TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cidadania Ambiental: arborizar é preciso

Por:   •  19/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.359 Palavras (6 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 6

ESTUDO DE CASO

Tema: Cidadania Ambiental: arborizar é preciso

Autora: Siméia Beltrão

INTRODUÇÃO:

A Educação Ambiental, de acordo com a lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999, é definida como um componente constante e essencial na plataforma da educação Nacional e portanto, torna-se significativamente necessária em todos os níveis e modalidades do processo educativo tanto formal como informal. Ela pode ser entendida como toda e qualquer ação educativa que venha contribuir para a formação de cidadãos conscientes da preservação do meio ambiente, visando sempre a coletividade e sustentabilidade, de forma a buscar qualidade de vida, considerando as necessidades atuais, mas ressalvando as futuras possibilidades.

De acordo com os PCN’s, a questão ambiental deve ser trabalhada de forma contínua, sistemática, abrangente e integrada e não como áreas ou disciplinas. Isso se explica pelo fato de que o estudo do tema Meio Ambiente remete à necessidade de se recorrer a conhecimentos relativos a diversas áreas do saber (BRASIL, 1998).

Ainda de acordo os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, foi possível compreender que, o estudo da dinâmica ambiental contribui fundamental e diretamente para os outros campos do conhecimento, não só a Biologia, a Física, Química, Geografia, História e Filosofia, mas, é também possível, relacionar conceitos rendidos nessas disciplinas, numa conceituação mais ampla de ecossistema.

Historicamente, a educação ambiental vem se impondo às preocupações de vários setores sociais como um campo conceitual, político e ético, por constituise uma área de conhecimento eminentemente interdisciplinar, em razão dos diversos fatores interligados e necessários ao diagnóstico e à intervenção que pressupõe. Entretanto, essa é ainda, uma área que perpassa por uma fase de construção, acarretando assim, confusões conceituais, consequência esperada em um campo teórico recente. Ter a educação ambiental como objeto de reflexão, motivo para a participação em ações em diferentes instâncias sociais, exige a garantia de alguns pressupostos que vêm se concretizando ao longo e por meio de etapas não somente coletivas, como também individuais (CASTRO & BAETA, 2005, p.99).

Tendo em vista a importância de se discutir e refletir sobre a ação humana diante da natureza e fundamentalmente sobre a preservação ambiental, idealizouse esse projeto por caracterizar-se uma ação de integração da comunidade escolar com vistas à proporcionar aos educandos a oportunidade de desempenhar boas práticas de preservação e conservação do meio ambiente através da implementação do jardim e horta da escola, sob a orientação e apoio de todo o corpo docente e gestão da escola acima supracitada.

A elaboração dessa atividade objetiva a aplicação de um enfoque interdisciplinar, de forma a aproveitar conteúdos específicos de diferentes áreas do conhecimento, buscando despertar a comunidade escolar para uma consciência ambiental, oportunizando o conhecimento de forma a possibilitar mudanças de comportamento, focando a proteção da natureza como um todo.

OBJETIVO GERAL:

Despertar a comunidade escolar para uma consciência ambiental, oportunizando o conhecimento de forma a possibilitar mudanças de comportamento, focando a proteção da natureza como um todo, através de atividades com enfoque interdisciplinar, de forma a aproveitar os conteúdos específicos de diferentes áreas do conhecimento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Possibilitar ao professor um eficiente instrumento para a formação da consciência ambiental e para a formação cidadã;

• Despertar os alunos para que possam agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, bem como das famílias e à comunidade;

• Utilizar as expressões artísticas dos alunos para a realização das atividades;

• Utilizar a linguagem e a escrita no desenvolvimento das tarefas;

• Desenvolver habilidades de cálculo para as demarcações do plantio; • Explorar os conhecimentos geográficos na análise e preparo do solo; • Realizar estudos sobre os direitos ambientais.

METODOLOGIA:

Tendo em vista que a Educação Ambiental deve ser trabalhada de forma interdisciplinar, utilizando-se de conhecimentos ambientais cotidianos, bem como de literaturas diversas, a quais visem favorecer ações ambientais que estimulem situações de aprendizagem que obtenham uma sociedade mais sustentável como resultado.

Para tanto, o Projeto “Cidadania Ambiental: arborizar é preciso” será desenvolvido com os discentes das séries finais do Ensino Fundamental Regular, da Escola Municipal Professora Alzira Bela Brandão, com o apoio do corpo discente, coordenação e equipe gestora escolar, sob a orientação dos professores de ciências da escola, onde serão explorados conteúdos relacionados ao meio ambiente, com uma abordagem objetiva, valorizando a realidade do aluno, de uma forma contextualiza, problematizadora, interativa e dialógica.

Sendo desenvolvido de forma interdisciplinar, o projeto visa envolver toda a comunidade escolar, promovendo a interação professor e aluno no decorrer do desenvolvimento das tarefas internas, bem como as extracurriculares. Através da realização do plantio das árvores na área da escola, bem como da construção da horta, será possível desenvolver conceitos básicos de meio ambiente, oferecendo ferramentas de aprendizagem adequadas e motivadoras, fortalecendo assim, valores e atitudes, através de uma aprendizagem holística.

ETAPAS REPONSÁVEL

01 Divulgação e conscientização do projeto junto à comunidade escolar, através de

apresentação em reunião de pais e mestres;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com