TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GENÉTICA E CITOGENÉTICA

Por:   •  20/5/2021  •  Artigo  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

                               

               

JAQUELINE ALVES ANTUNES.   RA: 1878345

              PCC - Prática como Componente Curricular da disciplina Bioquímica Metabólica

                                             

                                                 

                                             NIQUELÂNDIA

                                                      2019

    A vitamina D é identificada como vitamina tradicional, ou seja, uma substância essencial que o nosso organismo não pode produzir, e que podemos obter somente a partir dos alimentos. Mas, ao contrário de vitaminas essenciais como A, E e C, que os seres humanos têm de obter diretamente dos alimentos, a vitamina D pode ser produzida pelo organismo, por meio de uma reação fotossintética ao expor a pele à luz solar.

Tecnicamente, a vitamina D é classificada como um seco-esteroide, é encontrada em duas formas como:  ergocalciferol (vitamina D2), produzida pelas plantas, e como colecalciferol (vitamina D3), produzida no tecido animal pela ação da luz ultravioleta na pele humana. Estima-se que 80% a 90% da vitamina D corpórea seja adquirida pela síntese cutânea, e o restante pela ingestão de alimentos que contenham essa vitamina.

A vitamina D é um pró-hormônio biologicamente inativo que, para se tornar ativo, deve passar por duas sucessivas hidroxilações: primeiro no fígado depois nos rins. O ponto mais importante na regulação do sistema endócrino da vitamina D ocorre no rim, por meio do controle rigoroso da atividade da enzima 1-hidroxilase. A produção do calcitriol pode ser modulada de acordo com as concentrações de cálcio e outras necessidades endócrinas do organismo. Os principais fatores que regulam a produção do calcitriol são a própria concentração da 1α,25-(OH)2D3, o paratormônio (PTH), e as concentrações séricas do cálcio e fosfato. O calcitriol também pode ser produzido em diversos outros tecidos do organismo. Os efeitos biológicos da 1α,25(OH)2D são mediados pelo fator de transcrição nuclear conhecido como receptor de vitamina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com