TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CARACTERIZAÇÃO DE EUCARIONTES BASAIS: PROTOZOÁRIOS

Por:   •  16/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.450 Palavras (6 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 6

CARACTERIZAÇÃO DE EUCARIONTES BASAIS: PROTOZOÁRIOS

Os seres vivos são classificados de acordo com suas semelhanças morfológicas e estruturais, que constroem a filogenia de diferentes grupos, estabelecendo linhas evolutivas. Os protistas são atualmente definidos como organismos eucarióticos de aparência semelhante, mas diversos reunidos em um grupo monofilético, com um ancestral comum juntamente com os animais, as plantas e os fungos. Em 1860 John Hogg (Hogg, 1860) introduziu o Reino Protoctista para organismos que não eram nem plantas nem animais. E em 1866, Ernst Haeckel (Haeckel, 1866) colocou dentro de Proctista seres unicelulares, inclusive as bactérias, e outros organismos multicelulares, como as esponjas. Mais tarde, em 1894 Haeckel restringiu o termo protista apenas aos organismos unicelulares, incluindo moneras. Em 1938 após o surgimento do microscópio, Herbert Copeland ( Copeland, 1938) propôs um sistema de classificação em quatro reinos, Monera, Protoctista e Animalia. Ele retirou Monera de dentro dos protistas por serem procariontes, e usou Protoctista de Hogg para eucariontes unicelulares ou multicelulares sem tecidos verdadeiros. Em 1959 Robert Whitaker (Whitaker, 1959) escabele mais um reino, Fungi. A partir de 1970, após os avanços da biologia molecular, Calr Woese (Woese, 1990), estabeleceu domínio, sendo uma categoria superior a reino, e todos os eucariontes foram reunidos em um único domínio, Eucarya. Em 2003, Sandra L. Baldauf (Baldauf, 2003) classificou os organismos eucariotos em sete grupos principais: opistocontes, amebozoa, rhizaria, archaeplastida, alveolados, estramenópilos e escavados, e em treze filos: apicomplexa, ascetospora, choanozoa, ciliophora, dinozoa, euglenozoa, heliozoa, mycetazoa, opalozoa, parabasala, percolozoa, radiozoa e rhizopoda).

Biologia Comparada entre organismos estudados

Sinapomorfia

Os amoebozoa são organismos de vida livre, podem ser com ou sem teca, e sua sinapormorfia são cristas mitocondriais tubulares ramificadas. Os foraminíferos são organismos ameboides secretores de tecas e sua sinapomorfia são pseudópodes delgados e extremamente ramificados. Radiolários ameboides secretores de endoesqueleto rígido e sua sinapomorfia é desconhecida. Ciliados são organismos que se locomovem através de cílios, suas sinapomorfias são dimorfismo nuclear,  infraciliatura  complexa e reprodução sexuada pelo processo de conjugação. Euglenozoa são organismos flagelados e sua sinapomorfia são suas cristas mitocondriais discoides e flagelo. Apicomplexa são organismos parasitas e sua sinapomorfia são alvéolos e cristas mitocondriais tubulares. Kinectoplasta são organismos flagelados, maioria parasita, sua sinapomorfia são suas cristas mitocondriais discoides e flagelo. Metamonada são organismos flagelados e sua sinapomorfia são mitocôndrias tubulares. Excavata são organismos flagelados, não possui sinapomorfia, é um grupo parafilético.

Morfologia

Os Myxogastria são plasmódios e Dictyostelia são celulares. Ambos possuem dois estágios de vida, um multicelular microscópico e um estágio de frutificação macroscópico. Os Myxogastria são células flageladas que se fundem formando um sincício com núcleos diploides. Amoebozoa pode possuir ou não teca, sendo secretada ou proteica. Os Dictyostelia são a junção de amebas individuais que formam um organismo multicelular. Os foraminíferos possuem carapaça, que pode variar conforme a composição e a estrutura interna. Quanto à composição, ela pode ser orgânica, aglutinante, calcária ou silicosa. Radiolários possuem concha que é formada de sílica e evidenciando aspecto vítreo e ornamental em algumas espécies. Ciliados possuem tamanhos variados, mas são caracterizados pelos cílios. Euglenozoa são um grupo unidos por características morfológicas singulares, como um ou dois flagelos emergentes na região anterior da célula, sustentados por bastões paraxonemais, a ausência de parede celular e a existência de uma única mitocôndria com cristas discoides. Já Kinetoplastea além dessas características possui de cinetoplasto. Apicomplexa é um grande grupo com complexo apical, com características de parasitos intracelulares obrigatórios. Metamonada são multiflagelados, não possuem mitocôndria. Excavata possuem um sulco alimentar em suspensão do tipo escavado.

Locomoção

A forma de locomoção dos Myxogastria é através de pseudopódios, que são expansões citoplasmáticas que formam filamentos reticulados ou não. Amoebozoa se locomove com fluxo citoplasmático unidirecional através de lobópodes que são pseudopódios espessos e pouco numerosos ou filópodes que são pseudopódios filiformes estreitos. Foraminífera possui a locomoção através de reticulópodes que são estruturas filiformes, porém anastomosadas, formando uma rede microscópica. Radiolário locomoção por axópodes, que são pseudopódios muito finos, numerosos e fixos. A forma de locomoção dos ciliados são projeções citoplasmáticas na forma de filamentos sustentados por feixes de microtúbulos, os cílios.  Os apicomplexa não se locomovem, possuem uma estrutura de fixação chamada complexo apical. Os Excavata no geral: Kinetoplastida, Metamonada e Euglenozoa se locomovem através de flagelos que são uma projeção de feixes de microtúbulos.

Funções Celulares

Myxogastria

Dictyostelia

Foraminiferos

Radiolaria

Ciliados

Euglenozoa

Apicomplexa

Metamonada

Escavata

Kinectoplastea

Amebas tecadas

A forma da célula destes organismos é mantida através de uma película composta por vesículas alveolares situadas por baixo da membrana plasmática. Os Apicomplexa movimentam-se por movimentos de deslizamento e não possuem cílios (contrariamente aos Ciliophora). No entanto, algumas espécies desenvolvem gâmetas flagelados ou amebóides.

Possuem mitocôndrias com cristas vesiculares e o núcleo é vesicular. A divisão nuclear ocorre por pleuromitose semiaberta em todos os Apicomplexa, excepto nas gregarinas.

A reprodução assexuada ocorre por fissão binária, fissão múltipla, ou por endopoligenia. A reprodução sexuada é gamética, podendo os gâmetas ser isogaméticos ou anisogaméticos.

As células dos Apicomplexa não possuem plastídios e os hidratos de carbono de reserva são armazenados na forma de paraglicogénio.

Os Kinetoplastida possuem uma única mitocôndria de forma alongada com cristas discóides. A forma das cristas pode sofrer modificações ao longo do ciclo de vida. O seu ADN mitocondrial é conspícuo e reconhece-se facilmente em técnicas de microscopia óptica por adoptar uma coloração escura. Este ADN organiza-se em agregados, uma formação que se designa por ‘cinetoplasto’ ou ‘kinetoplasto’, e que dá o nome a este grupo. A célula possui um núcleo vesicular e um nucléolo evidente. A divisão nuclear ocorre por pleuromitose intranuclear sem existência de centríolos, tal como acontece nos organismos pertencentes aos Euglenida. Há já alguma organização de um fuso mitótico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com