TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Enzima Acetilcolinesterase

Por:   •  7/6/2018  •  Artigo  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

 

Acetilcolinesterase - AChE

Resumo 

[pic 1]

A acetilcolinesterase (AChE) é vital para o adequado funcionamento das sinapses colinérgicas presentes no sistema nervoso central e periférico. Assim, o conhecimento das metodologias que podem ser aplicadas para avaliar a atividade enzimática da AChE é um fator importante para o sucesso de pesquisas científicas relacionadas a esta enzima. Desta forma, o presente trabalho debruça-se sobre a AChE, assim como a sua estrutura bioquímica e os aminoácidos que a constituem. Além disso será apresentada a estrutura molecular da enzima. Por fim será analisada a função da AChE, assim como diferentes estudos que se têm vindo a desenvolver, no âmbito do tratamento do Alzheimer que passará pela sua inibição.

  1. Introdução 

[pic 2]

A acetilcolinesterase (AChE) é uma enzima    que     pertence à família das colinesterases,  sendo responsável pela finalização da transmissão dos impulsos nervosos nas sinapses colinérgicas pela hidrólise do neurotransmissor acetilcolina (ACh). A AChE está presente no sistema nervoso central e periférico.

A inibição da AChE humana tem várias aplicações importantes em tratamentos médicos, sobretudo na doença de Alzheimer, que é uma das principais causadoras de demência em idosos. Esta doença é responsável pela diminuição da atividade dos neurónios colinérgicos, um problema que pode ser tratado através do incremento da quantidade do neurotransmissor acetilcolina (ACh). A melhor maneira de aumentar a concentração de ACh é

pela inibição da AChE.

zima Acetilcolinesterase

  1. A Enzima Acetilcolinesterase[pic 3]

Hodiernamente, os conhecimentos relativos à estrutura da AChE baseiam-se essencialmente em estudos realizados sobre a enzima Acetilcolinesterase de Torpedo californica (TcAChE), obtidos a partir da enguia elétrica Torpedo californica. Contudo, a estrutura da AChE de mamíferos é muito semelhante à de TcAChE in vitro. A AChE pertence à família de hidrólises alfa e beta.

Um monómero da AChE possui uma proteína alfa/beta que contém 537 aminoácidos e consiste numa mistura de 12 folhas beta envolvida por 14 alfa-hélices. Estas folhas betas suportam a maquinaria catalítica.[pic 4][pic 5]

 Por outro lado, as hélices alfa têm a função de lidar com a especificidade do elemento.

         A AChE possui uma forma elipsoidal. O homodímero AChE cujas subunidades estão relacionadas por um eixo cristalográfico duplo que está ligado por uma ponte dissulfeto entre os dois grupos carboxílicos.

  1. Função

[pic 6]

A função da enzima AChE é catalisar de forma célere e eficiente a hidrólise da acetilcolina (ACh). A sua rápida destruição desativa o neurotransmissor após a ligação ao recetor, de modo a impedir que se acumule nas sinapses e evitar a produção de estímulos por interações repetitivas. A AChE é de facto uma enzima éster hidrólase geral, sendo altamente efetiva para a ACh.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (155 Kb)   docx (52.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com