TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diversidade de Polychaeta

Por:   •  18/12/2017  •  Artigo  •  6.293 Palavras (26 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 26

Diversidade de Polychaeta (Annelida) e outros taxa de vermes em habitats de mangue de Darwin Harbour, no norte da Austrália

Abstrato

Neste artigo, dados sobre a diversidade, distribuição e abundância de poliquetas e outros taxa de vermes nos manguezais de Darwin Porto, norte da Austrália, são apresentados e comparados com os de outras áreas tropicais de manguezais. Aspectos da aliança de alimentação A ecologia e os efeitos da perturbação nos vermes de mangue são também examinados. Os dados foram coletados ao longo de um período de quatro anos, em quatro conjuntos de manguezais. As amostras foram obtidas utilizando três técnicas de amostragem: pesquisa de quadrado de 1 m × 1 m, epifauna pesquisas e uma nova técnica de amostragem infaunal, a esteira anóxica. Um total de 76 espécies (68 poliquetas, 1 oligoquete, 1 echiurano, 3 sipunculans, 2 nemerteans, 1 turbellarian) foram registrados a partir dos quatro principais conjuntos de manguezais. Destes, 30 espécies são generalizada, ocorrendo em manguezais e não habitats de mangue em todo o Pacífico Indo-Oeste. Apenas sete espécies (todas poliquetas) parecem estar restritos aos manguezais de Darwin Harbour e do norte da Austrália. Os poliquetos são predominantes, compreendendo 80-96% de todos os vermes amostrados, com três famílias - Nereididae, Capitellidae e Spionidae - representando 46% de todas as espécies. A maior diversidade e abundância foi registrada nos substratos suaves e não consolidados da montagem do mar, com diversidade e abundância diminuindo progressivamente nas assembléias terrestres. A maioria da fauna de vermes era infaunal (70%), mas o regime de amostragem intensiva revelou uma porcentagem significativa até então desconhecida de espécies epifaunais (18%) e espécies ocorrendo como infauna e epifauna (12%). As análises univariadas mostraram diferenças anuais e sazonais nas espécies de vermes riqueza e abundância - presumivelmente associados à intensidade do sucesso da monção e recrutamento. A fauna do verme diferiu entre as montagens de mangue, mas a proporção de espécies em cada aliança de alimentação foi relativamente consistente ao longo dos quatro assemblagens estudadas. Os herbívoros eram os mais ricos em espécies e abundantes, seguidos de carnívoros e alimentadores subterrâneos de depósitos. As análises multivariadas mostraram que a composição da espécie dos manguezais urbanizados diferiu da dos locais não perturbados, com alimentadores de depósitos de superfície mais numerosos em habitats urbanizados. Em geral, os resultados demonstram uma dinâmica espacial e temporal variação na diversidade e abundância, e fornecer uma visão sobre a gama de microhábitats em que ocorrem vermes de manguezal e suas resposta ao distúrbio antropogênico.

1. Introdução

Pesquisas de fauna de invertebrados realizadas pelo autor principal nos manguezais de Darwin Harbour, no norte da Austrália entre 2001 e 2005, renderam uma quantidade considerável de dados sobre a distribuição, diversidade e abundância de macro-invertebrados (Metcalfe, 2004, 2005, 2007). Crustáceos, moluscos e vermes (principalmente poliquetos) foram os grupos mais ricos em espécies amostrados durante essas pesquisas. Este estudo apresenta os resultados para a fauna de vermes, incluindo diversidade, abundância e distribuição, nas quatro principais igrejas de manguezal (margem do sertão, maré, maré e mar). Embora os vermes compreendam um elemento ecologicamente importante da fauna macro-invertebrada de manguezais (por exemplo, Hutchings e Recher, 1982), eles foram relativamente mal estudados ou negligenciados (por exemplo, MacIntosh et al., 2002). Estudos anteriores na Austrália tropical incluem os de Wells (1983), que encontraram 15 e 12 espécies de poliquetos (e uma flatworm em cada uma) nas assembléias Avicennia e Rhizophora, respectivamente, no Cabo Noroeste, Austrália Ocidental; Hanley (1985), que listou nove espécies de poliquetos de manguezais em vários locais no Território do Norte; e Dittmann (2001), que encontraram 19 espécies de poliquetas e um par de oligoquetas em Missionary Bay, no norte de Queensland.

A fauna de vermes de outros manguezais tropicais do Pacífico Indo-Oeste tem sido documentada em vários estudos, incluindo Sasekumar (1974), Frith et al. (1976), Kumar (1995) e Guerreiro et al. (1996). Todos apresentaram uma diversa e abundante fauna de poliquetos, especialmente nas partes mais oceânicas dos manguezais (também é verdade para os gigantes australianos, por exemplo Wells, 1983; Hanley, 1985). Kumar (1995) relatou maior diversidade faunística durante os meses pré e pós-monção em comparação com os meses de monção de junho e julho. Frith et al. (1976) descobriram "uma fauna distinta e característica de manguezal" dominada por moluscos, crustáceos e poliquetos em Phuket, na Tailândia. Vários outros estudos examinaram a fauna de vermes de lodadas imediatamente adjacentes a áreas de manguezal (por exemplo, Hsieh, 1995; Dittmann, 2002; López et al., 2002). Embora essas áreas possam suportar uma fauna de vermes semelhante, o habitat é suficientemente diferente - especialmente em termos de insolação, exposição a correntes e grau de inundação - que uma comparação de composição e abundância de espécies não poderia ser útil. Alguns estudos tentaram compilar a fauna de manguezais de invertebrados de regiões inteiras (por exemplo, Saenger  t al., 1978; Hutchings e Recher, 1982; Kumar, 2003), mas também não são comparáveis ​​com este estudo devido à inconsistência taxonômica entre os estudos de origem.

Os poliquetos em geral são bons assuntos para pesquisa sobre os impactos do distúrbio antropogênico (revisado por Giangrande et al., 2005), devido à sua grande diversidade variedade de estratégias de alimentação e reprodução, que dão eles diferentes potenciais para responder a perturbações. O uso de guildas de alimentação de vermes como indicadores de A mudança foi proposta pela primeira vez por Fauchald e Jumars (1979) e recentemente examinada no contexto do meio ambiente avaliação de Pagliosa (2005). Este estudo representa um oportunidade de examinar melhor a relação entre aliança de alimentação e distúrbios antropogênicos, neste caso Diferenças potenciais entre perturbações e perturbações Habitats de manguezais. Baseia-se em dois conjuntos de dados de Porto de Darwin: uma pesquisa de um ano em 2001 de três locais de manguezais relativamente prístinos e quatro sites afetados direta ou indiretamente por distúrbios antropogênicos (Metcalfe, 2007); e um estudo de três anos (2003-2005) de seis sítios de manguezais - incluindo dois dos três locais no Estudo de 2001 - que fazia parte de um monitoramento de manguezal Programa de análise da biodiversidade dos invertebrados (Metcalfe, 2004, 2005). Coletivamente, esses dados foram comparados com registros de espécimes na base de dados do Museu e Arte Galeria do Território do Norte (NTM) - construída a partir de vários levantamentos de linha de base e avaliação ambiental projetos - e uma lista anotada de poliquetos e outros espécies de vermes foram compiladas. Sempre que possível, a alimentação guild, ecologia e distribuição de cada espécie no contexto mais amplo da região tropical do Indo-Pacífico foram gravado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.1 Kb)   pdf (188.4 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com