TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DO MUNDO EM 2 HORAS

Por:   •  2/3/2016  •  Resenha  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  8.117 Visualizações

Página 1 de 5

Resenha sobre a primeira hora do documentário

“A HISTÓRIA DO MUNDO EM 2 HORAS”

13,7 bilhões de anos antes de nós nasce o universo como o conhecemos, através de uma grande explosão, cheia de energia. Toda a energia que existe hoje foi criada no momento dessa explosão, o “Big Bang”. O primeiro elemento químico do universo foi o hidrogênio, que, através de reações, colaborou para o surgimento de diversos outros elementos. Ocorreu a formação da primeira galáxia.

12,4 bilhões de anos antes de nós as reações continuam a ocorrer no universo e nascem as primeiras estrelas, a partir do hidrogênio e hélio. Alguns milhares de anos depois aconteceram as supernovas, que geraram energia suficiente para a fundição de outros elementos que as estrelas não conseguiam fundir, como uranio, estanho, cobre, ferro, zinco e selênio.

Pelos 8 bilhões de anos seguintes o universo continua a trabalhar e gerar novos elementos. Nasce o sol, como o conhecemos agora, e em seguida, a Terra. As características da Terra primitiva diferem muito do que vemos hoje. Os elementos se encontravam na lava, em total mistura, que posteriormente se organizou através da densidade. A gravidade faz com que se forme um núcleo ferroso na Terra, e uma crosta em sua superfície.

4,5 bilhões de anos antes de nós a lua se formou na orbita da Terra e tem sido essencial por sua força gravitacional, que evita que o planeta balance, e por sua influencia na existência das estações do ano e aumento da duração dos dias na Terra, de 6h a 24h.

4,4 bilhões de anos antes de nós o ambiente do planeta não permite a existência da agua em sua forma liquida, mas o vapor d’água já esta presente na atmosfera, gerando, devido às altas temperaturas terrestres, a primeira chuva, que foi responsável pela formação de lagos e oceanos.

3,8 bilhões de anos antes de nós a vida na Terra se inicia de forma bem primitiva, através das bactérias, que, eventualmente, se adaptam a usar a energia solar como forma de obtenção de energia, liberando nesse processo oxigênio; posteriormente esses organismos adquirem a capacidade de respirar oxigênio. A partir desse momento a existência da vida começa a se complexar.

550 milhões de anos antes de nós os níveis de oxigênio aumentam significantemente na atmosfera, o que permite maior evolução da vida. Todos os vertebrados que existem hoje apresentam modificações do corpo original dos primeiros peixes. Com a existência protetora da camada de ozônio, os seres começaram a ganhar o meio terrestre; inicialmente pelas plantas, depois pelos anfíbios, esse meio começa a ser colonizado. A adaptação nas características dos ovos dos anfíbios, que agora podiam ser postos em meio terrestre, deu origem aos repteis e esses seres ganharam de vez as terras, não mais dependendo de meio aquoso para uma reprodução eficiente.

300 milhões de anos antes de nós os compostos de plantas soterradas em pântanos se tornariam elementos como o carvão, descoberto pelo homem milhares de anos depois.

250 milhões de anos antes de nós ocorre o maior pico de atividade vulcânica desde os primórdios do planeta, gerando grande concentração de dióxido de carbono na atmosfera, culminando na extinção de 70% das espécies existentes. Tal episodio ofereceu condições adequadas para a dominação de 160 milhões de anos dos dinossauros sobre a Terra. Nesse período teria ocorrido a divisão do continente Pangeia.

65 milhões de anos antes de nós um objeto advindo do espaço, provavelmente um asteroide, colide com a Terra; a nuvem de poeira gerada pela colisão bloqueia os raios solares, as temperaturas caem drasticamente e qualquer espécie que pese mais de 22kg se extingue. Com a maior possibilidade de evolução após a extinção dos dinossauros, surgem os primeiros primatas com características essenciais a nós, como o formato das mãos, a quantidade de dedos e o polegar opositor. 50 milhões de anos depois o planeta começa a esquentar.

10 milhões de anos antes de nós a Terra esta se moldando a forma como a conhecemos hoje. Cadeias de montanhas como o Himalaia surgem e por sua estatura, perturbam os padrões climáticos, preparando o planeta para temperaturas mais baixas; tal mudança climática aprisiona os primatas aos trópicos, onde as condições climáticas lhes são adequadas.

7 milhões de anos antes de nós surgem, quase que simultaneamente em todo o globo, os campos de grama, obrigando os primatas a se adaptarem ao novo cenário, descendo das arvores, ganhando as planícies gramadas e passando de quadrupedes a bípedes, aumentando assim a possibilidade do uso das mãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (115.5 Kb)   docx (34.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com