TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diversidade dos Insetos

Por:   •  23/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.795 Palavras (16 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 16

Introdução

 A maior classe de animais do mundo são os insetos. Conforme Martins (sem data), existem aproximadamente 1 milhão de espécies registradas nesse subfilo, estimando existir até 100 milhões de espécies ainda não descritas.
De acordo com Brusca e Brusca (2003), a morfologia dos insetos é definida de modo que "são unidos com um plano corpóreo distinto formado por cabeça, tórax e abdômen, três pares de pernas torácicas, um par de antenas, três conjuntos de "peças bucais" (mandíbulas, maxilas e lábio), um sistema de trocas gasosas com o ar composto por traquéias e espiráculos, túbulos de Malpighi formados por evaginações do proctodeu (de origem ectodérmica), e, entre os pterigotas, dois pares de asas.", com devidas variações morfológicas de acordo com o nicho ecológico do inseto. Possui também meios de desenvolvimento, seja de forma direta ou indireta, passando por estágios larvais (hemimetábolos e holometábolos), ou por diferença apenas no tamanho (ametábolos). Cesar e Sezar (1997), esclarecem que a excepcional capacidade de adaptação levou-os a ocupar praticamente todos os ambientes, exceto oceano aberto. Algumas características como a presença de um exoesqueleto protetor, apêndices articulados
 e modificados, o desenvolvimento do sistema nervoso e de orgãos sensoriais, a organização social como em alguns grupos (Isoptera, Himenoptera), a grande capacidade reprodutora e a ótima associação a outros grupos foram alguns fatores que possibilitaram esse sucesso evolutivo, inclusive são os únicos invertebrados que pode possuir asas, apresentando vantagem na obtenção dos alimentos e na fuga de predadores.
 Conforme Calor (2009), os insetos são conhecidos por serem associados à doenças humanas, problemas agrícolas, controles biológicos, coleções, adornos e até mesmo com nossos depósitos de lixo, o que é uma porção bem pequena da real diversidade entomológica, como um exemplo pouco conhecido, segundo Laroca (1995) e Oliveira (2010), a cooperação para propagação, mutualística, das angiospermas pelas maiores ordens de insetos (como os Coleopteras, Lepidopteras, Himenopteras, Dipteras) no aspecto biogeográfico. Também Influenciando hoje de forma direta desde a manutenção dos ecossistemas a economia.

Objetivo

Identificar e classificar todas as ordens da classe Insecta, caracterizá-las e descrevê-las de acordo com a evolução morfológica e ecológica dos respectivos insetos.

Desenvolvimento

A maior classe de animais já descritas, são classificadas em 33 ordens. Conforme algumas características e evoluções desses insetos podem ser separadas em grupos, como por exemplo os apterigotos e pterigotos (com mais classificações internas) citadas à seguir.

 Apterigotos
   
Insetos primitivos que não possuem asas; possuem desenvolvimento direto; com antenas e aparato bucal primitivo.

  Pterigotos
 
 Insetos que possuem 2 pares de asas, um par no mesotórax e outro par no metatórax (segundo e terceiro segmentos posterior do tórax, que possui 3 segmentos), derivando até as últimas evoluções da classe, com subdivisões evolutivas na classificação como, na forma mais plesiomórfica, os paleópteros, até as asas mais evoluídas, como os neópteros (com subdivisões interna - Polyneoptera, Paraneoptera e Endopterygota - classificadas respectivamente conforme a evolução das asas).                                                                                      

   Paleópteras: Forma mais primitiva de asa, não podendo ser dobradas sobre o corpo em descanso (permitindo maior vulnerabilidade, principalmente contra os predadores), com muita venação alarde, maior fragilidade, e desenvolvimento hemimetábolo. Apenas 2 ordens no grupo.

   Neópteras: Asas mais evoluídas em relação a dos paleópteras, com condições de serem dobradas e/ou com maior esclerotização em função de proteção à asa. Com três grandes grupos em sua classificação: Orthopteróides, Hemipteróides e Holometábolos, descritos em ordem evolutiva.

        Os Orthopteróides são os insetos mais primitivos entre os Neópteras, com características em comum no grupo, como a presença de um aparelho bucal mastigador, antenas primitivas, presença de cercos (na extremidade do abdome, próximo ao ânus), presença numerosa de túbulos de Malpighi, com desenvolvimento hemimetábolo.

        Os Hemipteróides são caracterizados pela presença de peças bucais mastigadoras ou sugadoras, geralmente antenas curtas, ausência dos cercos, asas com nervação reduzida, características mais apomórficas em relação aos Orthopteroides, com desenvolvimento hemimetábolo.

        Os Holometábolos, grupo mais evoluído dos Neópteras, com característica principal de desenvolvimento com estágios distintos de ovo, larva, pupa e adulto respectivamente, com as larvas apresentando peças bucais mastigadoras. Grupo com maior número de insetos, diversidade estrutural e ecológica entre as ordens.

APTERIGOTOS

Protura - Proturos
Com 205 espécies descritas. Muito pequenos (menor que 2 mm); de cor clara; sem olhos, espiráculos abdominais, hipofaringe e cercos; túbulos de Malpighi modificados, peças bucais sugadoras; mandíbula em forma de estilete; abdomên com 11 segmentos; presença de gonóporo; sem genitália externa. Ocorrem em folhiço, solos úmidos e matéria vegetal em decomposição.

Collembola - Colembolos
Com 6.000 espécies descritas. Pequenos (maioria com menos de 6 mm); abdomen com seis segmentos ou menos; sem cercos; com ou sem olhos compostos; sem túbulos de Malpighi


Diplura - Dipluros
Aproximadamente 650 espécies descritas. Pequenos (menos de 4mm); sem olhos, túbulos de Malpighi; peça bucal mastigadora; 11 segmentos abdominais, com o décimo e décimo primeiro segmentos embrionários fundem-se antes de uma emergência; presença de gonóporo; dois cercos caudais; com traquéias e até 7 pares de espiráculos no abdômen.


Archeognatha - Traças saltadoras
Com 255 espécies descritas. Pequenos (até 15 mm); ocelos presentes; olhos compostos e contíguos; corpo escamoso; com traquéias; sem orgãos copuladores; presença de gonóporos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (177.5 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com