TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Doença de Alzheimer é a forma mais comum em demência

Por:   •  16/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 3

DOENÇA DE ALZHEIMER

A doença de Alzheimer é a forma mais comum em demência e é a quarta causa mais freqüente de morte de países desenvolvidos. O Alzheimer é uma doença que se instala em geral em pessoas mais velhas, entre 70 e 80 anos, sendo algumas mais precoces com 60 anos, começando com uma perda gradativa de memória recente, esquecendo coisas comuns relacionadas a sua própria rotina. Essa déficit vai se agravando e conforme este agravamento, o individuo irá perdendo a memória e a cognição, na qual muitas vezes de inicio os familiares não percebem, mas conforme o tempo, o mesmo irá perdendo algumas funções motoras (andar e até mesmo engolir). A doença em certo estágio, mostra sua fase mais trágica, onde o individuo não consegue fazer nada sem ajuda do próximo, necessitando de cuidados imediatos o tempo todo.

Apesar da doença atingir geralmente pessoas mais velhas, o Alzheimer também pode afetar jovens, tendo inicio dos sintomas por volta dos 30 a 35 anos, porém neste caso, a doença evolui rapidamente e o individuo torna-se completamente dependente ainda antes dos 50 anos.

CAUSAS DE ALZHEIMER EM JOVENS

As causas da doença relacionadas aos jovens são genéticas e hereditárias. Tendo uma alteração no gene do individuo que está intimamente relacionado ao Alzheimer, passando de pai para filho. O diagnóstico deve ser feito com base na história do indivíduo, história familiar da doença e é comprovada por meio de exames de imagem e testes de memória. (ZANIN, 2016)

Existem alguns fatores de risco que colaboram para que o individuo tenha menor probabilidade de chegar na idade avançada sem DA:

- Idade Materna: Filhos que nasceram de mães com mais de 40 anos, podem ter mais tendência a problemas demenciais na terceira idade.

- Sexo: Após pesquisas, foi identificado que a doença afeta mais mulheres do que os homens. Podendo esta pesquisa, ser induzida a erro, pois as mulheres, como grupo, vivem mais tempo do que os homens. ( LEITE, 2016)

- Fatores Genéticos/ hereditariedade: Para algumas famílias, a doença de Alzheimer é uma disfunção genética, no qual os membros desta família herdam de um dos pais a parte do DNA que provoca a doença. Em média, metade das crianças de um pai afetado vai desenvolver a doença. Para os membros dessas famílias que desenvolvem a doença de Alzheimer, a idade de incidência costuma ser relativamente baixa, normalmente entre os 35 e os 60. A incidência é razoavelmente constante dentro da família. (LEITE, 2016)

Descobriu-se uma ligação entre o cromossoma 21 e a doença de Alzheimer.

Uma vez que a síndrome de Down é causada por uma anomalia neste cromossoma, muitas crianças com a síndrome de Down virão a desenvolver a doença de Alzheimer, se alcançarem a idade média, apesar de não manifestarem todo o tipo de sintomas. (ZANIN, 2016)

-Traumatismos cranianos: Tem sido referido que uma pessoa que tenha sofrido um traumatismo craniano severo corre o risco de desenvolver doença de Alzheimer. O risco torna-se maior se, na altura da lesão, a pessoa tiver mais de 50 anos, tiver um gene específico (apoE4) e tiver perdido os sentidos logo após o acidente. (ZANIN, 2016)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (87.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com