TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia. A Origem da Vida

Artigo: Biologia. A Origem da Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Artigo  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 2

BIOLOGIA

ORIGEM DA VIDA

Geração Espontânea de Aristóteles (Abiogênese)  Corrente que acredita que a vida tem uma origem não biológica. A base dela é que as coisas não-viva tinham um principio vital, e a partir desse principio coisas vivas poderiam surgir.

Francisco Redidescobre que as larvas que pousam na carnenão surgem espontaneamente, e sim aparecem porque as moscas colocavam ovos sob a carne. Ele fez um experimento: pegou alguns potes e colocou pedaços de carne em cada um, alguns ficaram abertos e outros ele colocou uma tela. Os potes abertos ficaram cobertos de larvas e moscas, enquanto os tampados estavam com estado anterior. Desta forma, ele comprovou que as larvas vinham das moscas.

As pessoas que acreditavam na geração espontânea diziam que os organismos não conseguiam se reproduzir e voltou novamente a geração espontânea.

John Needhamfez uma série de caldos nutritivos (mistura de água e vários nutrientes), ele pegava um frasco e enchia com um caldo nutritivo, aquecia e tampava. Depois disso, ele percebia que apareciam microorganismo. Contudo, esse experimento tinha falhas, pois ele não fechava o pote corretamente, e além disso, aquele material já estava contaminado.

Quem percebeu essas falhas foi o LazzaroSpallanzani, que repetiu os experimentos. Porém, ao invés de aquecer, ele fervia o caldo, matando os microrganismo e tampava para não entrar mais nenhum, porém ainda não conseguiu derrubar a abiogênese, pois ele assim estava destruindo a força vital.

Louis Pasteurfez um experimento parecido com o do Spallanzani. Ele fez o experimento do FRASCO-PESCOÇO de Cisne, ele pegou um frasco, colocou um caldo e ao invés de fechar o frasco ele colocou um pescoço curvo, que por ser inclinado pra baixo e ter uma curva ele impedia que os microorganismo que viesse do ar entrassem, subissem e acabassem contaminando o caldo nutritivo. Eles ficavam retidos na curva de baixo, então o pescoço de cisne funcionava como um filtro.

Ele comprovou a Biogênese  Todo ser vivo tem uma origem biológica. A partir daí surge um grande questionamento. Se todo ser vivo, surge de outro ser vivo, quem foi o primeiro? Daí surgiu outra teoria, o grupo achava que a vida vinha de fora da terra. A nome da teoria era Panspermia Cósmica: algo como uma bactéria vinda de um meteoro. Primeiro problema: não explica origem da vida, só transfere pra outro lugar.

A vida surgiu aqui. A Terra naquela época era uma rocha muito quente, instável, cheia de vulcões ativos, a atmosfera era composta por vapor de água, hidrogênio, metano e amônia. Não existia camada de ozônio. Essas condições promoveram o surgimento da vida.

Aleksandr Oparin desenvolveu a seguinte teoria: esses compostos inorgânicos, através de reações químicas promovidas pelos raios e pela radiação ultravioleta, teriam formados compostos orgânicos. Foram esses compostos que começaram a formar moléculas maiores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com