TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Floresta Tropical Pluvial

Por:   •  13/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 3

     Floresta Tropical Pluvial

     Primeiro começaremos diferenciando a unidade básica da vida dos organismos vivos que é a célula. A célula das bactérias são procariontes, isso quer dizer que não tem um núcleo onde está o material genético. Seu material genético está livre no citoplasma, também possuem parede celular, uma estrutura que está presente nas células vegetais mas não nas animais. As células animais são eucarióticas, ou seja, possuem um núcleo que armazena seu material genético. Não possuem parede celular e não produzem seu alimento, dependem da alimentação do organismo. Já as células vegetais são eucariontes, possuem um núcleo que armazena seu DNA, possuem parede celular e organelas que possibilitam a produção de sua energia, como os cloroplastos.

     A floresta tropical pluvial que está presente na África, Ásia, América Central, América do Sul e em algumas regiões da Oceania. É o mais complexo bioma da terra, tanto em estrutura, quanto em biodiversidade. Sua vegetação é predominante de folhas largas e perenes.

     As condições de crescimento das florestas tropicais pluviais são ótimas: chuva abundante e temperatura elevada. Porém, a luz solar é um fator limitante nesse bioma, pois as copas das árvores, formam um teto, que dificulta a chegada de luz aos estratos inferiores.

     Devido a abundância de recursos disponível, as florestas tropicais pluviais, possuem uma rica biodiversidade. Em apenas 1km² podem ser encontradas centenas de espécies de árvores.

     O estrato arbóreo, representa a maior diversidade de espécies vegetais, o que atrai um grande número de herbívoros e consequentemente, animais que se alimentam desses herbívoros. Grande parte da vegetação arbórea como lianas e epífitas chegam ao dossel da floresta, se fixando em grandes árvores. As espécies vegetais que não chegam ao dossel, obtém seus nutrientes através da água da chuva que passa pelas grandes árvores e depois cai sobre elas com nutrientes das árvores.

     O solo das florestas tropicais pluviais, é pobre em nutrientes. Porém a ciclagem de nutrientes, ocorre de maneira relativamente rápida. Quando um organismo morre, rapidamente, fungos e bactérias o decompõem, e os nutrientes são absorvidos pelas plantas imediatamente. Essa absorção imediata de nutrientes, ocorre devida a presença de micorrizas, que são fungos associados a raízes das plantas, que tornam as raízes mais eficazes na absorção de nutrientes. Essa rapidez é necessária, para que esses nutrientes, não sejam lixiviados pela chuva.

     A maior diversidade de fauna é encontrada no dossel da floresta. Animais como: macacos, sapos, lagartos, aves, preguiças, cobras, insetos vivem no dossel.

     Na América do sul as florestas tropicais abrigam a cutia, paca, capivara, jaguatirica, tamanduá, tatu e muitos outros. Entres as aves estão os tucanos, papagaios, águias, sanhaço, macuco, feiticeira, papa-moscas, etc. Há também muitas serpentes (jiboias, corais, jararacas), sapos, rãs, pererecas e peixes.

Na África os principais mamíferos são: antílopes, veado, elefante da floresta, chimpanzé e gorila. Na Ásia ocorrem o orangotango, gibão, tigres e musaranhos. Na Austrália encontram-se cangurus de floresta, gambás e ornitorrinco, entre as aves estão os papagaios reais, periquitos australianos e as extraordinárias aves do paraíso (também encontradas na Nova Guiné).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com