ciliar ao longo de uma superfície sólida e esse movimento é facilitado pelas alterações ameboides irregulares da forma do organismo ao longo das bordas do seu corpo.

Representantes.

Placozoa é constituído por apenas uma espécie, Trichoplax adhaerens.

A existência de uma segunda espécie, Treptoplax reptans, ainda não foi totalmente confirmada.

FILO CNIDARIA

Características do filo.

  • Metazoários diploblásticos com ectoderme e endoderme separadas por uma mesogleia (primariamente) acelular derivada da ectoderme ou por um mesênquima parcialmente celular.
  • Têm estruturas aderentes ou urticantes exclusivas conhecidas como cnidas; cada cnida está localizada dentro de uma célula, o cnidócito, na qual é produzida. As cnidas mais comuns são conhecidas como nematocistos.
  • Apresentam alternância de gerações entre polipoide assexuada e medusoide sexuada.
  • Simetria radial é a essência do plano corpóreo dos cnidários.
  • Os cnidários não têm órgãos especiais para trocas gasosas ou excreção.

Reprodução.

A reprodução assexuada ocorre em muitos cnidários e a regeneração depois de danos significativos é comum. Muitas anêmonas podem ser cortadas ao meio e as duas metades regeneram-se perfeitamente. Algumas vezes, os danos produzidos na região oral resultam na formação de duas ou mais bocas, cada qual com seu próprio conjunto de tentáculos alimentares. os ciclos de vida dos cnidários frequentemente envolvem um estágio de pólipo para reprodução assexuada, que se alterna com um estágio medusoide sexuado responsável por formar as larvas plânulas típicas.

Desenvolvimento.

O desenvolvimento dos antozoários é menos complexo e, em geral, envolve uma larva plânula móvel que se instala e cresce em um pólipo adulto séssil.

Cnidas.

ssas estruturas têm várias funções, incluindo captura de presas, defesa, locomoção e fixação. São produzidas no interior das células conhecidas como cnidoblastos, que se desenvolvem a partir das células intersticiais da epiderme e, em muitos grupos, também na gastroderme. Quando as cnidas estão totalmente formadas, a célula é apropriadamente denominada um cnidócito.

Movimento.

Os elementos contráteis dos cnidários originam-se de suas células mioepiteliais, conjuntos de fibrilas longitudinais e circulares.

Circulação.

Os cnidários não têm sistema circulatório independente. O celêntero desempenha essa função até certo ponto circulando os nutrientes parcialmente digeridos pelo interior do corpo, absorvendo escórias metabólicas da gastroderme e, por fim, expelindo todos os tipos de produtos indesejados pela boca.

Sistema nervoso.

O sistema nervoso é formado por uma (ou mais) rede simples de células neurais compostas por neurônios nus e apolares em sua maioria.

Órgãos dos sentidos.

Os neurônios estão dispostos em dois conjuntos reticulares, conhecidos como redes nervosas – uma entre a epiderme e o mesênquima e outra entre a gastroderme e o mesênquima. A existência dessas duas redes nervosas ectodérmica e endodérmica é singular aos cnidários.

Alimentação.

Todos os cnidários são carnívoros (ou parasitas). Nos casos típicos, os tentáculos alimentares repletos de nematocistos capturam a presa animal e levam-na até a região da boca, onde ela é ingerida por inteiro.

Digestão.

Inicialmente, a digestão é extracelular e ocorre no celêntero. A gastroderme é abundantemente suprida de células produtoras de enzimas, que facilitam a digestão. O produto dessa quebra preliminar é um caldo encorpado, do qual polipeptídios, gorduras e carboidratos são captados pelas células nutritivo-musculares por fagocitose e pinocitose. A digestão é concluída no meio intracelular dentro dos vacúolos alimentares. Os restos não digeridos no celêntero são expelidos pela boca.

FILO CTENOPHORA

Características do filo.

  • Alguns adultos e a maioria das formas juvenis têm um par de tentáculos longos, geralmente retráteis dentro de bainhas.
  • São monomórficos, sem alternância de gerações e sem qualquer tipo de estágio de vida séssil fixo.
  • Simetria birradial; o eixo corporal é oral–aboral.
  • Têm estruturas exocíticas adesivas, conhecidas como coloblastos.

Reprodução.

Reprodução assexuada: Os ctenóforos podem regenerar praticamente qualquer parte perdida, inclusive o órgão sensorial apical. Quadrantes inteiros e até mesmo metades completas podem ser regeneradas.

Reprodução sexuada: As gônadas surgem nas paredes dos canais meridionais. os ctenóforos pelágicos liberam seus gametas pela boca para as águas do mar circundantes, onde ocorre a autofecundação ou a fecundação cruzada. A clivagem dos ctenóforos não pode ser classificada facilmente como espiral ou radial. Durante o início da clivagem, os primeiros quatro blastômeros formam-se por duas clivagens meridionais habituais, que marcam os planos de simetria do animal adulto. A terceira divisão também é praticamente vertical e resulta em uma placa curvada de oito células (macrômeros).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (110.9 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com