TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR ( ESCOLA DE CIÊNCIAS DA VIDA)

Por:   •  21/7/2016  •  Relatório de pesquisa  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 3

A BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR ( ESCOLA DE CIÊNCIAS DA VIDA)

A Biologia Celular e Molecular constitui uma fração de grande importância no aprendizado das ciências da saúde onde seu estudo engloba uma gama de perspectivas para o entendimento de como a vida, observada em níveis de organização celular, se processa. O progresso deste ramo da ciência torna-se cada vez mais evidente no século XXI, contando com novas descobertas e perspectivas sobre o câncer, as variabilidades genéticas que influenciam um tratamento farmacológico mais adequado, uso da biotecnologia para produção de novos medicamentos, como a insulina, prática forense com uma ferramenta indispensável para identificar possíveis suspeitos criminais e como um clássico exemplo para determinar-se a paternidade ou a maternidade de uma pessoa. Além disso, com a conclusão do sequenciamento de todo genoma humano e de muitos outros organismos, o entendimento das funções celulares e dos genes que estão presentes nestas células vão se tornando cada vez mais claros para a ciência.

Anteriormente, a Biologia Celular e Molecular era um ramo visual-descritivo sobre as células e suas funções. Com o advento de novas tecnologias, esta ciência passou a ser menos visual e mais experimental-dedutiva, onde os processos que são invisíveis aos olhos dos mais aferidos e potentes microscópios já produzidos são provados por intermédio de milhares de reações químicas diferentes e interpretadas em equipamentos específicos para cada ocasião. Esta ciência por si utiliza também a multidisciplinaridade, contanto com os princípios da Genética e da Bioquímica para obter seu fundamento. Porém, sua diferença para com outros ramos da ciência é um de seus pontos cruciais denominado de “dogma da Biologia Celular”, onde consiste no entendimento de que o DNA torna-se RNA, o RNA torna-se uma proteína e a partir desta, se desenrolam todos os eventos celulares. Deste preceito descrito acima, as interações entre DNA, RNA, proteínas e outras substâncias que serão discutidas mais a frente, dão o aporte para se compreender de maneira clara de como a célula sobrevive, se multiplica, se comunica, se programa, se movimenta, ativa determinada função em um tempo x e desativa outra em um tempo y e, em casos mais sutis, se autodestrói.

Podemos afirmar que os eventos celulares não fogem das leis químicas e físicas que vão das interações entre moléculas de polaridades semelhantes até os postulados da termodinâmica onde seus estudos afirmam a tendência à desordem. A complexidade das células consiste em harmonizar de maneira brilhante essas leis para manter um equilíbrio dinâmico consigo mesmo e com suas semelhantes. De maneira mais brilhante ainda, o poder de complexidade e organização celular é tamanha ao ponto de que uma única célula seja capaz após longos processos de modificação conseguir se diferenciar em diferentes tipos celulares, cada qual exercendo uma função específica, em organismo e ainda sim estabelecendo uma interdependência entre elas apesar de suas diferenças. Mesmo sabendo-se destes processos, o tempo que leva para esta diferenciação a nível molecular ocorrer e os processos refinados envolvidos na comunicação entre as células ainda são questões a serem respondidas.

Apesar de toda esta complexidade envolvida nas unidades celulares, todos os seres vivos compartilham entre si praticamente uma mesma maquinaria celular no curso de sua vida. O exemplo mais clássico e consequentemente mais exuberante de todos é que independente do tipo de vida que se estude, todos transmitem a informação a informação para seus herdeiros por intermédio de uma molécula de DNA. As sequencias lineares de apenas quatro letras – A, T, C e G – definem com maestria o que os organismos foram, são, e, muito mais que sua história, a comparação destas sequencias entre diferentes seres vivos permite-nos determinar suas semelhanças no decorrer da evolução. E quanto mais se verifica estas comparações, mais se afirma que todo e qualquer ser vivo deriva de um único ancestral comum que foi se diversificando de maneiras distintas de acordo com o ambiente em que vivia com o intuído de adaptação e sobrevivência. Torna-se claro para nos então que a vida no curso ao longo da história interliga-se entre todos os organismos, seja ele simples ou extremamente complexo, tornando o estudo da Biologia Celular e Molecular um assunto indispensável para o entendimento da vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com