TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Bioética e Biossegurança em Saúde

Por:   •  10/9/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

DISCIPLINA

Bioética e Biossegurança em Saúde

PROFESSOR(A)

ALUNO(A)

MATRICULA :

 Durante muitos séculos a medicina foi usada de forma arbitraria, isso significa que os pacientes eram submetidos a procedimentos sem nenhum poder de escolha e de maneira totalmente abusiva. Um dos maiores relatos sobre esses abusos aconteceram durante a Segunda Guerra Mundial, onde os nazistas pegavam judeus nos campos de concentração e deixavam a disposição dos médicos para serem usados em qualquer tipo de pesquisa, muitos ficaram desfigurados , incapacitados  ou perderam a vida.

 Após a segunda Guerra Mundial, os representantes dos governos do Reino Unido, Estados Unidos, França e União Soviética ,constituíram um acordo para decidir que atitudes tomar em relação aos crimes ocorridos durante a guerra. Onde 20 dos 23 acusados eram médicos ,assim surgiu o Tribunal de Nuremberg, conhecido como, código de Nuremberg .

 Os juízes do Tribunal Nuremberg, conheciam a importância do juramento Hipocrático e consequentemente a obrigação de não maleficência, significa a obrigação do médico em primeiro lugar não fazer mal ao seu paciente,e reconheceram que isto não era suficiente para proteger os voluntários de uma pesquisa. Então eles criaram um conjunto de 10 princípios centrados não no pesquisador,mas no sujeito participante da pesquisa.

   Assim nasceu o código de Nuremberg, este rege as regras da ética em pesquisa com seres humanos , tornando possível o conhecimento e a autonomia do pesquisado, sem diminuir a importância das pesquisas médicas, no desenvolvimento humano e o avanço da tecnologia, na cura de muitas doenças e na melhora da qualidade de vida em geral. Por fim, é uma forma de entender melhor a sociedade e suas necessidades , visando o bem comum.

Referências :

https://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/COMITE-ETICA-PESQUISA-HUMANO/Breve%20hist%C3%B3ria%20da%20%C3%A9tica%20em%20pesquisa.pdf

https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_95157_1/outline/scorm/launchFrame?toolHref=https:~2F~2Fsereduc.blackboard.com~2Fwebapps~2Fscor-scormengine-BB5d2e2e7dd5953~2Fdelivery%3Faction%3DlaunchPackage%26content_id%3D_5160795_1%26course_id%3D_95157_1%26from_ultra%3Dtrue&courseId=_95157_1&contentId=_5160795_1

https://www.ghc.com.br/files/CODIGO%20DE%20NEURENBERG.pdf

https://www.todamateria.com.br/tribunal-de-nuremberg/#:~:text=Pela%20primeira%20vez%20na%20Hist%C3%B3ria,n%C3%A3o%20foi%20escolhida%20por%20acaso.

[ENTREVISTADO

IDADE

PROFISSÃO

RESPOSTA DO ENTREVISTADO

1

22

Aux. Administrativo

Entrevistado concorda com a pesquisa em seres humanos. Afirma que pode ser doloroso , mas contribui para a evolução humana.

2

23

Estudante

Entrevistado discorda com a pesquisa em seres humanos.Afirma que com o avanço da tecnologia, por exemplo, é notório que pode-se utilizar outros meios como forma de pesquisas.

3

34

Analista Comercial

Entrevistado concorda com a pesquisa em seres humanos. Afirma que se são para fins humanos, não há motivos para não testar em quem de fato utilizará.

4

24

Professor

Entrevistado discorda com a pesquisa em seres humanos. Afirma que existem possibilidades de criação de material que se identifica como um corpo .

5

17

Estudante de enfermagem

Entrevistado discorda com a pesquisa em seres humanos. Afirma que não é justo colocar a vida de um ser humano em risco, existem ratos para serem testado. 

6

43

Encanador

Entrevistado discorda com a pesquisa em seres humanos. Afirma que vidas não podem servir de teste. 

7

30

Administrador

Entrevistado concorda com a pesquisa em seres humanos. Afirma que os testes são mais precisos.

8

24

Assistente Administrativo

Entrevistado concorda com a pesquisa em seres humanos. Afirma que através dos humanos, sabemos de doenças, curas, remédio que funcionam, de todo o conhecimento de hoje.

9

28

Autônoma

Entrevistado discorda com a pesquisa em seres humanos. Afirma que abre um precedente perigo a saúde.

10

24

Maquiadora

Entrevistado discorda com a pesquisa em seres humanos. Afirma que

dever existir outras formas sem envolver seres humanos ou animais !  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (103.8 Kb)   docx (48.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com