TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - A Amazônia é a maior floresta tropical

Por:   •  28/11/2017  •  Resenha  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo abrangedo cerca de 7 milhões de  Km² de extensão, sendo pouquíssima habitada em sua maioria e de extrema importância nacional e internacional, por muitas vezes chamada de “o pulmão do mundo” de forma errônea, mas daí se ver a importância de tal floresta. Mas como uma das florestas mais importantes e imensas do mundo possuem um solo tão limitado de nutrientes e mesmo assim consegue suportar tamanhas proporções de matéria orgânica viva?

O solo amazônico possui a característica de ser podre de nutrientes como o fósforo, nitrogênio e outros minerais. Por conta da sua formação geológica, os solos amazônicos se desenvolveram desde os tempos primitivos com sedimentos sendo depositados no período terciário com baixa quantidade de nutrientes, esses sedimentos tem constituição mineralógica e química podre de propriedades de modo geral. Desta evolução diagenética foram formados solos de características latossólicas (Oxissolos), Podzólicos Vermelho-Amarelos (Ultissolo), Areias Quarlzosas (Entíssolo),e solos Concrecionários Lateríticos, todos esses citados possuem baixa quantidade de nutrientes para fertilização de plantas assim sendo solos improdutivos(FALESI,1972).

Esta exuberante floresta tropical, muitas vezes tida como um indicador de fertilidade do solo, é em sua quase totalidade, função do clima. A temperatura e a umidade predominantes são propícias a uma rápida e intensa germinação de sementes, bem como de brotação de inúmeras espécies. A reciclagem de nutrientes existentes é a responsável pela manutenção da floresta.

Esta reciclagem está ligada a própria floresta que produz matéria orgânica advindas das arvores como cipós, ganhos, folhas ou até mesmo pela matéria orgânica vinda de animais mortos, sendo uma das florestas com mais biodiversidade do mundo e quantidade de espécies também. A serapilheira formada  a partir da matéria orgânica é uma das causas da manutenção dessa imensurável floresta. Vale salientar que as espécies encontradas na Amazônia são adaptadas para viverem em clima úmido e com temperaturas elevadas facilitando ainda mais a conservação de ciclagem de nutrientes no local. Na camada mais superficial que se encontra o húmus, necessário para a adubagem das plantas e sua sustentação.

Outro fator que ajuda na manutenção da grandiosidade da Amazônia é a quantidade hídrica na região, tanto em níveis pluviométricos como em níveis fluviométricos, com a maior bacia hidrográfica do mundo, a floresta se torna uma filha da imensa mãe água. Os solos de várzeas, que são solos que permanecem por um certo tempo alagado pela água são acumuladas grandes quantidades de nutrientes trazidos pelas águas em períodos de cheias, especialmente vindos de áreas próximas à Cordilheira dos Andes.

Sendo assim, apesar de não apresentar o solo com maior teor de nutrientes do mundo, a Amazônia sobrevive a partir dela mesma, através da ciclagem de nutrientes e da própria bacia hidrográfica encontrada na região, fazendo com que a floresta se torne uma das mais biodiversas do mundo e por que não dizer a mais bela também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com